sexta-feira, 27 de julho de 2007

Timor Leste: Australian soldiers injured in East Timor


July 27, 2007 - 8:52PM

Six Australians including five soldiers have been injured in East Timor in a truck accident.

The truck, carrying soldiers and a civilian interpreter, rolled over near the capital Dili about 1.30pm (AEST) today, a Defence spokesman said.

"Immediate medical assistance was provided at the scene to the injured personnel who were then evacuated by helicopter to the medical facility in Dili," Brigadier Andrew Nikolic said.

"None of the injuries have been assessed as being life threatening.

"Our priority at this time is to ensure the injured people receive the best available medical attention and that their families are being notified."

The Department of Defence has not released details of how the accident occurred.

AAP

24 comentários:

Anónimo disse...

Deus não dorme.

Anónimo disse...

Digo-te que Deus dorme.

Depois de criar tudo Deus descansou no setimo dia.

Temos acidentes todos os dias e nao e' Deus que o causa mas a ignorancia do condutor em muitos casos.

Anónimo disse...

Que Deus os ilumine e lhes indique o caminho de casa.

Anónimo disse...

Ja estou a ouvir a voz dos Matebian sussurando nos meus ouvidos, AMP, AMP AMP.

Anónimo disse...

Os derrotados com mau perder e que não aceitam a derrota, vão ter que a engolir porque pderderam, não conseguiram roubar a vitória à Fretilin.

Anónimo disse...

E o maior looser, o maior derrotado foi esse palhaço do Xanana.

Anónimo disse...

Xanana PM
Lassama PN


Vitoria da AMP.
PR vai indigitar Xanana para formar governo.

Fretilin aceitou derrota ficando na oposicao, porque o resto nao se cala e deixa os vossos lideres em paz.

A causa da vossa derrota vem da vossa lideranca.

Anónimo disse...

A Fretilin ganhou as eleições e essa vitória da Fretilin podem roubá-la na secretaria mas nem por isso deixa de ser uma vitória da Fretilin.

E o Horta quer-se ligar aos perdedores e ao maior de todos o Xanana?

Anónimo disse...

De facto pensava que o Horta fosse mais inteligente e que não se atrelasse a loosers. Vamos ver,

Anónimo disse...

ainda bem que o Horta esta la como Presidente, se fosse o Luolo, nem a Constituicao queria saber, iria indigitar logo sem mais, a Fretilin.

Mas com um Nobel de Paz, a verdade do artigo 106 e 85 da Constituicao irao ser aplicadas conforme a maioria escolha do PM no Parlamento Nacional.


AMEN

Anónimo disse...

O PM não é escolha do Parlamento Nacional, o PM é da exclusiva escolha do partido a quem o Presidente da República convidar para indicar quem quer que seja o PM.

É da exclusiva competência do PM convidar o partido (ou aliança de partidos) para indicar o PM.

Depois o PR nomeia essa personalidade para PM; ela forma governo, o PR dá posse a esse governo e esse governo faz o seu programa e depois põe esse programa à apreciação do Parlamento.

Este processo tem três passos:
o primeito é o convite do PR ao partido mais votado e a nomeação do PM que esse partido indicou; o segundo passa pela formação do governo e áqui torna o PR a ter um papel ao nomear o governo que o PM lhe apresentar; o terceiro é a apreciação do programa pelo Parlamento.

Anónimo disse...

E não se compreende que tendo ocorrido as eleições já há um mês e não tendo ninguém posto em causa os resultados eleitorais que o PR anda a enrolar a sua decisão já há quase um mês e que só para a semana vá convidar o partido mais votado para indicar governo.

Este atraso todo parece-me muito suspeito, pois ninguém por cá tem dúvidas que foi a Fretilin quem ganhou as eleições.

Anónimo disse...

A Fretilin ganhou as eleicoes mas nao teve numero suficiente para formar governo.

Governo so pode ser formado por um partido ou alianca de partidos com uma representacao de 50 por cento mais um voto.

A fretilin ganhou mas so obteve 29 por cento. Para governar Fretilin precisava criar alianca com outros partidos para poder ter o numero suficiente para governar.

AMP tem uma alianca de partidos que somados tem a maioria absoluta para governar.

A meu ver e seguindo a letra a Constituicao, o Parlamento vai eleger um Presidente do Parlamento Nacional e depois o Presidente da Republica vai pedir aos deputados que indiquem quem dos candidatos a Primeiro Ministro vao escolher para formar governo.

Temos nesse momento dois candidatos a Presidencia do Parlamento Nacional, Lassama (AMAP)e Guterres (Fretilin). Para PM temos Xanana para AMP e nao se conhece ainda o candidato da Fretilin.

Anónimo disse...

A Fretilin ganhou e só depois de apresentar o seu programa de governo no Parlamento se sabe se tem ou não apoio parlamentar suficiente para governar. Nesta altura isso é uma incógnita para toda a gente. É como um pudim, só se sabe se é bom depois de o provarmos.

Nada na Constituição obriga a formar-se governo apenas de maioria; competirá à força mais votada – no caso a Fretilin – provar a sua capacidade e habilidade para procurar apoios parlamentares e se não os conseguir então – e só então – se deverá tentar outra solução, mas NUNCA antes de a Fretilin ter tido a possibilidade de formar governo e de levar o programa desse governo à apreciação parlamentar.

O Presidente da República não pode nem deve delegar noutros, nem sequer no Parlamento Nacional, o que é uma competência exclusivamente sua – a de convidar o partido mais votado a indicar a personalidade para formar governo. Se o fizer, está na prática a dizer que não há razão para haver um órgão de soberania que é a Presidência da República.

Apenas depois de o Presidente da República a convidar a indicar uma personalidade deve a Fretilin indicá-la. É que as eleições foram há um mês atrás e por isso agora não há mais lugar para candidatos. Esse tempo já passou. Agora é tempo de a Fretilin indicar o seu PM, DEPOIS de o Presidente a convidar a tal, e depois o Presidente tem apenas de o nomear para que o resto do processo se possa desenvolver, no outro órgão de soberania que é o Parlamento.

Foi exactamente assim que várias vezes se desenrolou este processo em Portugal, foi assim que Cavaco Silva, Mário Soares, António Guterres e Durão Barroso chegaram a primeiros-ministros. E por exemplo o Cavaco Silva teve também 29% e o Presidente da República que o nomeou foi o Mário Soares.

Anónimo disse...

A Constituicao da Republica Democratica de Timor Leste diz bem claro no seu artigo 106,"O Primeiro-Ministro é indigitado pelo partido mais votado ou pela aliança de partidos com maioria parlamentar e nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos políticos representados no Parlamento Nacional.".

Ai esta bem claro em Portuges que toda a gente percebe. Depois de "ouvidos os partidos políticos representados no Parlamento Nacional", isto e', ouvindo as propostas dos deputados e neste caso a Fretilin e a AMP apresentarao a sua escolha de PM e o Parlamento escolhera quem sera o PM a nomear pelo PR, e pela contagem de votos e aliancas feitas ate agora, AMP tem uma vantagem superior a Fretilin.

Enquanto Fretilin somente tem 21 votos, AMP tem mais de 37 votos.

O que a Fretilin tem que fazer agora e' avancar com a nomeacao do seu PM para a apreciacao dos deputados.

Numa votacao secreta na escolha de PM, alguns deputados da Fretilin votariam sem hesitacao no Xanana da AMP. A PUN e a Undertim votarao tambem a favor de Xanana.

Diga se estou errado.

JD

Anónimo disse...

Como sempre a Fretilin tem medo das pessoas inteligentes como DR Jose Ramos Horta.

Eles sabem que este nao e' como o Luolo que como o Leandro Isac disse "Luolo tem um coracao ppequeno e de pedra".

Anónimo disse...

É simplesmente inconstitucional: nunca o PR poderioa abrir a mão a um direito que é seu e apenas seu.

Apenas compete ao PR o convite do partido para indicar o PM e a rigorosamente mais ninguém.

Aprendam a respeitar as regras democráticas. Aprendam a respeitar a Constituição.

Anónimo disse...

E quem ganhou as eleições foi e apenas a Fretilin.

Anónimo disse...

Agora até querem apossar-se dos poderes do Ramos-Horta. Não passam de uns tiranos.

Anónimo disse...

São como os autralianos que nos querem roubar o petróleo e o gás e que querem cá continuar para sempre.

Agora o bando dos quatro até quer tirar todos os poderes ao Horta para depois o mandar embora.

Anónimo disse...

O poder constitucional manda o PR pedir a votacao dos deputados para indigitar o PM. Leia artigo 106 e 85 da COnstituicao de Timor Leste.

Se nao percebeu telefone ao Professor de Portugues.

Preve-se um PM da AMP depois da esmagadora vitoria da AMP na eleicao do Presidente do PN Lasama que ganhou com 41 votos contra 24 da Fretilin.

Anónimo disse...

Não seja tonto. O poder de fazer o convite ao partido mais votado é exclusivamente do PR e de rigorosamente mais ninguém. O Parlamento limita-se a apreciar o programa desse governo.

Anónimo disse...

Dêem as voltas que quiserem dar, factos são factos. O partido mais votado foi a Fretilin e ninguém, ninguém contestou os resultados eleitorais.

Anónimo disse...

Por isso mesmo apenas a Fretilin deve ser convidada para indicar o PM pois foi a Fretilin que ganhou as eleições.