quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Dia Mundial da Criança, Crianças pedem aos pais para exterminarem a violência

Embora as crianças tenham o direito de viver num ambiente de paz a realidade demonstra o contrário, pois os pais muitas vezes usam a violência como método na educação dos filhos. O artigo 5, com 54 convenções simples, a Convenção de Direito das Crianças, ratificado pelo Estado de Timor-Leste no dia 10 de Dezembro de 2002, afirma que as famílias assumem a responsabilidade e o dever de educar os filhos sem uso de violência.

Baseada no artigo 5, Luciana Martins, estudante da Escola Secundária Colégio São José Balide, Aguida Sarmento, estudante da Pré-Secundária Cristal-Balide, e Domingos Moniz, estudante da Secundária SMU nº 4 Balide, afirmaram que os pais assumem a responsabilidade e o dever de educar os filhos sem recorrerem ao uso da violência, pelo que pedem aos pais para não utilizarem violência na educação dos filhos.

As crianças expressaram estas ideias ao Jornal Nacional Semanário recentemente, nas suas escolas, no âmbito do Dia Mundial da Criança.

Segundo o artigo 18, os pais assumem uma responsabilidade conjunta para dar atenção ao futuro dos filhos. Com base neste artigo, os pais ao educarem os filhos não devem ensiná-los com atitudes que os possam envolver em situações perigosas.

Luciana Martins, da Secundária de São José Díli, afirma que se os pais educarem os filhos com violência, isso demonstra a falta de interesse e de amor em relação aos filhos e é uma violação dos direitos das crianças.

«Os pais que andam sempre a bater aos filhos, devem prevenir essas atitudes porque podem destruir o futuro dos filhos», afirmou.

Relativamente à Convenção dos Direitos da Criança (CDC), no campo da saúde, afirma que quando os pais batem nos filhos irão destruir a saúde da criança, portanto os pais devem pensar em adoptar outros meios de educar os filhos, em vez de educá-los com o uso da violência. As atitudes de violência contra a criança são um crime que poderá destruir a potencialidade de cada uma delas.

Por outro lado, Domingos Moniz pede também aos professores que não usem a violência na educação dos alunos, porque neste momento Timor-Leste é um país independente, portanto não devem usar as atitudes do passado. Um educador deve ter um pensamento e um comportamento positivos para o futuro dos alunos em vez de recorrer à violência para esse fim. JNSemanário.

Sem comentários: