terça-feira, 6 de novembro de 2007

Recolha de livros para Timor e S. Tomé

2007-11-05
Até ao final do mês de Novembro está a decorrer uma campanha de recolha de livros para Timor Leste e S. Tomé e Príncipe.
A iniciativa está a ser organizada pelo Núcleo de Estudos Literários e Artísticos (NELA) e pelo Gabinete Cultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

A campanha, de acordo com a nota enviada à comunicação social, pretende possibilitar "o conhecimento e divulgação da língua portuguesa e das literaturas que a utilizam". Os volumes terão como destino a biblioteca da escola portuguesa em Díli (ainda em formação) e instituições de solidariedade social em S. Tomé e Príncipe.

Os organizadores referem que podem ser entregues, até ao dia 30 de Novembro, na Secretaria da Escola Superior de Educação do Porto, livros novos ou em segunda mão. Embora não se estabeleçam critérios para as áreas temáticas, apela-se, sobretudo, à oferta de exemplares dedicados à literatura para a infância e juventude.

mais:

Livros para a Biblioteca de uma Escola em Timor Leste

A história conta-se rapidamente. Um email de uma escola em Timor Leste, "com quase dois mil alunos e com uma biblioteca cujas prateleiras se encontram ainda vazias". Uma professora de História e Filosofia da Educação que, nesse ano lectivo de 2002-03, tem (não por acaso) um grupo de alunos a trabalhar sobre o papel da biblioteca na escola. A decisão de propor a esses alunos uma recolha de livros para enviar à dita escola timorense. A aceitação entusiasta da ideia, não apenas por aquele grupo de alunos mas por todos os alunos da turma de História e Filosofiada Educação. A elaboração expedita de cartazes e a sua afixação nas paredes da FCUL. A distribuição de caixotes para recolha de livros em lugares devidamente assinalados. A conjugação de boas vontades. A alegria de poder contribuir, ainda que muito modestamente, para superar um caso de flagrante injustiça face à Ideia de Escola que, secretamente, vai alimentando a nossa vida nas manhosas escolas que temos.
Neste Natal vamos ajudar a biblioteca de uma escola em Timor Leste

Sem comentários: