sexta-feira, 6 de julho de 2007

Timor: Xanana e Carrascalão formam aliança contra Fretilin




Cinco partidos da oposição de Timor-Leste formaram esta quinta-feira «uma aliança parlamentar com vista à formação de um governo» alternativo à Fretilin, partido que venceu as legislativas sem maioria absoluta, anunciou Mário Carrascalão à agência Lusa.

Contra a formação de um governo da Fretilin, que venceu as eleições de 30 de Junho com 29 por cento dos votos, juntaram-se o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do ex-Presidente da República Xanana Gusmão, a coligação ASDT/PSD, o Partido Democrático (PD), de Fernando «La Sama» de Araújo, e a UNDERTIM, do veterano Cornélio Gama «L7».

No conjunto, estes partidos obtiveram 54,1 por cento dos votos válidos nas legislativas.

«A Fretilin pode ir para a oposição», declarou à Lusa o presidente do Partido Social Democrata (PSD) e líder da coligação com a Associação Social Democrática Timorense (ASDT).

A aliança contra a Fretilin, será anunciada numa conferência de imprensa marcada para sexta-feira

Segundo Mário Carrascalão, a aliança anti-Fretilin conta também com «o apoio não escrito» do Partido de Unidade Nacional (PUN), liderado por Fernanda Borges, que obteve 4,5 por cento dos votos.

«Podemos garantir estabilidade que a Fretilin não pode», declarou o presidente do PSD sobre as razões que levaram à constituição desta plataforma parlamentar.

«Nós não participamos em coligações com a Fretilin e o CNRT é da mesma opinião», acrescentou o ex-governador de Timor sob a ocupação indonésia.

«A Fretilin tem menos de um terço dos eleitores», considerou ainda Mário Viegas Carrascalão.

O líder da ASDT/PSD afirmou ainda que «não está escolhido» o primeiro-ministro se a aliança for convidada a formar governo.

«Estamos abertos a discussões sempre no interesse nacional», concluiu.

Diário Digital / Lusa Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro e secretário-geral da Fretilin, afirmou hoje à Lusa que o seu partido "não abdica da vitória (obtida), em qualquer cenário".

05-07-2007 17:39:12

2 comentários:

Anónimo disse...

O que o Mari diz ou deixa de dizer ja nao parece contar para nada!

Agora, contrariamente ao que dizia antes, ja considera formar coligacao com o CNRT.

Ainda niguem lhe disse que e' demasiado tarde. Que o CNRT ja fez uma alianca com os outros partidos da oposica e detem a maioria parlamentar?

Que a unica solucao para a Fretilin agora e' ir para a oposicao?

Nao deixem ele fazer figuar de parvo e informem-no antes de ele lancar estes apelos desesperados porque nao lhe fica nada bem.

O que e' conselheiros da Fretilin andam a fazer? A dormir? Pelos vistos.

Anónimo disse...

fretelin andou a dormir estes cinco anos a gozar com o povo.
Agora eh a democracia em pleno em Timor Leste e Coligacao de CNRT que vai avancar porque estes tem mais poder que a fretelin.

Um governo ja para o povo nao mais sofrer.