quinta-feira, 12 de julho de 2007

Timor Leste: O PRESIDENTE RAMOS HORTA REUNE-SE AMANHÃ COM TODOS OS PARTIDOS


O PRESIDENTE RAMOS HORTA REUNE-SE AMANHÃ COM TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS QUE CONQUISTARAM LUGARES NO PARLAMENTO PARA TENTAR FORMAR UM GOVERNO DE UNIÃO NACIONAL

"Por interesse do povo e pela estabilidade e união nacional, vou usar a prerrogativa constitucional de reunir todos os partidos políticos para conversarmos e formarmos o melhor Governo possível, ao serviço do povo de Timor-Leste", disse Ramos Horta, prémio Nobel da Paz em 1996, à agência Efe. "Eu proponho a união nacional, um Governo de Grande Inclusão", acrescentou o líder, vencedor das eleições presidenciais de Maio.

A Fretilin ganhou as eleições, mas só elegeu 21 deputados dos 65 do Parlamento. O comando do partido espera ser encarregado pelo presidente de formar um Gabinete Ministerial. "A minha obrigação é garantir a paz e a estabilidade do país e não posso aceitar uma opção que considero ruim, com a Fretilin formando um Governo que durará dois ou três meses e entrará em colapso quando a oposição maioritária no Parlamento bloquear as suas políticas", explicou Ramos Horta. O líder referia-se à plataforma formada pelo Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT, 18 cadeiras), pela coligação ASDT-PSD (11 deputados) e pelo Partido Democrático (PD, oito congressistas).

"Temos a maioria no Parlamento. Isso significa que contamos com as condições para garantir estabilidade ao nosso Governo e à nação", disse Zacarias da Costa, membro da aliança. "Se o presidente nos chamar, ouviremos. Mas não compete a ele convencer todos os partidos políticos e forçar a formar um Governo", acrescentou.

O analista político Júlio Tomas Pinto, da Universidade de Paz, em Díli, disse que o resultado das eleições levou o país a uma encruzilhada. A Fretilin não pode governar sozinha, porque não tem cadeiras suficientes. Mas a aliança formada por CNRT, ASDT-PSD e PD também não, porque os timorenses em geral não entenderão o processo e pensarão que a vitória nas eleições foi roubada. "A melhor solução neste momento é a que propõe o presidente José Ramos Horta", resumiu o analista.

EFE flg mf (adaptado)

9 comentários:

Anónimo disse...

A decisao tem que seguir a constituicao. A AMP esta organizado para governar e tem as cadeiras que ganhou para provar.

Anónimo disse...

Iha Alas Tiru sala malu ema l kanek la mate. noticia lanuten nan.
chico maulohi

Anónimo disse...

Reuniao:


Fretelin aceitou ficar na oposicao.

AMAP com novo governo na mao.

Alkatiri pode fazer parte do novo governo.

Novo PM - Lasama.

Anónimo disse...

Fretelin tem direito a governar porque ganhou.

Jui-zo

Anónimo disse...

AMP aprovado para governar Timor Leste

amigo

Anónimo disse...

Fretelin quer por teimosia governar mesmo que seja so por 2 meses. Nao sei se isso ou ganancia do poder ou um ultimo suspiro antes da queda final.

novas eleicoes seria uma boa licao para a fretelin se esse perder mais cadeiras. O povo ja esta a ver a manha dos dirigentes de fretelin e so em Dili esta a deminuir a simpatia a
fretelin.

Anónimo disse...

Então se dizem que em Dili estão a perder a simpatia com a Fretilin, porque é que estão tão preocupados em que seja a Fretilin a formar o governo?

Não se entende a vossa lógica.

Mas há uma verdade incontestável, quem ganhou foi a Fretilin e em todo o lado quem ganha, governa. E outra: há lá maior ganância pelo poder do que quem perdeu querer roubar o governo a quem ganhou?

Anónimo disse...

Para todos os Ignorantes da Democracia:

A democracia tem regras e cada pais ou Nacao tem regras que foram democraticamente impostas pelo seu povo. No caso de Timor Leste a regra democratica escrita na Constituicao no seu Artigo 106 claremente e sem deturpacao a seguinte:

CAPÍTULO II
FORMAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Artigo 106.º
(Nomeação)

1.O Primeiro-Ministro é indigitado pelo partido mais votado ou pela aliança de partidos com maioria parlamentar e nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos políticos representados no Parlamento Nacional.

Sendo assim:
Ora vejamos, o partidomais votado conseguio somente 29 por cento e nenhum outro partido quer formar alianca com Fretelin para poder obter os 50 por cento mais um voto para se declarar vencedor.

No entanto, a AMP (Alianca com Maioria Parlamentar) de Xanana, conseguio juntar todos os partidos (CNRT, ASDT,PD e ASDT) e conseguiram nesta maneira obter quase 60 porcento por cento (Maioria parlamentar como a Constituicao diz) para poder governar Timor Lste.

Enquanto certos individuos nao querem aceitar a queda do governo Fretelin, os seus lideres ja aceitaram as consequencias ditadas pelo Artigo 106 da Constituicao. Negociacoes decorrem neste momento com o Presidente da Republica na possibilidade de incluir Fretelin num governo da AMP.

E' ou Nao e' ?

Anónimo disse...

Mas essa tal de AMP não é a mesmíssima de que os quatro líderes apenas há cinco dias - no dia 10 de Julho, no Hotel Timor – assinaram um “memorando” onde se comprometiam a formá-la?
Portanto nem formada está ainda não é verdade? Mas mesmo que estivesse - admitindo que o poderiam ter feito nos três dias úteis até hoje –, nem como coligação de partidos certamente se formou porque para tal teriam de anteriormente ter reunido os órgãos competentes dos quatro partidos e isso não foi feito (é como sabe o que obriga a lei dos partidos políticos!)

A democracia tem regras e uma dessas regras é que não se deve vender ao eleitorado gato por lebre. E o que se vendeu ao eleitorado foram três coisas chamadas CNRT, ASDT/PSD e AD e nunca a chamada AMP.

E é apenas o que o eleitorado votou que deve ser respeitado.

Querem pôr agora quem nem sequer se apresentou ao eleitorado a impor regras a quem se apresentou e ganhou?

A obrigação do PR é respeitar a vontade do eleitorado conforme ficou claramente expressa nas eleições e não pactuar com esse artificialismo desses quatro para negar à Fretilin o seu direito a indicar o PM, formar governo e levar ao Parlamento o programa desse governo.

Simulações e dissimulações foram artifícios a que o Xanana e o Horta sempre deitaram mãos e que produziram apenas crises, mortes, destruições e misérias. Com mais simulações e dissimulações vai continuar a haver mais do mesmo – mais crise, mais mortes, mais destruições e mais misérias.

Com as simulações e dissimulações mais não fazem do que defraudar o eleitorado e agora querem impingir-lhe um gato quando lhe prometeram três lebres.

E quererem impor esse gato à lebre que ganhou a corrida eleitoral é apenas batota, desonestidade, fome de poder a todo o custo.