sexta-feira, 20 de julho de 2007

Timor Leste: Carrascalão mantém recusa de «Governo de inclusão»


Mário Viegas Carrascalão, presidente do Partido Social Democrata (PSD), afirmou hoje à agência Lusa que «as portas continuam fechadas» à participação do seu partido num Governo da Fretilin, vencedora das eleições legislativas sem maioria absoluta.

«O que estão a tentar fazer é colocar a oposição dentro do Governo, o que terá como consequência um Governo em conflito interno desde o início», declarou Mário Carrascalão à Lusa, explicando a sua ausência da reunião magna promovida ontem pelo Presidente da República.

«A minha posição não muda nesse ponto e já disse ao meu partido que, se for preciso, ponho o lugar de presidente à disposição«, afirmou.

José Ramos-Horta juntou, na quinta-feira, perto de Dare, nas montanhas a sul de Díli, todos os líderes partidários - com a única ausência de Mário Carrascalão - e titulares de órgãos de soberania, num esforço para ultrapassar a crise política e conseguir formar o IV Governo Constitucional timorense.

«Não alinho nisso e não tenho tempo a perder. Estão a tentar meter todos no mesmo tacho e a misturar tudo para depois sair um "guisado" que afinal não é bom», comentou o presidente do PSD à Lusa sobre a insistência do Presidente da República num «Governo de grande inclusão».

«O que se passou lá em cima (em Dare) é a continuação da discussão entre Xanana Gusmão e Mari Alkatiri sobre quem governou mal ou bem e eu não perco tempo com isso«, acrescentou Mário Carrascalão.

O ex-chefe de Estado e o ex-primeiro-ministro e secretário-geral da Fretilin foram dois dos principais intervenientes da reunião de quinta-feira em Dare.

«Andam a discutir afinal quem é que vai ser o primeiro-ministro, como se fosse essa a questão importante, quando para mim não é», explicou o presidente do PSD. «A questão é como fazer sair o país da crise e que soluções temos para o desenvolver.»

«Como é possível concordar com o programa de Governo da Fretilin, de que eles não abdicam, quando andámos a prometer ao eleitorado um programa irreconciliável com esse?«, interroga Mário Carrascalão.

«E como é possível estar num Governo que vai sempre ser dominado por Mari Alkatiri, mesmo que digam o contrário, como aconteceu a José Ramos-Horta enquanto foi primeiro-ministro? Não o deixaram fazer nada!», acusou o líder do PSD.

Mário Carrascalão adiantou que a recusa em participar numa «inclusão» dominada pela Fretilin pode ter consequências na aliança, na coligação e no partido de que é fundador.

«Uma coisa são as minhas opções pessoais e outra são as decisões do partido, que eu sempre respeitarei«, adiantou Mário Carrascalão, à margem de uma reunião informal com Lúcia Lobato, Zacarias da Costa e Joy Gonçalves, três dos rostos principais do PSD.

Mário Carrascalão sublinhou também que a integração de um Governo alargado a toda a oposição pode significar a saída da coligação do PSD com a Associação Social-Democrática Timorense (ASDT) da recém-formada Aliança para Maioria Parlamentar (AMP).

A AMP junta a ASDT/PSD a outros dois partidos da oposição: o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), de Xanana Gusmão, e o Partido Democrático (PD), de Fernando »La Sama« de Araújo.

«As negociações para a solução de grande inclusão estão já a provocar erosão na AMP e na nossa coligação com a ASDT», admitiu Mário Carrascalão.

«Eu confio inteiramente em Francisco Xavier do Amaral«, presidente da ASDT, declarou Mário Carrascalão.

«Vamos ver se outros, dentro do partido e dentro da AMP, não se deixam seduzir pelas cadeiras do poder».

Mário Carrascalão vai participar, na segunda-feira, em Díli, na reunião que continua o encontro de Dare.

Diário Digital / Lusa

20-07-2007 5:21:00

15 comentários:

Anónimo disse...

Disse o Mário Carrascalão: «Eu confio inteiramente em Francisco Xavier do Amaral«. «Vamos ver se outros, dentro do partido e dentro da AMP, não se deixam seduzir pelas cadeiras do poder».

E quem é que lhe mandou, sem ter consultado previamente o partido – aliás como fez o Xanana, o Xavier e o Lasama – ter assinado o tal memorando para a formação da aliança para a maioria parlamentar?

Põem a carroça à frente dos bois tarde e a más horas, depois das eleições, e não queriam que tudo isso se esfumasse no ar como castelo de fumo?

Tivessem feito jogo leal e levado a votos essa coligação. Mas como eram demasiados galos a disputar o mesmo poleiro, não se entenderam antes e depois de perderem no terreno eleitoral queriam roubar a vitória da Fretilin na secretaria. Isso é que era bom, nem pensem.

Anónimo disse...

Tanto o Mario como a Xavier nao participaram. Parece me uma estrategia contra Fretelin.

Para que se preocupar tanto com ser ou nao ser governo? Desta vez quem for ao governo quer queira quer nao vai ter que fazer um programa que satisfaca a todos para passar. Ate' quem vai governar com a chave nas decisoes, poderia ate a UNDERTIM e a PUM. AMP sabe diso e esta a penas a esticar Fretelin. AMP indo ou nao ao governo ja ganhou a batalha nas eleicoes derubando a maioria da Fretelin.

Diga se estou errado.


J00J

Anónimo disse...

Tanto o Mario como a Xavier nao participaram. Parece me uma estrategia contra Fretelin.

Para que se preocupar tanto com ser ou nao ser governo? Desta vez quem for ao governo quer queira quer nao vai ter que fazer um programa que satisfaca a todos para passar. Ate' quem vai governar com a chave nas decisoes, poderia ate ser a UNDERTIM e a PUM. AMP sabe diso e esta a penas a esticar Fretelin. AMP indo ou nao ao governo ja ganhou a batalha nas eleicoes derubando a maioria da Fretelin.

Diga se estou errado.


J00J

Anónimo disse...

Tem razao em parte JooJ

Seria bom que a AMP governasse para criar uma diferenca. Etando na oposicao Fretelin iria ganhar devolta muito do terreno que perdeu nas eleicoes e governaria mais a confianca para a proxiam.

Se nao sabe e' muito facil fazer criticas quando nao se esta la dentro, e as criticas ao governo ganham muiiiitos votos.

Elisa

Anónimo disse...

O governo de Grande Inclusao mostram tracos de manipulacao politica pelo PR. Nao existe exigencias Constitucionais ou Juridicos ou ainda condicoes sociais que obrigue o PR a formar um governo de Grande Inclusao. As eleicoes foram feitas e o PR so tem que aplicar o Artigo 106 da Constituicao e indigitar o PM do partido ou alianca que possua mais cadeiras parlamentares.

Cabe aos partidos adquerirem os assentos parlamentares para formarem governo e o PR nomear o PM conforme a escolha da maioria dos deputados no Parlamento Nacional.

Tanto o Artigo 85 como 106 suportam o meu comentario.

ciente politico

Anónimo disse...

Atarefa de formar governo é do PM e o PR nada tem a ver com isso, rigorosamente nada.

Mas em vez de cumprir a sua obrigação o Horta mete-se na obrigação alheia, complica, atrapalha, atrasa e enrola.

Deixe-se o Horta de tretas, convide mas é a força mais votada, a Fretilin, e deixe o processo prosseguir, porque depois o trabalho é do PM e do Parlamento.

Anónimo disse...

AMP e' o unico que pode governar como a Constituicao manda. A fretilin que seja forte na oposicao e governe para a proxima.

Fretelin que nao sonhe em governar desta vez. Se teima, o caso ira ser enviado ao tribunal e esta dira AMP pode governar em direito como a COnstituicao diz.

AMP e' o futuro de Timor Leste com progresso

Anónimo disse...

Metam de vez na cabeça que NINGUÉM, nem um único cidadão Timorense votou na AMP que por extenso significa aliança para a formação de uma maioria parlamentar. Nem sequer diz que é uma aliança para a formação de uma maioria de governo.

Anónimo disse...

Prometeram ganhar a Presidencia para me soltar.

Prometeram ganhar a Legislativa para me soltar.

Agora nem um nem outro.

Nem a lei de amnestia pode passar porque na presidencia outro esta.

E agora?

7.5 anos e' demais.

Acho que vou falar e comecar a acusar.

So a verdade me vai salvar.

Anónimo disse...

Acho muita piada aos que usam sempre a mesma táctica de dividir para reinar mas que nem percebem, os coitados, que há gente que não se deixa dividir e que até há os que patrioticamente resistem e não se perturbam mínimamente com os guinchos de macacos velhos.

Anónimo disse...

Fretilin em Dois

Mas que merda
Mudanca saiu vencedor
Maputo caido na lama
Justica de um povo lutador

AMP vitorioso
esperto esse foi
Alianca bondoso
Sunamy abrandou



Joana

Anónimo disse...

Então 24 é mais que 29? Há gente a precisar de voltar para a escola e a Joana é uma delas.

Anónimo disse...

Vamos aprender Matematica:

29+0=29

24+PD+PSD+ASDT=37

37 vence
29 Perde


Joana

Anónimo disse...

Joana: o que conta é como o povo votou. E o povo votou na Fretilin, no CNRT, no PSD/ASDT, no PD, etc.

Ninguém, nem um único Timorense votou na AMP. Nem um único.

E o cabeça de lista da Fretilin teve mais votos do que teve o cabeça de lista do CNRT. Teve mais 20 mil votos.

Anónimo disse...

A Fretilin nao teve e visao de criar uma alinca. Mesmo que queira nenhum partido quer fazer alianca com a fretilin.

Agora Fretilin anda a querer enganar meio mundo um governo de grende incusao. Ve se os outro partidos alinham, niguem.

AMP vai ser governo conforme a Constituicao manda no artigo 106. Se ainda nao leu va la ler e abra os olhos e nao diga mais tolices.

Ta?

Joana