quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Júlio Tomás Pinto: «A reconstrução das F-FDTL é um passo importante»

O Secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto, afirma que a reconstrução da instituição F-FDTL é um passo importante para o Governo a fim de se reforçar no futuro e para servir melhor Timor-Leste.

Júlio Tomás Pinto referiu-se a esta questão ao Jornal Nacional Semanário recentemente no seu Gabinete, Palácio do Governo, quando questionado sobre o plano do Secretário de Estado da Defesa para a reestruturação da instituição F-FDTL.

O Secretário de Estado adiantou que o plano, neste momento, prevê como um assunto importante a consolidação da Instituição F-FDTL

«O nosso programa prioritário é ver um mecanismo favorável para consolidar a Instituição F-FDTL, para ser uma Instituição que possa servir Timor-Leste. Neste momento estamos a preparar o esboço de lei para regularizar os soldados a fim de poderem exercerem as suas funções», salientou Júlio Pinto.

Adiantou que outro programa é a construção de 100 casas em Hera destinadas aos soldados das F-FDTL, e está na fase de preparação. A manutenção das casas já existentes e a preparação de salários é um programa importante que deve também ter atenção. A política neste momento é criar condições para que os soldados possam exercer melhor as suas funções.

Outro serviço é a cooperação com o Secretário de Estado da Segurança para estabelecer a Polícia Militar e a Polícia que garante a Lei e a Ordem para que os seus membros possam desempenhar melhor as suas funções. «Neste momento, em cooperação com o Secretário do Estado de Segurança, estamos a ver qual é o tipo de polícia, que tipo de Polícia Militar e que tipo de Polícia semi-militar podem servir Timor-Leste. Estes tipos de polícia serão regularizados para servir o País segundo os regulamentos em vigor», referiu. Estes assuntos estão a ser tratados, incluindo como dar atenção à questão da segurança no futuro.

«Penso que para a Polícia Militar não serão escolhidos membros da PNTL mas das F-FDTL, para prestarem atenção aos elementos das F-FDTL que não desempenham as suas funções segundo a Lei e a Ordem que vigoram no País. Este plano prevê, como tinha dito, que os membros sejam escolhidos para tomarem medidas em relação a outros elementos das F-FDTL que não cumprem os regulamentos», explicou.

Outro plano é estabelecer boas relações com secretários de Estado da Defesa de outros países, a fim de consolidar a Instituição F-FDTL. O Secretário de Estado da Defesa de Portugal visitará Timor-Leste para ver a Instituição F-FDTL no futuro. Este plano é um programa prioritário para o Governo actual realizar no País. JNSemanário.

Sem comentários: