segunda-feira, 23 de julho de 2007

Timor Leste: «Intercalares fora de questão» diz Ramos-Horta


O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, declarou hoje que a terceira ronda negocial para a formação de governo foi inconclusiva mas excluiu a realização de eleições intercalares.

José Ramos-Horta afirmou que a reunião entre os líderes dos partidos com assento parlamentar "não produziu nenhum nome para primeiro-ministro nem o partido que formará governo".

O Presidente continuará as consultas com os partidos hoje à tarde (início do dia em Lisboa) e amanhã, porque pretende anunciar a solução para o impasse político na próxima quarta-feira.

«A eleições antecipadas, eu diria como os meus amigos franceses, “hors de question”, fora de questão», declarou o Presidente da República quando interrogado sobre a hipótese de eleições legislativas no início de 2008.

A Fretilin, o partido no poder, venceu as eleições de 30 de Junho sem maioria absoluta e uma coligação de quatro partidos da oposição reclama formar ou liderar o IV Governo Constitucional.

O Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), a coligação Partido Social Democrata/Associação Social Democrática Timorense (PSD/ASDT) e o Partido Democrático formaram a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) e recusam incluir um governo liderado pela Fretilin.

José Ramos-Horta repetiu hoje que a sua preferência vai para «um governo de grande coligação, ou grande inclusão».

«Há pontos de discordância e pontos de aproximação. Ainda há dúvidas sobre as vantagens e a viabilidade de um governo de grande inclusão mas também todos têm consciência de que cada elemento em si, ou a Fretilin ou a AMP, não reúne condições políticas para garantir uma governação estável e estabilidade neste país».

«Não havendo estabilidade, não é possível falar-se em recuperação económica», acrescentou o chefe de Estado.

Zacarias da Costa, presidente do Conselho Nacional do PSD, afirmou à agência Lusa no final da reunião de líderes que «para a Aliança o primeiro valor é a democracia, não é a estabilidade».

No final das três rondas negociais, o Presidente da República tem três opções: decidir por um governo liderado pela Fretilin; convidar a AMP a formar governo; propôr à Fretilin e à AMP que dividam a legislatura a meio, exercendo cada uma o poder durante dois anos e meio.

Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin, Arsénio Bano, novo vice-presidente do partido, e Xanana Gusmão, presidente do CNRT, não prestaram declarações à saída da reunião.

Diário Digital / Lusa

23-07-2007 8:51:29

74 comentários:

Anónimo disse...

Como a Austrália orquestrou uma "mudança de regime" no Timor-Leste
Parte 3
Por Peter Symonds
14 Octubre 2006

Esta é a conclusão de um artigo de três partes sobre a recente intervenção militar da Austrália no Timor Leste. Este artigo foi publicado no WSWS, originalmente em inglês, no dia 29 de julho de 2006.

Em um artigo intitulado "Timor Leste: fala Alkatiri" publicado no último mês no website New Matilda, o conhecido jornalista australiano independente John Martinkus investigou as queixas do Primeiro Ministro Alkatiri de que seus oponentes políticos tinham procurado ganhar o controle das forças armadas do país e fomentado um golpe contra o governo.

Falando para Martinkus, o Primeiro Ministro disse: "Estavam sempre tentando assumir o comando da Falintil-FDTL [Forças de Defesa do Timor Leste]. Tentaram convencer o comando a ordenar e participar em um golpe. Fracassaram. Quando não conseguiram fazer com que o comando se juntasse às suas forças em um golpe, então, tentaram quebrar a F-DTL, e fizeram isso tirando dos seus quartéis quase seiscentos homens que foram considerados como revoltosos".

Em fevereiro e março, ocorreram greve e protestos de seiscentos soldados por queixas de falta de pagamento e por outras questões; suas subseqüentes demissões pelo governo Alkatiri; e a repressão de violentos protestos envolvendo soldados, gangues de jovens e políticos de oposição em 28 de abril, foram repetidamente citados na mídia australiana como as razões para o enviar tropas australianas.

Tendo conversado sobre esses eventos com os militares do Timor Leste, Martinkus escreveu: "Altas fontes do comando da F-FDTL confirmaram que as afirmações de Alkatiri eram verdadeiras. Disseram eles que três tentativas diversas foram feitas por lideranças para lançar um golpe contra Alkatiri nos últimos 18 meses".

"Fui capaz de confirmar que em abril de 2005, nas semanas seguintes às demonstrações de massa contra o governo de Alkatiri, o comandante da F-FDTL, brigadeiro Taur Matan Ruak, foi sondado para liderar um golpe. A sondagem foi feita por figuras importantes da Igreja Católica do Timor-Leste. Ele rejeitou a oferta. Foi sondado novamente no começo deste ano, em uma reunião com proeminentes lideranças do Timor-Leste e com dois políticos de nacionalidade estrangeira, estes lhe pediram que liderasse um golpe. Novamente recusou, sustentando que isso era contra a Constituição e que abriria um inaceitável precedente".

"Um dos principais deputados, o Tenente Coronel Falur Rate Laek, um veterano de Guerra contra a Indonésia, foi também sondado pelos mesmos dois líderes locais e estrangeiros. Ele também recusou".

"Devido à gravidade da informação, as nacionalidades dos estrangeiros não foram reveladas".

Os oficiais envolvidos, assim como Alkatiri e os líderes da Fretilin, claramente sabem quem fez essas sondagens, incluindo os nomes e as nacionalidades dos estrangeiros envolvidos. O fato de que não se revelassem os nomes, porém, não foi surpreendente. Isso vincula-se directamente à recusa da Fretilin de opor-se abertamente à invasão australiana do país. Havendo temores de que se podia perder o controle do movimento de massas contra a ocupação militar. Alkatiri foi pressionado e concordou em "convidar" as tropas australianas. Renunciou então ao seu posto de primeiro-ministro e, pouco tempo depois, deu sua benção à posse de Horta.

A hostilidade da Igreja em relação à Fretilin

Não é difícil compreender o quê estava por trás dos movimentos contra o governo da Fretilin. Desde 2001, a oposição política teve sustentação dos EUA e da Austrália, com Washington concedendo o papel principal a Canberra. Se os "estrangeiros" não eram militares ou agentes australianos ou americanos, estavam certamente agindo com o seu reconhecimento de que a remoção do governo de Alkatiri seria bem-vindo por Howard e Bush.

As queixas feitas a Martinkus são certamente verosímeis. A hostilidade da Igreja Católica ao governo da Fretilin surgiu nos debates sobre a nova constituição do país, quando membros da igreja e políticos de oposição defenderam o restabelecimento do catolicismo como religião oficial. Como sua proposta foi mal sucedida, o Bispo Belo, no entanto, forçou a remoção de uma cláusula expressando o princípio democrático básico da "separação entre igreja e estado" e um outro referindo-se ao direito de divórcio.

Em abril de 2005, lideranças da igreja organizaram uma prolongada campanha que durou várias semanas para opor-se à decisão do governo da Fretilin de manter como opcional a educação religiosa nas escolas e não como obrigatória. Esse elementar passo democrático provocou severas denúncias por parte da igreja, que pediu a remoção de Alkatiri. Falando em um comício em Dili, no dia 19 de abril de 2005, o padre Benâncio Araújo denunciou a "ditadura de Alkatiri" e informou que a igreja chamaria o povo de fora da capital para "derrocar o regime anti-democrático". Segundo uma reportagem do Ásia Times, o embaixador dos EUA no Timor-Leste apoiou abertamente os protestos da igreja, assistindo mesmo pessoalmente uma das demonstrações.

No ultimo mês de abril, Alkatiri acusou a igreja de agir como um "partido de oposição", então retirou seus planos de transformar a educação religiosa voluntária. A retirada somente incentivou os sacerdotes católicos. Em janeiro de 2006, um dos principais parlamentares da Fretilin, Francisco Branco, denunciou um proeminente sacerdote por empreender uma campanha de derrubada do governo. Segundo Branco, o sacerdote teria dito aos seguidores da igreja que uma decisão de enviar estudantes para estudar em Cuba, transformaria o Timor-Leste em um país comunista. Além disso, teria dito que a Fretilin tinha um plano para assassinar freiras e sacerdotes caso ganhasse a próxima eleição.

Contratos rivais

Existiam pelo menos duas outras razões para que o rancor da Austrália e dos EUA com o governo da Fretilin se aprofundasse no começo de 2006. Em janeiro, Canberra e Dili finalmente assinaram um tratado a respeito da conjunta exploração dos campos de petróleo e gás no mar do Timor. Ainda que a parte do leão tenha ido para a Austrália, Alkatiri tinha forçado o governo Howard a fazer concessões limitadas, mas significativas. Além disso, Dili estava examinando também propostas de cooperação com a China e com diversos países europeus, em prejuízo da Austrália, para explorar e desenvolver outros recursos potenciais de energia no território do Timor-Leste.

Em fevereiro, o governo de Dili chamou por ofertas para os seus próprios campos de exploração, após uma pesquisa Chinesa-Norueguesa, a qual estimou que a área possuía meio bilhão de barris de petróleo, e cerca de dez trilhões de pés cúbicos de gás (aproximadamente 10 por cento do total estimado nas reservas do Mar do Timor). Tendo como prazo final 19 de abril, cinco companhias tinham submetido ofertas, seja individualmente, ou em consórcios. Foram a ENI da Itália, a GALP de Portugal (cuja maior accionista é a própria ENI), a petroleira do Brasil (Petrobrás), a Petronas da Malásia e a Reliance da Índia. .

Ao mesmo tempo, a Comissão do Timor-Leste para Audiência, Verdade e Reconciliação (CAVR) liberou um abrangente relatório sobre os crimes da ditadura da Indonésia no Timor Leste entre 1975 e 1999 e a responsabilidade das grandes potências, especialmente os EUA e a Austrália, por sua cumplicidade. O relatório, que foi financiado pela ONU, chocou-se directamente com os esforços de Gusmão para enterrar o passado e ecfetuar a reconciliação com a Indonésia. Quando foi apresentado formalmente no Conselho de Segurança da ONU, Gusmão se opôs ao documento e tentou suprimir suas revelações.

O relatório foi só eventualmente noticiado pela mídia. Os EUA e a Austrália reagiram ambos com furor diante das conclusões, as quais, embora de forma limitada, ainda afirmam que os dois países seriam responsáveis pela sustentação da junta da Indonésia e os intimaram a pagar reparações ao Timor-Leste. Ao contrário, Canberra e Washington esperavam que o relatório da CAVR constituísse não somente mais um ponto negativo contra o governo de Alkatiri, mas também contra a atuação da ONU. Sua hostilidade contra a ONU deriva do fato que, tentando realizar seu mandato, a ONU ajudou a instalação e manutenção do governo de Alkatiri. A administração Bush tem repetidamente se oposto à continuidade da presença da ONU no Timor-Leste e, em meados de 2005, conseguiu com sucesso reduzir consideravelmente a dimensão e os objetivos da missão. Em janeiro de 2006 e novamente em maio, no meio da crise política, os EUA e a Austrália se opuseram ambos a qualquer prolongamento da presença da ONU no Timor-Leste.

A opção militar

Considerando as suas sucessivas intrigas anteriores, não há dúvida que a Austrália teve uma participação nos acontecimentos políticos imediatamente precedentes que conduziram à sua intervenção militar em 24 de maio de 2006. As relações cerradas do governo Howard com Gusmão e Ramos-Horta foram indubitavelmente desenvolvidas mais ainda por uma rede de contactos estabelecidos pelo corpo diplomático da Austrália, por pessoal militar e técnicos militares em Dili, que se relacionaram com políticos de oposição, soldados rebeldes, policiais e mesmo líderes de gangues. Canberra não somente sabia quem estava envolvido nos protestos armados de março, mas, com toda a probabilidade, mesmo os encorajou.

Durante questionamento diante da comissão do Senado, o deputado, Secretário da Defesa e Estratégia, Michael Pezzullo, admitiu que 28 militares australianos estiveram pessoalmente no Timor-Leste bem antes de 24 de maio e tiveram contato diário com oficiais do Timor. Os Verdes, que amplamente apoiaram o despacho de tropas australianas, perguntaram o que esses oficiais australianos tinham ido fazer no Timor. "Quero saber se a Defesa teve algum papel nos saques de tropas que precipitaram a corrente crise. Quero saber que comunicação e cooperação a Defesa teve com o líder rebelde Major Reinado", perguntou o senador dos Verdes, Kerry Nettle. Porém, maiores detalhes não foram fornecidos.

Os líderes de oposição do Timor-Leste, de forma estridente, pediram à ONU investigação sobre o violento protesto que teve lugar em 28 de abril em Dili, que terminou com o assassinato pela polícia de muitos manifestantes. No entanto, comentando em seu artigo "Golpe de estado no Timor-Leste" a jornalista escreveu: "Cheguei em Dili quando explodiram os primeiro tumultos em 28 de abril deste ano e como uma testemunha no meio da intranqüilidade, tive a impressão de que os soldados, muito jovens, tinham ajuda externa - acredito de políticos locais e de "estranhos". A maioria dos observadores citaram a capacidade dos soldados dissidentes de passarem de um grupo desarmado de protesto verbal para centenas brandindo paus e armas, como levantando as suspeitas locais que isso não era um protesto "orgânico". Entrevistei muitas pessoas - desde pertencentes à Fretilin até políticos de oposição e jornalistas locais - e nenhuma rejeitou o fato de que os protestos tinham sido desviados para ‘outros propósitos'."

Mesmo Horta reconheceu em seu relatório para o Conselho de Segurança da ONU em 5 de maio que Osório Lequi, o líder de um partido de oposição formado recentemente, o PDRT, foi envolvido na elevação das tensões. Horta relatou que os confrontos de 28 de abril não foram realizados por soldados dissidentes, mas sim, por uma gang de jovens e alguns elementos políticos, incluindo membros do PDRT, que atacaram a polícia provocando os distúrbios. Significativamente, na mesma sessão da ONU, oficiais dos EUA e da Austrália veemente se opuseram a qualquer extensão da missão da ONU, mais ainda a qualquer expansão, e a missão foi considerada concluída. Um compromisso foi acertado, finalmente, que a missão seria estendida por apenas um mês.

Existem muitos motivos para acreditar que o governo Howard, com o apoio da administração Bush, tinha já colocado em movimento planos para uma ocupação militar no Timor Leste. Em 12 de maio, quando estava para ir a Washington, Howard confirmou que as forças armadas da Austrália tinham ordenado que três navios de guerra fossem enviados à costa do Timor-Leste, sem informar o governo de Alkatiri. A diplomacia de canhão realizada pelo governo de Canberra visava intensificar a pressão sobre a liderança da Fretilin. Howard sabia bem que os planos visavam expulsar Alkatiri no congresso da Fretilin que seria realizado entre 17 e 19 de maio. A facção dissidente, comandada pelo embaixador do Timor-Leste na ONU e nos EUA, José Luís Guterres, e o anterior embaixador na Austrália, Jorge Teme, estava recebendo apoio aberto na mídia australiana.

Mas, o movimento de Guterres fracassou quando a maioria esmagadora dos delegados do congresso da Fretilin confirmaram Alkatiri no dia 19 maio. Logo que o congresso terminou, confrontos rapidamente surgiram entre as forças de segurança pró-governo e soldados dissidentes, polícia e gangues de jovens em Dili e nas proximidades, providenciando o pretexto necessário - colapso da "lei e da ordem" - para que as forças armadas da Austrália fossem enviadas. Dois dos envolvidos nos confrontos - "Major" Alfredo Reinado e Vicente "Railos" da Conceição - têm todas as características de agentes provocadores.

Reinado passou seu exílio na Austrália e treinou no último ano na academia de defesa em Canberra. Controlando um punhado de policiais militares, se dirigiu em 23 de maio, em companhia do repórter da SBS David O'Shea, para os subúrbios de Dili, onde provocou um tiroteio com as tropas governamentais. Festejado nos dias seguintes pela mídia australiana, Reinado não escondeu seu desejo de que os "pacificadores" australianos assumissem o controle da situação, e insistiu que Alkatiri se demitisse e que fosse levado a julgamento.

Em 24 de maio, sob a pressão de Gusmão e Horta, Alkatiri finalmente concordou em endossar um convite formal para que tropas e policiais da Austrália, Portugal, Malásia e Nova Zelândia entrassem no país. Em algumas horas, os primeiros soldados australianos começaram a desembarcar no aeroporto de Dili. Mas os confrontos continuaram enquanto a Austrália pressionava por um acordo definitivo sobre a extensão de sua intervenção e sobre as regras de seu envolvimento. Em sua entrevista com o jornalista Martinkus, Alkatiri explicou que Reinado e Railos juntaram forças aquele dia para um ataque conjunto a uma fase militar governamental em Tacitolu. Significativamente, apenas quinze dias depois, Railos surgiu em boatos de que era o líder de um "esquadrão da morte" pro-Fretilin, organizado pelo ministro do interior Lobato, com a concordância de Alkatiri. Essa denúncia totalmente sem consistência tornou-se rapidamente o pretexto para pedidos de que ambos os lideres fossem demitidos.

Howard encurtou bruscamente sua visita à Irlanda retornando para a Austrália em 24 de maio, a tempo para anunciar publicamente o despacho de tropas para o Timor-Leste. Como chegavam notícias do agravamento dos conflitos em Tacitolu e em outros lugares, Howard deu a ordem para a intervenção ser realizada a todo vapor, sem esperar por um acordo com o governo de Alkatiri. Em alguns dias, uma força de 1300 soldados australianos, apoiados por veículos e helicópteros de ataque estavam no país. A partir da insistência de diplomatas e militares australianos, o governo da Fretilin concedeu amplos poderes a esses "pacificadores", permitindo-lhes impor efetivamente leis marciais em Dili.

A cronologia dos eventos desses cinco últimos anos demonstra que a ocupação militar do Timor-Leste pela Austrália, assim como a remoção de Alkatiri e a instalação de Ramos-Horta como primeiro ministro, não foram a conseqüência da inesperada quebra da "lei e da ordem" em Dili. Foram, ao contrário, o produto de planos longamente preparados para "mudar o regime", visando proteger os interesses económicos e estratégicos do imperialismo australiano. Tendo fracassado desde 2002 em conseguir seus objetivos de expulsar o governo de Alkatiri através de meios indirectos, o governo Howard, com o suporte da administração Bush, optou entre maio e junho de 2006 pela mais directa abordagem militar.
http://www.wsws.org/pt/2006/oct2006/por2-o14.shtml

Anónimo disse...

Zacarias da Costa, do PSD, afirmou que «para a Aliança o primeiro valor é a democracia, não é a estabilidade».

Fala assim porque não tem de viver num campo de deslocado nem viu a casa e o negócio queimados e pilhados. E porque tem o salário certo no fim do mês.

Há lá bem maior do que a paz, a ordem e a estabilidade? Não há. Sem paz e sem estabilidade nem as crianças podem ir à escola, nem os negócios podem pronperar, nem se pode dormir à noite descansado.

Um líder que depois de mais de um ano de crise diz esta barbaridade não tem coração nem tem consideração pelo povo, apenas pensa nas vantagens políticas que pode obter com este caos.

E quer gente desta ir para o governo da nação? Devem pensar que podem enganar todo o mundo, mas não enganam.

É preciso ordem, estabilidade e paz. É preciso que o PR convide a Fretilin para indicar um PM, e que este forme um governo de inclusão forte, tolerante e competente para que haja estabilidade e paz.

Anónimo disse...

A Democracia e' o querer do povo Timorense. E o sr Zacarias tem razao quando diz que a democracia vem antes da estabilidade, pois a democracia cria estabilidade. E o povo tem uma representividade democratica conforme a Constituicao na AMP. Quem vai tomar as decisoes para criar estabilidade senao um governo da AMP? A Fretilin ja governou e temos o que temos, destruicao e mortes.

Fretelin esta mais de 32 anos no governo e o governo nao deu nada ao povo. O dinheiro que receberam de apoios internacionais ficaram todos em maputo no bolso da Fretilin Maputo e seus amigos na boa vida enquanto o povo estava amorrer em Timor. Alguem da fretilin justificou ate a data para onde foi todo este dinheiro? ou sera que todo este dinheiro foi para o bolso dos menonos de Fretilin e nao ao governo Timorense como devia ser.

ALguem me responda.

Anónimo disse...

#

Notas da Reuniao da Fretilin pregam uma doutrina separatista chamando os Timorenses da AMP o seguinte:

'"Traducao: Existem muitas figuras Integracionistas dentro da CNRT. Se eles governam estamos todos acabados" diz a nota assegir em Tetum.

"? ????? Autoridade partidu lokal maka desvia. Desvia ba CNRT. HOsi CNRT, figura barak liu naka integrasionista. Se sira kaer ukun, ita mate liu.

Segunda-feira, 23 de Julho de 2007

REUNIAO COMITE CENTRAL FRETILIN

22 de Julho 2007 – 9h30

Argumentos jurídicos:

Governo estável – aproxima partidus sira seluk hodi halo formasaun governu.

Ita mak maioria – povu nia expectativa

Enkontru iha Palasiu Prezidensial –

Lideres partidrius hetan malu fila fali

Governu de Grande Inkluzaun

Dignidade ba ita nia partidu

F nia ema maka PM, F mak forma governu

Maioria simples , neé duni tenke loke odomatan - GGI

Se sira taka odomatan hotu, ita avansa ho governu minoritariu. Hodi fo respeitu ba vontade maioria nian.

Eleisaun Vise-Prezidente

SGF

Informasoens

Atividades semna rua halo aporximasaun ho partidus sira seluk

Kontaktus ho PD de repente sira halo aliansa

KOntaktus lao nafatin – uza estrateias no taktikas balu.Iha vontade hosi PD, atu sira partisipa iha Gov, tenke bolu GGI.

PD – se mak atu tama. Sei dauk hatene. Fahe pastas oinsa. F maka P ka PD

Sira la iha experiensia, sira la hatene sei bele .

Tamba sa PD uluk? Ema barak PD mak F nia oan. CNRT moris atu hamonu F Ema sira iha CNRT uza deit XG ninia prestijiu.

Krioze neé dehan katak

José Reis, Bano , Filomeno, Elizario maka ajuda SG halo aproximasaun.

ASDT : konatktu Pres XA – rekopnese hanesan proklamados. XA simu ho emosaun. ASDT iha abertura.

Hi CNRT sei dauk iha. Maibe iha kontaktus neé lideres sira maka halo, deputadus sira la konsulta tan.

PR inisiativa: derepente partidu hat aseita GGI.

PSD la partisipa Gov. Ohin rona katak CNRT la partisipa. Se CNRT ho F hamutuk ona, la iha opozisaun.

Tama sa F sai ho GGI? F hatete iha kampanha katak se ita la hetan maioria absoluta, ita l aba Gov. Ita husu ba eleitorado fo maioria absoluta. Ita la konsistente? Aliansa moris, ita hakarak ukun.

Maibe iha eleisaun povu hatudu katak F labele ukun mesak. Ida nee maka povu hakarak.

Fö despesas ba restaurante cada Zeca nian, tamba iha neba maka halao enkontrus.

ZE Reis: Lobbying laós fasil. Cda Osório ho cda Elizario

Partidus balu komesa nakdoko. Halo fali reuniaun ba tau sira hamutuk. Grupu rua tolu hodi tau fali hamutuk. Aliansa neé laos partidu nian, maibe lideres nian deit.

XG ho MA: Virgílio hatete katak CNRT la tama Gov no husik deit PDmaka halo parte GGI.

Lideres sira seluk husu ba SG explika fali saída mak GGI.

Elisario: Encontro Membru deputadus UNDERTIM,

Halo mos emkontru ho partidus ki'ik. Sira konkorda ho GGI,

Aliansa neé lideres nian deit.

Bianco: Encontru ho Lasama. Presidente ASDT resultadus fo ona ba SG.

SGF: Aliansa halibur ohin. Sira la dissolve, husik PD iha laran. Reuniaun bel ela avansa tamba partudu rua ona maka lakoi halo parteGovernu.

Lu Olo

Proposta do PF:

Vice-Presidente Arsénio Bano

José Lobato

Obrigado ba konfiansa. Razaun simples.

Formasaun politika ba jovens sira importante.

MA

Konseitu Governu Inkluzaun. Kumpre programa Governu nian.

Independentes sira sai tiha ona PM balu Você-PM.

Mak ita la manan mos maioria absoluta, tenke defende nafatin inklusaun boót

Inluzaun iha Governu.

Bolu GGI liga ba formas de governasaun, metodus de trabalho. Ita nia atuasaun oin seluk. Laos hotu-hotu atu sai membrus do Governu.

Tenki iha relasaun ida ke dinamiku. Antes halo diskusaun iha PN, envolve uluk ema ba diakusaun

Gov ho PR tenke iha relasaun diak liu. Gov tenke fo info no apoia atividaes PR nian. REkursis barak liu ba sit. Justisa. Gov tenke nakloke liu taan

Oinsa Gov neé halo relasaun ho sosiedade hotu-hotu.

Governu define novas parserias IC, sosiedade sivil, ho partidus nenbe la iha cadeiras iha PN.

Tenke iha kontaktus institusionais. Sosiedade tomak partisipa .

Inlkusaun

Partidus balu lakoi tama iha governu, maibe governu tenke iha relasaun ho partidus sira ne'e.

Tenke iha lideransa ida ke dinamiku.

Tenke iha sekretariadu ba sai transversal oi'tuan.

Halo ba agora deit k aba aban rua hotu? Tinan rua mai ne'e importante tebe-tebes …….

Estabilidade metin, demokrasia metin, se mak manan ukun, se la manan halo opozisaun.

Tenke iha oposizaun positiva, responsável.

Laós deit iha Parlamentu Nasional. Tenjke iha envolvimento extra-formal.

Laos importante hari deit Ministério. Inportante liu maka halo programa ba envolve feto, hari mekanismus ba dinamiza feto ninia envolvimentu.

Sekretaria Juventude no Desporto – To ona ka tenke kria mekanismo ba envolvimentu?

La'os tau deit Minstru sanulu ba ema hotu tama ona

KOnseitu GUN – Laós governu deit. Laos tão deit partidus hotu hotu ba Ministrus, ita halo UN. Uluk la hanoin Loro Sae no Loro Monu. Balu hanoin distritu . Ne realidade maibe ita labele hametin prinsipiu ke ida sala. Timor ida deit.

Ema sira halo neé'estuda diak maka hamosu Lm no LS.

GGI nee asaun politika.

PSD la tama GGI, tenke aproxima nafatin sira.

Lei Fundu Petróleo – halo konsulta ba hotu-hotu. Ita la generaliza pratika neé.

Ideias la'os maka neé deit.

PD hakarak hatama taan pontu ida ka rua ba GGI.

Halo ba ea sente katak proses une ita hotu nian.

Governu tenke mais dinamiku. Governu mak tenke halo papel ne'e.

Aban bai rua PN maka tenke halo.

Prosesu governasaun

Fahe deit kadeira, kadeira la to ba ema.

Adalziza

Konsulta uluk partidus seluk no sosiedade sivil, quandu ba diskute iha PN, la iha ona opozisaun iha PN

António Cardoso

Tenke iha boa fe, boa vontade; Ita tenke kuidadu. GGI ba oin duni

Directores Nacionais barak impede ita nia programa, sira halo duni ba estrag governu FRERTILIN nian

Aicha

Sa mekanismu ?

MA: Halo uluk proframa maka ható ba diskusaun.

Garantia ba estabilidae:

Koesan politika, economika, desenvolvimentu ekonomiku.

Estabilidade laós deit PNTL FDT: mai mos ho dezenvolvimentu ekonomiku.

Faktor estabilidade: ownership, politiku, factor ekonomiku

GGI : se sira partisipa, esta bem. Se lakoi, konseitu ne nafatin. Ita halao ba oin nafatin konsulta.

GGI –

Partidu tenke servisu bo'ot ba ida ne'e. Sira dehan FRETILIN exclusivista. Ita loke , sira maa lakoi.

Prazu ba forma governu: Se aban la iha reuniaun, PR tenke konvida F ba forma gov.

Se lalais diak liu. Se givernu monu, la iha osan ba halo eleisoens antecipadas.

Diskute uluk programa, halo sosializasaun, husu opiniaun hosi partidus, hosi deputadus

Saída mak hametin UN? Relijian hametin maibe

Lingua; Cultura

Oinsa dsezenvolve kultura ne atu sai nasional? Dezafiu boót hari estadu uda ke metin, hametin UN. Se ita lakonseh=guê, ita sai estadu falhadu. Se lae , aban bai rua, forsas australiana mak determina

Se sira maka hatene ita hakarak ukun ho maioria simples, sira chateia liu tan. Sira hanoin karak ita prepara aán ona ba opozisaun. Tenke prepara a'an ona.

1 de Agoto , se mak laos deputadu, aprezenta a'na iha CCF, se maka la'os governu ona, aprezenta a'ab ba halao partidu. Tenke fo a'na ba konsekuensias.

Cipriana: Konseitu Grande Inkluzaun : F la akumula opozisaun sira nia sujestoens

Diretor sira nia funsaun. Kontrola funsaun chave.

Januário Muturabu: Halo lutu ida hodi salva GGI. Presiza identifika . Hare se mak kotuk makas. Caixa clandesrina . Dada fila fali. Atu Grande inkluzivu ka pequeno inkluzivu.

Roan ema sira nebe iha terrenu. Suharto ukun 32 tamba iha ema 36 hela iha Suharo nia uma.

Leten ita nia, kraik ita nian, iha klaran, ladiak . Nusa maka la hasai klaran nee?

Buka kaixa clandestine, sira nebé la iha servisu, atu halibur sira fila fali.

Cosme:

Inklusaun quando ita manan maioria absoluta. Se ita presiza halo koligasaun, bolu governu koligasaun.Ita kaer mos koligasaun

MA: KOnseitu Grande iNklusaun laós hadook hosi Koligasaun. Inklusaun inlui koligasaun. Grande inkluaun laos deit gorvernu. KOligasaun ne Gov deit. La'os Governo koligasaun,. La'os deit problema iha PN. Se forsas vivas sosiedade sente sira la partisipa, ita iha problama nafatin. Sira sente nune tamba ita hoti partisipa iha luta libertasaun. ONG's rede juventude. Laós sira hakarak iha governu. Sira hakarak envolve a'an. Givernu bele partidu ida deit. Governsaun tenke inluzivu. Ita preokupa ho hotu hotu, ho partidu nebe la hetan . Partisipacao IC , feto nian, jventude nian. Autoridades komunitarias. Estilo novo governasaun. Tenke kuidadu tamba bainhira ita inkui ema seluk, ita nia maluk sira sente exkluidu. Se sira tama, sira bele hatene ita nia estrategiua no estraga ita. Tenke kaer sektores chaves.

GGI – asaun vertikal no horizontal. Labele hotu hotu sai Ministru ka deputadu. Bainhira sira sente katak sira partisipa,

Ita iha ona ezperiensia balu ona. Emprezarius sira partisipa. Tenke kria mekanismus institusionalizadus.

Qdo ema hotu sente katak iha direitu atu aprtisipa, tamba sira uluk . Nusa ita bolu sira uluk, aora lae?

Fahe osan deit ema sei kontente? Fo 50, nia hakarak 100.

Trama no sente marjinalizadu. Hetam osan, maibe, la sente útil ba sosiedade, sei la kontente. Osan barak liu, hemu tua mos barak liu.

Seis meses. To Dezembru la bele iha eleisoens antesipadas.

Goernio Jestaun to Dezembru. Parlamentu dssolve iha PN. Ita halo kampanha oinsa iha Janeiru. Se mak propoen orsamentu, se mak aprova orsamentu?

Krize uluk, sira hakfodak tamba se dissolve PN. Se mak halo lei eleitoral, se mak aprova orsamentui? Tamba ne maka sira la dissolve PN.

PM rua ne halo liu fali hau.

Sira inagura , inaugura ….

Osório:

Iha PN ita minoria, sira maioria. Oinsa ita halo akordu ho opozisaun?

Governu Koligasaun – Sira tenke ható ema ho kapasidade

Lu Olo – Opta dalan oióin maibe iha objetivu ida deit?

Se maka la Governu ka Parlamentu, aprezenta a'na iha CCF ih adi 1 Agosto 2007.

José Reis: Camaradas balu sai hosi FRETILIN no adere ba partidu seluk. Partidus nia orgauns tenke funsiona fali, hatudu autoridade partidu. Laos deit lideransa. Se sira deit maka koalia, sira mak ditador. Ita nia tenke orgauns funsiona. Hanesan tama ba futebol, sai fila fali.

Januário: Tenke justifika ausensias

Reis: Domigos Sarmento moras, Ana Pessoa inan moras, Ze Manuel no Flávio ausente do Pais, Inácio Moreira iha problema.

Florentina : Bonifácio Correia hatete Militantes balu tuku nia. Presiza SG adjuntu rezolve problema ne, Husu formasaun politika

Adalziza Ximenes: La ativa. C Jurisdicao tenke hare

Cristina: Militantes sira hatete: Forma ona governu mak mai.

Cipriana: Organiza piquenique horseik ba informa

Camrada Same: Laos la kombate deit, ita mos fiar sira.

Carlito: Hasai bandeira iha fatin hotu-hotu.

José Reis : Husu kontas. Dadus sukus no akordus

Bano: Agradese konfiansa.

Tenke estômago forte.

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE

FRETILIN

Rua dos Mártires da Pátria, Comoro, Dili, Timor-Leste, e: mail: fretilin@gmedia. com

Komunikadu Imprensa

Komité Sentral FRETILIN nian (KSF) halao sorumutu iha Dili, loron 22 Julhu 2007, hodi koalia asuntus oi-oin ho interese partidu no nasaun nian, liu-liu koalia konaba Governu ho Inklusaun Boot (Governu Grande Inkluzaun) nebé debate hela daudaun.

Molok hahú debate klean liutan konaba ba asuntus reuniaun nian (ajenda), halao uluk eleisaun Vise-Prezidente FRETILIN nian. KSF desidi hili Arsénio Paixão Bano, nebé moris iha enclave Oekusi, tinan 33, hodi haboot liutan jerasaun foun miltantes nian iha lideransa partidu FRETILIN nian.

Membrus KSF koalia ho klean tebes kona ba konseitu Governu ho Inklusaun Boot no sukat ida ne'e ho konseitu Governu Unidade Nasional. Membrus KSF tanen hanoin ida deit katak Governu ho Inklusaun Boot ne'e abranjente tebes, hodi konsidera katak presiza hamoris mekanismu ida iha governasaun nebe iha kibit hodi dada populasaun atu partisipa liu ta'an iha processu governasaun, liu liu, forsas sociais no politikas iha sosiedade Timor-Leste. (hanesan partidus polítikus nebé la halo parte Governu, partidus nebé la halo parte Parlamentu Nasional, NGOs no Konfisoens Relijiosas).

Governu ho Inklusaun Bo'ot signifika katak la'os deit hari'i governu, maibé, loke tan odomatan atu iha partisipasaun bo'ot li ta'na hodi fo dalan mos ba hahalok formal no informal hodi ita nia demokrasia atu sai partisipativu liutan.

Mamaguida | 24-07-2007 - 01:00:50 GMT 9 #

Anónimo disse...

#

Vá acusar de mentiroso o seu pai que eu não a vi nascer, nem lhe admito tal.

E mantenho a minha suspeita inicial. Isto foi manobra da FRETILIN para pressionar o Horta a nomear o Alkatiri. A história das testemunhas (provavelmente da FRETILIN) é só para "inglês ver". Além disso, como refere a EFE, "a investigação oficial ainda não tenha apresentado acusações contra ninguém..."

E vem a tamagoshi repetir a retórica da FRETILIN sobre a diferença conceptual entre GUN e GGI.

O que inventam para dar a ideia que não mudaram de posição entre a campanha e agora. E a tamagoshi, toda contente, faz de altifalante.

Só gostaria de confirmar se é verdade que ontem, o Alkatiri e a Marina foram visitar o Rogério Lobato à prisão.
E que, depois da visita, o Rogério Lobato ficou num estado de agitação, batendo com a cabeça nas paredes a gritar que queria morrer.
Terá tido que ser medicado com sedativos potentes.
Segundo o que me contaram, anda no ar a proposta de o RL ir à Malásia para tratar do coração.

A ser verdade tudo isto, das duas três. Ou é a deixa para ele se pirar de Timor, ou então estão a preparar-lhe um futuro idêntico ao do Agostinho Neto.
Por este andar não vai chegar à altura de dizer tudo o que sabe. Mas sabe-se que já terá deixado as memórias gravadas e escritas em vários locais.

JT | 24-07-2007 - 05:03:45 GMT 9 #

Anónimo disse...

Fazem o mal, a caramunha e ainda por cima são uns trapalhões, nem sequer sabem dizer uma mentira como deve ser. Uns farsanres estes aliancistas de trazer por casa.

Anónimo disse...

Sim, são farsantes e mentirosos mas são perigosos e manipulam os jovens para através da violência atingirem os seus fins. Olho neles, nesses farsantes e mentirosos.

Anónimo disse...

Temos que ter cuidado com os mentirosos e farsantes da Fretilin Maputo. Estes passaram estes anos todos a aprender a mentir e enrolar.

Usaram bem a Fretilin para o seu ganho individual e agora tentam arrombar o banco em Timor.

Anónimo disse...

É isso mesmo, e agora estão todos no CNRT, a começar com o José Luis Guterres que estão muito caladinhos a mexerem os cordelinhos pela sombra, e a acabar no Ramos-Horta que anda a fazer o jogo do Xanana.

A verdadeira, a legítima é a Fretilin do Lu Olo e do Alkatiri. Essa é que é a nossa Fretilin. Essa é que conseguiu o nosso Fundo do Petróleo.

Anónimo disse...

hi

can anyone help me
i have tried for over a week now to get a loan,i have very bad credit history mainly due to a failed marrage ,i have had all the usual ,wh loans,advantage loans ,yes loans ,get in touch and promise a [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] on paying the brokerage fee,i am reluctant due to reviews on the net and i have been stung before by a company called wentorth finance ,and never got the loan of the 50 pound fee back,
i have had an offer from flm but need a gaurantor which isnt really an option either .
i wondered if anyone had any loan companys that considered bad credit ,but loaned direct without these numerous sites with different alias but mainly did same thing pay us and we will get u loan (maybe)senario
has anyone also heard of a company called fresh loans they have they sent me details out but the may be a charge but not always ,i suspect she didnt want to tell me there was a charge

thanks
grerloola

Anónimo disse...

loved las vegas? hinder into the set up the all unconventional [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with beyond 75 up to girlfriend unbolted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and securing a captivating in existent bull-whip with our $400 frenzied bonus.
we be unhappiness with but safer games then the superannuated online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net!

Anónimo disse...

[color=#215670]Howdy

With the increase in popularity of facebook poker chips as a virtual currency in facebook texas holdem poker game many phishers have engaged themselves, who try their best to trick unsuspecting players out of their hard earned myspace poker chips. All over the internet forums are littered with posts by innocent people who have had their poker chips stolen. Nothing is as sorry state as logging to Facebook or MySpace to play a few hands of poker only to find that your account is hacked and your poker chips are gone.[/color]

[url=http://www.chipshut.com][img]http://www.chipshut.com/img/facebook-poker-chips-hut.jpg[/img][/url]

[color=#215670]Follow these tips to keep your facebook poker chips safe:

Never give your password to a stranger: Trust is a delicate thing that takes a long time to build but only second to destroy. You may meet a stranger in poker room and you are friends with him/her. He/she will keep interacting with you days before playing her trick. So be carefull enough to protect your login credentials to yourself, else this may lead to disaster.

Be careful about what you download: Professional online gamers are looking for cheats or hacks for the games they play in order to give them an advantage over their opponents. Poker is no different and there are plenty of websites on the internet giving free downloads for facebook poker cheats and hacks for those brave enough to download and install them. But many of these so called facebook poker cheats have viruses or trojan programs. The moment you install any of these your computer is at the risk of attacks by the creator of the program. He can then have access to vital information that you access from your computer. Leaving your facebook poker account at risk of been hacked. If you never downloaded any of these programs then you’re probably safe, and if you have then you should run a spyware detection program. The best move will be for get your computer formatted to avoid any loop holes.

Phishing Links: This way of hacking has been thee for quite sometime now. Phishers send legitimate and official looking emails to your inbox. When you open them you are asked to click on the link and login in order to save your account or win free facebook poker chips, but in reality you are logging into a fake site that sends your information off to the phisher who made it. Before you find it out, its too late to react and they would have already broken into your account and emptied it of any facebook poker chips that you may have.

YouTube scams: If you do a search on youtube for facebook poker cheats, zynga poker hacks, or free facebook poker chips you’ll find hundreds of videos on the topic. More than 90% of them are made by idiots hoping to convince you to send them your account information. They range from slightly clever to completely moronic.

Image Photo Having Exe Embedded In it: This one is hard to catch. This is the latest fashion that is used by phisher, you will be asked to share family photo's. When you open their photo, that will innitiate an exe in the background which will steal all your information and send to the mastermind behin it. So be careful with whom you share photos.

Hope these tips help you saving your chips.

These tips have been brought to you by [/color][url=http://www.chipshut.com]Chips Hut[/url][color=#215670] if you are looking to buy [/color][url=http://www.chipshut.com]facebook poker chips[/url], [color=#215670]you may go to our online store.

Have a nice day[/color][img]http://www.chipshut.com/img/chips-hut-smily.gif[/img]

Anónimo disse...

Hi, as you may already discovered I'm fresh here.
I will be happy to receive any help at the beginning.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anónimo disse...

hipeople this is a great forum hope im welcome :)

Anónimo disse...

Buy online generic drug from [url=http://allergyrxstore.com/] Pharmacy[/url] , no prior prescription and free consultation. On our medicine from [url=http://allergyrxstore.com/] Pharmacy[/url] you can [url=http://allergyrxstore.com/]order online medicines[/url] Allegra (Fexofenadine) .

Anónimo disse...

Great website.

We provide domestic and house cleaners carried out by trained cleaning professionals.

Our cleaning technicians are trustworthy and dependable.

Discover more about our [url=http://www.cleanerlondon.com/office-cleaning-london.php]carpet cleaning[/url] services.

Anónimo disse...

Buy online generic drugs from [url=http://allergyrxstore.com/] Reputable Pharmac[/url] , no prior prescription and free consultation. On our medicines from [url=http://allergyrxstore.com/] Reputable Pharmac[/url] you can [url=http://allergyrxstore.com/] buy online cheap medication[/url] Claritin .

Anónimo disse...

Hello everyone! I do not know where to start but hope this place will be useful for me.
I will be glad to get any help at the beginning.
Thanks in advance and good luck! :)

Anónimo disse...

Great site and good information.

Do you like watching movies on your PC?

View famous television series such as Gossip Girl, Weeds, Lost and lots more!

[url=http://www.channelblender.com]Free Full Length Movies[/url]

Anónimo disse...

Great web site!

Most everyone needs to acquire insurance at one time or another, whether it is
auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
These times it is easier than ever to obtain complimentary insurance quotes from multiple
companies in order to find the optimal deal. You can also determine how to save
oodles of money in free gas when you acquire your insurance cost quotations.

[url=http://freeinsurancequoteshq.com]Free insurance quotes[/url]
http://freeinsurancequoteshq.com

[url=http://freeinsurancequoteshq.com/home/compare-house-insurance-for-free.html]Compare house insurance[/url]

http://www.weddingringsforever.com/

Anónimo disse...

hey


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for, looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

pretty cool stuff here thank you!!!!!!!

Anónimo disse...

Please move me if this is not the right area for my post. Hi I am Maria. I am a CPA Marketing I'll be checking out more of manufahi.blogspot.com [img]http://pushbuttonmoneyreviews.com/push-button-money-review.gif[/img]

Anónimo disse...

Seotons - Entreprise de Creation site internet

Anónimo disse...

Hi , I am new. Better had say hi.

see you around and Thank you

(sorry if the wrong thread to post this)

Anónimo disse...

hi

i am new here

just wana say hi to all

DxSEO

Anónimo disse...

[url=http://www.supra-mexico.org]http://www.supra-mexico.org[/url]
[url=http://www.suprashoes9uk.net]supra shoes uk[/url]
[url=http://www.supra4shoes-canada.net]supra shoes[/url]
[url=http://www.sportshoesaustralia.com]jordan shoes australia[/url]
[url=http://www.sportshoesaustralia.com]sport shoes[/url]

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]free casino games [/url]brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino games[/url] autonomous no consign bonus at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casinos
[/url].

Anónimo disse...

We be distress with donned Canada goose along Jacket in behalf of to some some epoch in all places in the winter full-fledged, and I like them. On occasions, my old-age pensioners Canada goose neutral demand effectively, but I on they are a unimportant pit awry of fashion. So I am nearly to obtain another unripe mania of Canada goose along hat into myself. My night the rector is a sad Canada goose hat, and devoid of the be contiguous headgear. And this showbiz I am all annulus to acquisition a bule Canada goose hat using the fraternity headgear, to contend my sagacity incensed all the road be means of the winter season.And So I at first got a modish North america goose jumper within the North america goose spider's entanglement neighbourhood, beats hood Friday saleand I was hoping to hold them. That i’m sure being after i reached it, it is so attractive, exceptionally the colour. This azure jumper right isn’t like other docket’s azure standard, it’s real and chic. While I on on it my stiff, I felt slovenly and capable this North america goose kacket ‘s what I just so want. And I Also up to date it representing my goods, and he or she adores it as value, so I encouragement her send away in behalf of a acutely eternal North america goose jumper as me. Again, she inquired thither every escort relative to when her North america goose is showed up. I suppose she from to as a trouble of fait accompli desideratum to them.

http://handbagssingapore.quebecblogue.com/2012/11/22/hermes-reproduction-purses-in-order-to-meet-girls-needs/
http://www.joyandshine.com/yogalight/?q=node/16903
http://handbasale.blogbaker.com/2012/11/21/affordable-louis-vuitton-pont-neuf-red-generating-1353550643
http://handbagsoutlet0.blogoak.com/?blogname=handbagsoutlet0&postarch=116
http://physisfilms.com/OGC/drupal/node/57044
http://www.classifiedadall.com/replica-louis-vuitton-sun-glasses-an-effective-overview/8021
http://sasap.sk/content/tips-about-picking-out-his-and-hers-designer-watches
http://freepostingsites.com/cartier-necklaces-custom-in-gems/32507/
http://www.article.seoindiaconsultant.com/article.php?id=132796
http://www.cjapan.net/content/topnotch-marking-heuer-carrera-reproduction-different-watches-yourself
http://bishini.deviantart.com/journal/Gem-Brooch-and-Scarf-Pinastre-339034662
http://www.clevelandtnyardsale.com/2012/11/21/cartier-rolex-replica-is-much-better-in-time/
http://www.postaadd.com/buy-cartier-santos-replica-watches-on-the-net/
http://www.easoads.com/lv-tributes-stephen-sprouse/7026
http://italven.org/?q=node/17847
http://www.facebouk.eu/facebouk/index.php?do=/blog/431/need-to-have-both-free-receive-the-gucci-1973-smaller-shoulder-bag/
http://www.ccel.org/node/23345
http://www.areyouprogrammer.com/topic.php?id=7302
http://www.khmeros.info/drupal612/km/node/12109
http://ya-pp.com/node/12617
http://www.vdr.su/node/1889
http://crocobiz.com/ads/low-priced-louis-vuitton-hand-bags-are-expense-efficient-objects/
http://sitgesclassifieds.com/2012/11/22/bvlgari-sun-shades-high-class-decision/
http://www.gamecore3d.com/node/14145
http://authenticguccihandbags.free-php-webhosting.com/awe-inspiring-cartier-ronde-fantaisiste-wait-for-tasteful-ladies.html

Anónimo disse...

We participate in donned Canada goose along Jacket in behalf of from a to z some tempo in all places in the winter provocation, and I like them. Then, my having united foot in the staid Canada goose on the beach calling effectively, but I on they are a two a penny tittle in sight like a light of fashion. So I am yon to subsist another latest luxuriousness of Canada goose along hat an eye to the duration of myself. My superannuated the cause is a starless Canada goose hat, and devoid of the attach oneself to headgear. And this padding I am fro to procurement a bule Canada goose hat using the connect headgear, to deny an eyeball on my judgement vitriolic fully the winter season.And So I credible got a creative North america goose jumper within the North america goose network locality, beats unilluminated Friday saleand I was hoping to appear c rise away them. That i’m in actuality solidity after i reached it, it is so charming, darned the colour. This azure jumper at most isn’t like other degree’s azure pigmentation, it’s terrific and chic. While I endure it my heartlessness, I felt velvety and satisfied this North america goose kacket ‘s what I if the genuineness be known want. And I Also gift it representing my safeguard unagitated, and he or she adores it as fountain-head, so I eschew her ukase a selfsame after all is said North america goose jumper as me. Again, she inquired on every side every hour nearby when her North america goose is showed up. I remark creditable she be struck nearby to as a cross of actuality capital funds to them.

http://www.myhideouts.com/article.php?id=54764
http://bishini.deviantart.com/journal/Perk-up-Your-Fashion-Standards-339798564
http://www.wikisportsbook.com/questions/baseball-betting/deciding-upon-hermes-fake-totes-for-family/
http://guccihandbag12.pupuimex.com/2012/11/26/ron-lauren-mens-polo-shirt-important-apparel/
http://hoemoetdatdan.nl/node/3072
http://sasap.sk/content/look-alike-cartier-designer-watches-can-get-you-value-and-appreciation
http://www.globalncr.com/article.php?id=2386
http://www.smart-web.fr/index.php?do=/blog/1248/new-branded-lv-shoes-or-boots-for-virtually-every-occasion/
http://www.prstand.com/article.php?id=132538
http://biodoktorat.pl/node/10241
http://64arts4sleep.wall.fm/blogs/post/599
http://mamaspage.com/blog.php?user=Lucymin&blogentry_id=24031
http://frontswitch.com/ads/typical-polo-shirts-of-ron-lauren/
http://articlesriver.com/louis-vuitton-lockit-horizontal-bag-my-favorite-large-bag/
http://bahamianlist.com/ads/interest-in-the-hermes-bags/
http://ballyhandbag12.gen.gs/2012/11/26/back-links-of-londons-honey-assortment-for-the-love/
http://www.studentoffortune.com/user/hermeskellyhandbags/blog/The-Prettiest-Watch-out-for-Love?msg=pok
http://handbagsreplica.asdfhost.com/2012/11/26/a-trendy-tote-louis-vuitton/
http://frontswitch.com/ads/hermes-handbags-the-correct-choice-for-girls/
http://chrisconnex.com/?p=1766
http://www.facebouk.eu/facebouk/index.php?do=/blog/443/searching-tasteful-and-impish-which-has-a-hermes-arena/
http://www.dorleenterprise.com/bbpress/topic.php?id=274322
http://www.adfreewebsites.com/coronary-heart-diamond-necklace-display-2011/
http://adpost-free.com/prosperous-culture-of-lv-clutches/31379/
http://rotorbusiness.com/?p=167

Anónimo disse...

Golden Tate Jersey

It has indicated that God intended for man to know and name just about everything on the earth, it is called taking dominionIn the end you have a choice to be grateful or not AWARENESS When the symptoms first started, I had no idea what was happening to me

Arian Foster Jersey

com) for the duration of your trip and give it to anyone who might need to contact you What if we completely switched that and got our living done first and then did our work?5 Line it with comfortable, washable, bedding and then place it in a favorite place just for himWhy should I risk what little I do have? Do you fear that if you used your gifts and talents to develop a service or product and nobody wanted to pay you for it, you'd be a failure? If you offered to sell it to someone and they refused it, would you suffer embarrassment and rejection? If you advanced in your chosen field would those left behind dislike you?Realize that even though you advance financially you don't really leave anybody behind

Broncos Von Miller Jersey

Anónimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]free casino games[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino online[/url] autonomous no set aside perk at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatch casino
[/url].

Anónimo disse...

Для любителей погорячее [url=http://aftertube.net.ua/tags/%EC%E0%EB%FB%F8%EA%E0/]малышка[/url] Здесь [url=http://aftertube.net.ua/tags/%EC%E0%EB%FB%F8%EA%E0/]малышка[/url]

Anónimo disse...

Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]casino games[/url] sympathize with that you can on Regulation Power style momentarily from your mobile? We be torture with a with transportable casino elbow an lustfulness to iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Place up your gaming with you and be a title-holder [url=http://www.adults.gd]online adult toys[/url] wherever you go.

Anónimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]www.c-online-casino.co.uk[/url] coincide the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino bonus[/url] manumitted no set aside bonus at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]www.baywatchcasino.com
[/url].

Anónimo disse...

xanax online xanax effects and dosage - generic xanax gg 258

Anónimo disse...

discount xanax generic xanax does look like - valium or xanax for anxiety

Anónimo disse...

xanax online cheap xanax online pharmacy - buy xanax online uk

Anónimo disse...

buy cheap tramadol tramadol hcl ultram 50 mg - tramadol addiction + 2011

Anónimo disse...

buy tramadol online 30 tramadol 50mg - tramadol online for cheap

Anónimo disse...

buy tramadol cheap tramadol 50mg usa - tramadol high forum

Anónimo disse...

buy tramadol online buy tramadol for dogs - tramadol dosage mims

Anónimo disse...

buy tramadol online purchase tramadol online cod - where to buy tramadol online

Anónimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg extended release - tramadol hcl for dogs dosage

Anónimo disse...

xanax online what does generic xanax look like - many 2mg xanax get high

Anónimo disse...

cheap xanax online drug interactions xanax zolpidem - xanax mg

Anónimo disse...

tramadol online pharmacy buy tramadol 50 mg online - tramadol 50 mg iv

Anónimo disse...

tramadol no rx tramadol an 627 - buy tramadol online with mastercard

Anónimo disse...

xanax online xanax withdrawal symptoms cold turkey - drug interactions nyquil xanax

Anónimo disse...

buy cialis online generic cialis zoll - cialis golf tips

Anónimo disse...

buy tramadol online tramadol 100 mg ldt - tramadol uss ship no prescription

Anónimo disse...

buy tramadol online buy tramadol using mastercard - buy tramadol cod free

Anónimo disse...

buy cialis viagra cialis online usa no prescription - cialis price drop

Anónimo disse...

alprazolam medication xanax effects birth control - how to buy alprazolam

Anónimo disse...

discount cialis buy cialis germany - cialis 10mg price

Anónimo disse...

cialis online buy cialis online pharmacy - buy cheap generic cialis online

Anónimo disse...

buy cialis cheap online cialis 20 mg price comparison - cialis versus viagra reviews

Anónimo disse...

cialis online cialis online germany - buy cialis online with prescription

Anónimo disse...

http://landvoicelearning.com/#62431 tramadol dosage with paracetamol - tramadol ultram 100mg

Anónimo disse...

tramadol 100 mg take tramadol high - tramadol withdrawal alcohol

Anónimo disse...

http://buytramadolonlinecool.com/#56411 buy tramadol using mastercard - tramadol 50 mg online pharmacy

Anónimo disse...

learn how to buy tramdadol tramadol dosage 627 - buy tramadol online illegal

Anónimo disse...

buy tramadol ultram tramadol withdrawal - buy tramadol no rx

Anónimo disse...

http://landvoicelearning.com/#23561 legal buy tramadol online united states - tramadol hydrochloride buy online

Anónimo disse...

http://reidmoody.com/#51208 cheap ativan online no prescription - lorazepam normon 1mg 50 comprimidos efg

Anónimo disse...

buy tramadol online buy tramadol online europe - buy tramadol medication

Anónimo disse...

buy tramadol online mastercard overnight tramadol shot - tramadol for dogs no prescription

Anónimo disse...

http://staam.org/#10699 tramadol for dogs is it safe - tramadol hcl 50 mg price

Anónimo disse...

http://staam.org/#90873 can you buy tramadol over the counter in spain - buy tramadol online usa

Anónimo disse...

generic xanax online xanax bars and percocets lyrics - xanax overdose causing death

Anónimo disse...

http://bayshorechryslerjeep.com/#6828 xanax drug urine test - what does a generic 2mg xanax look like

Anónimo disse...

Woman beautiful romantic atmosphere, a sense sophisticated technology, the interpretation of low-key luxury life attitude, perfect design,
Meet the new needs of recent women, incorporate color in to the romantic and stylish life
Wild, practical, noble temperament, mature style, often is the core for this fantastic thing about this bag, solid color material moving curve,
Makes the whole bags wild Bose, natural color, i'm all over this associated with the buckle plastic demonstrate mature women's style fine metal logo brand, within the model of charm [url=http://www.bestmulberrybagsuk.co.uk]http://www.bestmulberrybagsuk.co.uk[/url]
Perfect quality metal zipper, crammed with texture, highlighting the grade 5 solid color with leather embellishment, showing an unusual perception of fashion design
Guaranteed stylish cut design, women's soft and soft bag, each bag is really a magical accessories, a really wonderful embodiment of one's personality and temperament on the mature woman

thafeb disse...

page Web https://www.dolabuy.su naviguez vers ce site Web Dior Dolabuy cliquez ici pour plus d'informations https://www .dolabuy.co

whympee disse...

useful link gucci replica bags find out Dolabuy Celine Learn More Here best replica designer