segunda-feira, 26 de novembro de 2007

QUEM NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE!


XANANA GUSMÃO ERA LÍDER GPK, AGORA TRAIDOR
.
Ao falar do GPK que Xanana era e o Traidor que lhe foi atribuída após crise de 2006, aquece debates na média nacional e Internacional. Quando se defende que Xanana Gusmão é um líder carismático, herói da liberdade e o rosto visível da causa de Timor, muitos concordam comigo de certeza absoluta. Mas há sempre gente que quer basear nas pequenas histórias feitas nos últimos cinco anos como Presidente da República para inverter ou negar aquilo que Xanana era, chamando-lhe, Golpista, Oportunista que quer ser primeiro ministro a todo custo. O pior disso tudo é que o chamam "Traidor" por ter governado mal o País. Governou como, com poucos poderes?
.
Rezam as noticias dos últimos tempos que, Xanana Gusmão voltou a aparecer no público já não como Herói mas apenas um Golpista e Traidor. Dois estatutos opostos e injustificáveis se forem visto como líder carismático que Ele é. Mais que isso, muitos tratam-no como um homem choradinho que ninguém justificou porque chorou? Algo que no meu ver, poderia ter a ver com a fraca contribuição e colaboração dos outros (timorenses) no processo da luta mas que hoje pensam que são grandes líderes. Mas talvês choraria porque muitos se afastaram dele por ter tido optado caminhos diferentes para levar Timor a Independência (separação da frente armada da frente política; a passagem do CNRM para CNRT), em vez de seguir os velhos caminhos que os outros consideravam como melhores e que mais tarde se desistiriam (quase todos) para seguir outros novos caminhos cujos motivos prosseguir estudos para que mais tarde sejam grandes doutores que hoje em dia se acham mais inteligentes e os outros só supermi, traidores, autonomistas, etc por terem opinião contrário daquilo que os grandes doutores pensariam. É algo estranho para a nossa jovem democracia mas, enfim, talvez faziam na consolidação da democracia que todos pretendemos "democracia participativa e não democracia dirigida. Espero que não sejam essas razões que o levou a chorar. Mesmo assim, Xanana não irá ligar com isso.
.
Por um lado, Xanana Gusmão era considerado pelos Indonésios como Pemimpin GPK – Gerakan Pengacau Keamanan (Lider MPOP-Movimento Perturbador de Ordem Pública). Xanana não ligava com estes nomes GPK/MPOP porque sabia que os nomes não fizeram parte dos objectivos da luta. O que Xanana defendeu, foi a AUTO-DETERMINAÇÃO. O lógico que objectivo principal não deve ser desviado por ser tratado GPK/MPOP pelos inimigos.
Por outro lado, Xanana Gusmão, mais uma vez, é Traidor no pensamentos de algumas pessoas, principalmente, os políticos descontentes. Xanana percebe a naturalidade das coisas e não iria contestar de certeza a lado nenhum (nem no tribunal de recurso), porque não contribui para o bem-estar do povo e o interesse nacional. Como tal, aceita-se as discordâncias na democracia participativa mas não devem nem nunca esquecer que as opções politicas de Xanana Gusmão foram melhores e funcionavam com êxito sem grandes percalço até encurtou o processo de luta para apenas 24 anos, devia ser mais tempo se seguirmos os caminhos ditos radicais. Toda a gente entendeu isso, menos os políticos descontentes que percebera que Xanana aceitou ser líder do GPK para defender uma causa nacional; a Independência. Agora aceita ma mesma ser Traidor para libertar o povo dos perigos contidos no projecto de 50 anos de governação.
.
Se olharmos o gráfico do percurso de Xanana não está bem delineado pois, passou de Guerrilheiro (GPK) para Presidente da República, do Golpista para Traidor e, desceu ainda há pouco tempo para o Primeiro Ministro. Que desgraça, todo é descer, algo estranho para muitos que pensam pelo contrário na lógica de subida da carreira. A carreira de Xanana Gusmão não seguiu, exactamente, as linhas orientadoras da progressão da carreira estandardizados mas o decrescimento da carreira não é uma preocupação gritante. Mais vale continuar descer para manter Timor-Leste ERGUIDA e FIRME como um PAÍS LIVRE e INDEPENDENTE.
Na verdade, o líder da GPK que agora é TRAIDOR foi determinante na nossa história. Seria ilógico se alguém discordar comigo. Tudo isso quer nos dizer mais uma vez, o principal objectivo de Xanana Gusmão não foi a progressão da carreira mas sim, pretende deixar uma mensagem clara e exemplar para todos "MAIS VALE DESCER NA CARREIRA, DO QUE, PROGREDIR PARA AFUNDAR O PAÍS NA MISÉRIA".
Contudo, acredito que Xanana não ficará desanimado se quer com a aquisição desses novos nomes que o caracterizam pela negativa. Xanana Gusmão só queria servir um único patrão “o povo amado e sofredor." Ele continua a ser líder, defensor incansável e parte do povo amado e sofredor.
.
Depois de 1999, muitas pessoas por querer próprio ou por obrigação de outros tratavam-no herói, líder carismático ou pai da nação mas Xanana inverteu estas afirmações, dizendo que "os heróis foram aqueles tombaram e derramaram sangue para libertar a pátria." Daí está visto que ele (Xanana) nunca se assumiu como herói. Achava que o país não deve ficar só nas mãos de dele e disse "uma só pessoa, não pode mudar a história" (cipinang, set 1999). Por isso, é que ele decidiu ficar fora da Fretilin; por isso, é que ele não quis assumir qualquer cargo dentro dos órgãos de soberania criada a partir de 2002, porque acreditava que há os outros timorenses mais competentes e que fariam melhor para desenvolver o país "We must find other people who are more prepared to lead the country to a more prosperous future” (bbc, 2. Feb.2000).
Na verdade, para quem novo, não compreende a personalidade de Xanana mas na prática está tudo dito. Para ele, o sacrifício que fez não serviu de segunda intenção para assumir qualquer cargo importante. Era apenas uma contribuição parcial como um cidadão qualquer à nossa luta.
.
Em suma, na era da democracia cada um tem o direito de livre expressão. Pode-se dizer que Xanana é um líder carismático ou apenas um Traidor. Mas na minha opinião Xanana Gusmão é a única referência inegável da nossa história. Ele é o verdadeiro líder porque esteve, está e estará sempre presente nos bons e nos maus momentos com o povo amado e sofredor.
Acredito que Xanana não fugirá da missão confiada em liderar o IV Governo Constitucional, sabendo que não pelos interesses pessoais, mas sim, garantir o regresso sustentável dos refugiados às suas casas, resolução dos problemas e redescobrir o melhor caminho para onde Timor Leste deve seguir. Estou convicto que sim. Só um político ou líder de ocasião é que pode inverter esta realidade e tratá-lo Traidor.
.
Félix de Jesus - Coimbra, 14.09.2007/FORUM HAKSESUK - título TLN

2 comentários:

Anónimo disse...

xANANA NAO EH TRAIDOR.

Anónimo disse...

Um presente para quem faz anos hoje. Para os mais de 50.