sábado, 28 de julho de 2007

Timor Leste: Coalizão elege Xanana Gusmão primeiro-ministro do Timor-Leste



Sábado, 28 de julho de 2007, 03h20

A Aliança Majoritária no Parlamento (AMP), que controla 37 das 65 cadeiras do Legislativo no Timor-Leste, elegeu hoje Xanana Gusmão para ocupar o cargo de primeiro-ministro e Fernando Lasama para presidir a câmara.

A escolha foi feita à revelia da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), partido mais votado nas eleições legislativas do mês passado.

"Hoje, todos nós, membros da AMP, elegemos Xanana Gusmão como primeiro-ministro e Fernando Lasama de Araújo como presidente do Parlamento, esperando que o presidente José Ramos Horta nos encarregue, na próxima semana, de formar um Governo sem a participação da Fretilin", explicou à Efe o porta-voz da AMP, Cecilio Caminho, em Díli.

A eleição mostra que os partidos que conquistaram representação parlamentar nas eleições de 30 de junho não chegaram a um acordo para formar um Governo de união nacional, como pretendia o presidente.

"O Gabinete terá cerca de 30 membros, entre ministros e secretários de Estado", adiantou Caminho.

A AMP reúne o Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT), fundado por Gusmão, com 18 deputados, a Coalizão ASDT-PSD, que tem 11, e o Partido Democrata (PD), presidido por Lasama, com oito.

A Fretilin, que governa desde a independência, em 2002, obteve 21 cadeiras nas eleições.

O presidente timorense disse que em meados de na próxima semana anunciará o partido político encarregado de formar um Governo.

A Constituição do país estabelece que o presidente peça ao partido mais votado que forme o Executivo.

O Parlamento deve realizar a primeira sessão da nova legislatura nesta segunda-feira.

EFE

8 comentários:

Anónimo disse...

Os "todos nós" são o bando dos quatro mais uns tantos apêndices porque o AMP só existe na boca deles, não tem qualquer estatuto legal e fora estes perdedores mais ninguém, nem um único eleitor votou nesse fantasma.

Em quem os eleitores votaram e a quem deram o primeiro lugar foi à Fretilin a vencedora das eleições.

Anónimo disse...

A coalizaão "elegeu-o"? Como se diz, não lhe saiu a sorte grande, mas saiu-lhe a terminação. Afinal não perdeu tudo, é o eleito do bando dos quatro. Ficou com o prémio de consolação. Diga-se que é muito fraquito, mesmo muito fraquito para quem teve mais de 80% em 2001...

Anónimo disse...

depois de um consulta aos juristas de varios paises sobre os artigos da Constituicao referentes A NOMEACAO do proximo governo, preve-se a nomeacao do AMP para Governo depois da eleicao do presidente do PN.

Anónimo disse...

Cada país tem a Constituição que os seus próprios deputados constituintes fizeram e por isso não há em todo o mundo duas constituições iguais;

Todas as constituições são diferentes, porque diferentes são os deputados que as fazem e diferentes são as realidades e as culturas;

É óbvio que são os deputados constituintes de cada paíz as pessoas mais habilitadas para interpretar o que estava no espírio de quem fez a constituição desse país;

É óbvio que não adianta consultar juristas estrangeiros para interpretar a constituição nacional - eles desconhecem o espírito dos constituintes que fizeram essa constituição;

É óbvio que pedir aos estrangeiros o que não se pediu aos nacionais é um sintoma de um complexo de que "o nacional não é bom" e "os outros são melhores do que nós". Por outras palavras é uma parolice.

Anónimo disse...

Mesmo por Portugal pronunciaram-se dois constitucionalistas e ambos disseram que a decisão que o Horta vai tomar é política; não se esconda pois o Horta atrás de supostos pareceres de supostos constitucionalistas pois está claro que:

1ª - o partido que ganhou as eleições foi a Fretilin;

2º - a democracia timorense tem apenas 6 anos;

3º - ninguém que vive em democracia - muito menos quem vive numa democracia tão jovem -, perceberia o afastamento do partido mais votado do governo;

4º - toda a gente sabe que a Fretilin se quer entender com os da oposição;

5º - toda a gente sabe que são alguns da oposição - e principalmente os integracionistas - que não querem entendimentos com a Fretilin;

6º - toda a gente sabe que também quem não quer nada com a Fretilin são os australianos e em particular o seu PM;

7º - toda a gente sabe que quem mais decide em TL são os Timorenses e que foram os Timorenses quem deu a vitória à Fretilin.

Anónimo disse...

Triste figura que alguns fazem quando mencionam que a oposicao a Fretilin e' integracionista. Esuqeceram-se que se fosse verdade Timor Leste nao estava independente mas um parte da Indonesia. Ainda me lembro quantos votaram para independencia. Se fosse todos integracionistas nao lutavam para independencia e tendo como Comandante Supremo Xanana que e' o chefe do grupo de Timorenses que sao da maioria absoluta.

Sore looser.

Anónimo disse...

Não adianta nada meter a cabeça na areia como o avestruz e fingir que não vimos quem é que em 2006 apoiou o golpe do Xanana contra o Alkatiri e com quem é que ele em plena campanha eleitoral andou a negociar apoios.

Foi com os integracionistas como bem sabemos. E também sabemos que quando foi do referendo, que 20% votaram a favor da integração e que ainda por cá estão – e bem! – pois TL é a pátria de todos. Mas uma coisa é vivermos todos cá e em paz e outra é que quem perdeu o referendo, as eleições de 2001 e as eleições de 2007 queira ganhar na secretaria o que o voto do povo não lhe deu.

O que é preciso para vivermos todos em paz na nossa pátria é que se respeite SEMPRE a vontade popular. E foi pela vontade popular que a Fretilin voltou, mais outra vez a ganhar as eleições.

Anónimo disse...

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILÍN

Rua dos Mártires da Pátria, Comoro, Dili, Timor-Leste, e-mail fretilistaccf@yahoo.com, Tel/fax 3317219


COMUNICADO À IMPRENSA
Sábado, 29 de Julho de 2007

A Comisão Política Nacional, órgão político-executivo do Comité Central da FRETILIN, em reunião realizada hoje em Dili, decidiu por unanimidade propôr para o cargo de Presidente do Parlamento Nacional, o deputado eleito da FRETILIN, o jurista Aniceto Guterres Lopes, tendo em conta o seu envolvimento na luta de libertação nacional e consistência na defesa intransigente dos direitos humanos assim como as suas qualidades em termos de clareza de princípios, integridade e capacidade de liderança.

Aniceto Guterres é membro do Conselho de Estado desde 2005, foi Presidente da Comissão de Acolhimento , Verdade e Reconciliação de 2002 -2005 e co-fundador e director do ONG Yayasan HAK(2002-2003). De 2000 a 2001, foi membro do Conselho Nacional , órgão consultivo da UNTAET. Fundou em 2000, a Associação dos Juristas de Timor-Leste. De 1992 a 1996, foi Secretário da ETADEP, uma organização não governamental dedicada ao desenvolvimento comunitário em Timor-Leste.

Foi membro activo da RENETIL, uma organização estudantil de apoio a Resistência durante o período da ocupação indonésia.

Em 2003, foi galardoado pelo Presidente das Filipinas com o prémio Maqsaysay atribuído a líderes emergentes.

Em reconhecimento das suas qualidades e dedicação ao partido, foi eleito pelo Congresso do partido FRETILIN , realizado em Maio de 2006, para membro da Comissão Nacional da Jurisdição.

Na reunião da Comissão Política Nacional da FRETILIN, foi ainda discutida a questão da formação do IV Governo Constitucional, tendo sido realçada que em termos constitucionais, o Presidente da República deverá convidar a FRETILIN por ter sido o partido mais votado nas eleições de 30 de Junho de 2007.

Entretanto, relativamente à formação do governo, o Secretário Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri, insistiu junto da CPN que não se candidatará ao cargo de Primeiro-Mnistro da RDTL, devendo a mesma propôr um outro candidato, quando a FRETILIN receber convite do Presidente da República.

Participaram também nessa reunião os deputados eleitos da FRETILIN.

Para mais informações, contacte com:
- Arsénio Bano , Vice-Presidente da FRETILIN, membro da CPN e deputado eleito, tel. 7339416
- José Teixeira, deputado eleito, tel. 728 7080