quinta-feira, 26 de julho de 2007

Timor Leste: Tropas australianas ficarão no Timor-Leste até o fim de 2008


Díli, 26 jul (EFE).- As tropas australianas que entraram no Timor-Leste no ano passado com autorização da ONU para ajudar o Governo a sufocar a violência e restabelecer a normalidade ficarão no país até o fim de 2008.
O primeiro-ministro australiano, John Howard, durante uma breve visita à antiga colônia portuguesa, acertou a permanência das tropas numa reunião com o presidente timorense, José Ramos Horta.

"Hoje, na conversa com o primeiro-ministro, pedi que as forças australianas fiquem até o fim de 2008. Podemos fazer uma revisão anual em termos de tamanho e números", disse Ramos Horta.

O líder timorense agradeceu o compromisso da Austrália com seu povo e suas aspirações de independência.

Howard, quem hoje completou 68 anos, lembrou que as tropas se encontram no país com mandato da ONU, para ajudar os timorenses.

"O Timor-Leste tem um lugar especial no coração de muitos australianos. Estaremos aqui pelo tempo que nos pedirem. E o melhor para o povo do Timor-Leste é querer que permaneçamos aqui, obviamente com autorização da ONU. O nosso propósito é estabilizar a situação", afirmou Howard.

A nação atravessa uma delicada situação, sem sair completamente da crise política aberta em 2006. Nas eleições legislativas de 30 de junho, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) venceu com 21 deputados. A maioria é insuficiente para governar com segurança num Parlamento unicameral de 65 cadeiras.

Ramos Horta disse ontem que anunciará na próxima semana o partido encarregado de formar um Governo. EFE flg mf

3 comentários:

Anónimo disse...

A nação atravessa uma delicada situação, sem sair completamente da crise política aberta em 2006 causada pela Fretelin com a distribuicao de armas a civis e provocar a divisao de "LoroMono contra Loro'sae".

Nas eleições legislativas de 30 de junho, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) venceu com 21 deputados. A maioria é insuficiente para governar com segurança num Parlamento unicameral de 65 cadeiras.

No entanto Alkatiri quer forcosamente formar um governo de Fretelin indo contra o Artigo 106 e 85 da Constituicao.

AMP (Alianca com Maioria Parlamentar) formado pelos quatro partidos CNRT, PD,ASDT e PSD, estao prontos para governar com maioria parlamentar como diz a Constituicao.

O Presidente da Republica e Nobel de Paz vai convidar AMP.

Certeza.

Anónimo disse...

A crise política começou com o apoio que o então PR Xanana deu aos peticionários (Gastão Salsinha, Tata, Tilman) a que se associou o Reinado e o Paulo Martins, então o Comandante-geral da PNTL. E as únicas armas à solta continuam a ser as que estes roubaram bem como as que o Paulo Martins deu a uns tantos, incluindo o Railos, também aliado do Xanana e do Horta.

Todos nos lembramos que foi também o Xanana quem deu voz à invencionice da divisão Lorosae/loromuno, invencionice essa também dos peticionários, ou melhor dos seus porta-vozes, nomeadamente o Salsinha.

A Fretilin apenas quer o respeito pelas regras da democracia e da Constituição – foi a mais votada compete-lhe o convite para formar governo.

A AMP não existe – há apenas um entendimento do bando dos quatro, nem sequer os partidos foram consultados.

O PR fará o que bem entender, mas com a falta de decisão que tem mostrado receio que tenha recebido mais uma ordem do Howard.

Anónimo disse...

Claro que recebeu ordens do estupor do australiano e na quarta-feira já ficamos a saber. Cambada de vendidos o Horta e o Xanana. Estão-se marimbando para o património nacional só querem é fazer fretes aos australianos.