segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Timor Leste: Muitas estudantes da Sociedade Salesiana São João Bosco foram violadas

Cerca de 100 timorenses atacaram e destruíram, na noite de sexta-feira, um convento-escola, em Baucau, na parte oriental de Timor-Leste, informa a Rádio Vaticante.

Durante o ataque, muitas estudantes foram violadas, entre elas, uma menina de apenas oito anos de idade, segundo relataram fontes da instituição.

O superior da Sociedade Salesiana de São João Bosco, Pe. Basílio Maria Ximenes, atribuiu o ataque a supostos militantes da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN), descontentes com a nomeação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro.

«Os jovens que atacaram o convento e a escola são militantes da FRETILIN. Meu pessoal e estudantes reconheceram alguns dos sujeitos que violentaram as estudantes no convento», denunciou o Padre Ximenes, explicando que os militantes da FRETLIN consideram os sacerdotes e religiosas da Igreja Católica como seus inimigos.

«Condeno esta tragédia porque ocorreu no convento, um lugar sagrado, e entre as meninas há uma de apenas oito anos», frisou o sacerdote.

A polícia de Baucau confirmou, entretanto, à agência EFE, o ataque ao convento-escola, informando ter instaurado um inquérito sobre o ataque.

A UNICEF condenou a destruição de várias escolas e outros centros educativos para crianças em Timor-Leste. O ano lectivo começou na segunda-feira, mas os distúrbios interromperam as aulas em pelo menos quatro distritos. Em Baucau, três escolas foram danificadas. Um incêndio arrasou o edifício «Child Friendly Space», que oferece educação pré-escolar e programas para jovens, administrado por uma ONG, com apoio da UNICEF.

Em Viqueque, uma criança morreu durante os ataques, informou um porta-voz do Governo, Hermenegildo Pereira. Esta é a primeira morte conhecida desde o início desta onda de violência, na semana passada, sendo que as Nações Unidas afirmam que já foram incendiadas 142 casas em Viqueque e Baucau. A polícia da ONU deteve quatro pessoas em Baucau. Anteontem em Díli, foram detidas outras 17.

7 comentários:

Anónimo disse...

Em 1975 ja faziam o mesmo, matavam, abusavam e enterravam vivo pessoas.

A fretilin nao e' um partido mas uma seita criminosa que por historia ja mata, viola e tortura pesoas.

Nao me admira que estes incidentes criminosas continuem enquanto fretilin existir porque eles tem uma fundacao criminosa.

Anónimo disse...

The United Nations strongly condemns attack on UN convoy in Baucau


Dili, August 11 2007 - The Special Representative of the Secretary-General for Timor-Leste has strongly condemned those behind an attack on a UN convoy travelling from Baucau to Viqueque.

The ambush on three UN vehicles was perpetrated by a group of people between the villages of Fatumaka and Gariuai. Personnel travelling in the convoy included four UNPol officers, two national police of Timor-Leste (PNTL) officers, an UNPol language assistant, two national staff members and an NGO worker.

During the incident, which involved stone throwing and reported gunshots at UN vehicles, one UNPol vehicle was also set ablaze by the criminal elements. There were no injuries.

SRSG Atul Khare has insisted that the perpetrators be brought to justice, and condemned all those involved in the incident including those who may have inspired it.

Mr Khare recalled that the United Nations and the international community are here to assist the Timorese people, and, having been through difficult times before in this country, will not be deterred by a few criminal elements who by their ill-considered actions are trying to tarnish the good name of the majority of Timorese.

UNPol continues to work with the Government, the F-FDTL and ISF to restore law and order in the area.

However, UNPol also recommends that members of the public should not travel on the road between Baucau and Viqueque till further notice.

Anónimo disse...

DECLARAÇÃO DA BANCADA SOBRE A CAMPANHA DE DIFAMAÇÃO EM CURSO CONTRA A FRETILIN

Sr Presidente do Parlamento Nacional, Excelência,
Ilustres Deputados,
Povo de Timor-Leste:

A bancada Parlamentar da FRETILIN apresenta-se hoje nesta sessão plenária para fazer ouvir a sua voz contra a campanha difamatória que está em curso.

A FRETILIN vê com grande preocupação o desenrolar de mais uma campanha orquestrada para espalhar o boato e o rumor em tudo semellhante ao que assistimos durante a crise, que eclodiu em Abril de 2006 e que determinou a constituição da Comissão de Inquérito Internacional.

Nessa altura, dizia-se as F-FDTL tinham cometido uma massacre em Taci-Tolu, maior que o massacre de Santa-Cruz. Alguns falavam em mais de 100 mortos outros “contaram” pelo menos 66 .

Os peticionários nessa altura andavam aterrorizados porque lhes fizeram crer que as F-FDTL tinham recebido ordens para os eliminar, um por um.

O comando das F-FDTL em particular o general Ruak, o coronel Lere Anan Timur e o tenente-coronel Falur Rate Laek eram apresentados como “mass murders” ou seja autores de genocidio.

A Bancada Parlamentar da FRETILIN vê com preocupação o desenrolar de manobras maquiavélicas tendentes a provocar a violência para justificar a violência e abrir caminho à instauração de um regime de ditadura onde as vozes discordantes são silenciadas, onde impera a lógica de “Quem não está comigo está contra mim” uma lógica que leva a ter como inimigos a abater, a todo o custo, os que não querem ser sub-servientes, os que não partilham a mesma visão do poder.

Sr Presidente do Parlamento Nacional, Excelência,
Ilustres Deputados,
Povo de Timor-Leste:

Na primeira declaração da Bancada Parlamentar a FRETILIN afirmou:

“ Vamos descer às bases para explicar ao eleitorado a nossa posição porque é nossa obrigação fazê-lo. Vamos informar porque não formamos Governo e assumimos a oposição.

Ao irmos ao encontro dos nossos eleitores explicaremos que o momento actual nos exige serenidade e calma, exige que lancemos mão dos meios legais existentes, mostrando sentido de Estado e respeito pela Democracia e pela Lei, que sempre caracterizou a FRETILIN.”

E a terminar a sua Declaração a Bancada da FRETILIN afirmou e citamos:

“Solicitamos o vosso apoio, para instruirem os militantes dos vossos partidos, para que se abstenham de fazer provocações e ter atitudes atentatórias à dignidade humana, apenas com base na diferença de filiação partidária.

Apelamos a todo o povo que permaneça calmo de forma a garantirmos a estabilidade e podermos desenvolver o país que todos nós amamos e pelo qual já tantos e tantos deram a vida e consentiram sacrifícios.”

E é isso que os Deputados da FRETILIN estão a fazer. Desceram às bases e começaram a explicar porque razão é que apesar de termos ganho as eleições, não formamos governo.
Fomos explicar porque é que o Partido que ganhou as eleições e é minoritário no Parlamento não forma Governo e porque é que aqueles que perderam as eleições, mas juntos têm a maioria no Parlamento vão passar a governar o país.

Sr Presidente do Parlamento Nacional, Excelência,
Ilustres Deputados:

Gostariamos que todos compreendessem, que se para uns isto é muito fácil de compreender, até porque os beneficia directamente, para largas dezenas de milhares de cidadãos timorenses, é complicado de perceber e aceitar. Por isso assumimos a responsabilidade de explicar a complexidade da situação ao nosso eleitorado e à comunidade em geral.

Mas, MAIS UMA VEZ fomos mal interpretados!

Quando nos encontravamos no distrito de Bobonaro a fazer o esclarecimento que se impunha elementos da auto-intitulada AMP difamavam a FRETILIN acusando-a de cometer crimes tais como apedrejar carros, incendiar edificios públicos, em Dili, Baucau, Lospalos, Viqueque e Oecusse.

Elementos da dita AMP acusam a FRETILIN de descer às bases para criar o anarquismo e fomentar a violência, para dividir o povo.

Pedem que a PNTL, a Unpol e a FSI actuem com firmeza contra os que cometem crimes, insinuando que a FRETILIN estaria por detrás destes, como resulta claro da Declaração que distribuiram e conforme propagandearam no bazar de sábado, em Maliana e que a Bancada Parlamentar anexa, solicitando a atenção dos Ilustres Deputados.

A referida Declaração é objectivamente difamatória e a nossa Bancada faz saber, que hoje mesmo, tratou de apresentar queixa crime contra os seus autores, por haver indícios bastantes do cometimento de um crime previsto e punido pelo artigo 311o do Código Penal em vigor.

A queixa crime foi apresentada contra os subscritores da Declaração:

Jacinto Viegas Vicente também conhecido por Roke, presidente do CNRT de Bobonaro;
Salomão da Cruz , presidente da ASDT de Bobonaro;
Amilcar de Sousa Tavares, presidente do PSD de Bobonaro;
Adriano João, presidente do PD e porta-voz da “AMP” de Bobonaro.

Sr Presidente do Parlamento Nacional, Excelência;

Ilustres Deputados;
Povo de Timor-Leste!

A Bancada da FRETILIN alerta para o rumor e o boato que agora, tal como antes, pessoas de mau carácter espalham. Dizem que a FRETILIN já matou um elemento da GNR para além, de ter queimado 10 carros da UNPOL. Espalham que a FRETILIN está a introduzir armamento através da fronteira e que se prepara para fazer uma insurreição geral armada para tomar o poder, que a FRETILIN violou crianças, menores de 8 anos de idade.

E, tal como o “massacre de Taci-Tolu”, que nunca teve lugar, alguns destes boatos já correm no estrangeiro, como se de factos se tratassem.

Povo de Timor-Leste!
NADA É MAIS FALSO!

Sr Presidente do Parlamento Nacional, Excelência,
Ilustres Deputados:

A FRETILIN através da sua Bancada Parlamentar e desta Magna Casa apela aos bons ofícios de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, orgão de soberania unipessoal, com plena legitimidade democrática, para que garanta que sejam feitas investigações de forma isenta, séria e profissional a todos os desmandos e actos criminosos que tiveram lugar em Dili, designadamente o fogo posto ao edifício das alfandegas e todos os outros incidentes graves como as alegadas violações que terão acontecido num “convento ?” em Baucau, bem como o fogo posto a mais de 250 casas na zona de Uatolari, distrito de Viqueque e noutros locais em Oecusse.

A Bancada da FRETILIN exige que a verdade seja reposta e os criminosos, sem excepção, sejam chamados à responsabilidade.

A FRETILIN receia que estejam a ser usados os métodos da KOPASSUS, de triste memória, em que os seus agentes cometiam crimes que depois atribuiam ao seu inimigo, para justificar a repressão e a brutalidade com que actuavam.

O nosso Povo merece viver em sossego e não podemos pactuar com desordeiros e criminosos.
Sr Presidente do Parlamento Nacional, Excelência,
Ilustres Deputados:

Vamos todos garantir que a democracia não possa ser posta em causa no país, por ninguém!
VIVA A UNIDADE NACIONAL!
VIVA A DEMOCRACIA!
VIVA TIMOR-LESTE INDEPENDENTE!
Pela Bancada de FRETILIN
..................................................
Aniceto Longuinhos Guterres Lopes
(Chefe da Bancada Parlamentar)

Anónimo disse...

UM DOS FRETILINS QUE VIOLARAM AS MENINAS DO ORFANATO EM BAUCAU APANHADO:
(ainda gritou viva Alkatiri e viva Luolo e viva Fretilin antes de ser apanhado?)

Um jovem de 16 anos foi detido domingo em Baucau, Timor-Leste, acusado de ter violado uma menor durante o ataque de sexta-feira ao orfanato salesiano da Baguia.



Basílio Maria Ximenes, superior da ordem dos salesianos, afirmou que o ataque foi perpetrado por cerca de uma centena de jovens, que violaram as alunas e destruíram a escola.

O ataque foi mais um acto de violência levado a cabo, depois de Ramos-Horta, presidente de Timor-Leste, ter nomeado Xanana Gusmão para o cargo de primeiro-ministro. Os incidentes destruíram cerca de 150 casas e ainda várias infra-estruturas públicas e privadas. Dezenas de pessoas já foram detidas.

Anónimo disse...

Como já era expectável, alguns media portugueses pegaram na salada-russa da Euronews e relataram hoje incidentes que têm ocorrido desde sexta-feira em Timor-Leste. Nisto se destacaram particularmente os medias do universo Balsemão - Lusa, Diário Digital, Expresso – e para ainda muito pior a SIC.
Em relação aos primeiros, o truque consiste na confusão entre um acto individual de violação - sempre reprovável – e um “ataque” seguindo aliás a linha do responsável Salesiano já antes denunciada, que retomam.

Em relação à Sic, basta ver o texto que mantém on-line:
“Publicação: 13-08-2007 11:51 | Última actualização: 13-08-2007 12:00

Violência em Timor controlada. Forças internacionais controlaram a situação, mas há milhares de deslocados. Depois de vários dias de violência, a situação em Timor-Leste está mais calma. A ajuda dos capacetes azuis foi essencial para o controlar da violência nas ruas, provocada pelos apoiantes da Fretilin.

Ao redor de Viqueque há cerca de 10 mil deslocados, enquanto que outros milhares de pessoas fugiram das cidades. De acordo com as autoridades locais, morreram ao todo 37 pessoas, entre elas uma criança. Há também registo de uma série de violações a crianças numa escola de Baucau neste fim-de-semana.

A onda de violência começou na semana passada, quando na terça-feira a coligação liderada por Xanana Gusmão foi escolhida para formar governo. A nomeação de Xanana Gusmão veio pôr fim às pretensões da Fretilin (que venceu em Junho as eleições legislativas) de liderar os destinos do país.

A escolha de Xanana foi feita pelo presidente timorense, Ramos-Horta, e veio desencadear uma reacção de forte violência por parte de grupos ligados à Fretilin, que levaram a cabo pilhagens, tiroteios e ataques às populações civis.

Coube às forças internacionais no terreno controlar a situação. Treze pessoas foram detidas, suspeitas de atacar uma coluna de viaturas das Nações Unidas. As autoridades policiais timorenses já garantiram que os responsáveis pela onda de violência foram identificados e presos.

O recém-formado governo de Xanana Gusmão tem agora de lidar com os problemas de milhares de deslocados. Espera-se que hoje comece a ser enviada ajuda humanitária para Baucau e Viqueque.”

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/070813_Violencia+em+Timor+chega+ao+fim.htm

Sublinho a total falta de profissionalismo de quem escreve estas flagrantíssimas mentiras: “De acordo com as autoridades locais, morreram ao todo 37 pessoas, entre elas uma criança. Há também registo de uma série de violações a crianças numa escola de Baucau neste fim-de-semana.”!!!

E como se isso já por si não fosse mau, foi com bastante indignação que acabei de ver na SIC-Notícias uma peça sobre a situação da segurança em Timor-Leste e em particular a amalgama que fizeram entre o acto - sempre reprovável, repito! - de um menor de 16 anos ter violado uma menor e as perturbações à ordem no país. E foi também foi com estupefacção que ouvi relatarem que "uma criança morreu em Viqueque e outras foram violadas em Baucau", tanto mais que ouviram autoridades – o vice-primeiro-ministro e um responsável da UnPol - que sobre isto não foram convidados a pronunciaram-se,

Em contrapartida achei bastante correctas e informativas as peças que a RTP e a TVI passaram nos respectivos noticiário das 13 horas.

Anónimo disse...

FRETILIN denuncia rumores e manifesta disponibilidade para participar em investigação conjunta sobre a violência

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado à Imprensa
12 de Agosto de 2007

FRETILIN denuncia rumores e manifesta disponibilidade para participar em investigação conjunta sobre a violência

A FRETILIN manifestou hoje a sua disponibilidade para participar numa investigação conjunta com funcionários das Nações Unidas sobre os relatos politicamente motivados relativos à violência em Timor-Leste, incluindo o ataque a uma caravana das Nações Unidas na passada sexta-feira, 10 de Agosto.


O Vice-Presidente da FRETILIN, Arsénio Bano, afirmou que o partido envidará todos os esforços para apoiar uma investigação conjunta com a Missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) com o objectivo de estabelecer os factos e prevenir a continuidade da violência.


“Condenamos todo e qualquer acto de violência e, mais uma vez, apelamos aos nossos apoiantes bem como aos de outros partidos para exercerem o seu direito legal de manifestação por meios pacíficos”, declarou Arsénio Bano.


Afirmou ainda que opositores da FRETILIN estão a disseminar rumores e boatos com o objectivo de enlamear a imagem da FRETILIN.


“Denunciamos em particular o rumor relatado pela comunicação social estrangeira de que membros da FRETILIN estão a distribuir armas com o objectivo de realizar uma insurreição armada. É inteiramente falso!


Foram disseminados rumores semelhantes no decurso do ano passado com o objectivo de subverter o governo da FRETILIN”.


Arsénio Bano afirmou que, aparentemente, o ataque perpetrado na passada sexta-feira contra veículos das Nações Unidas foi despoletado depois de a Polícia das Nações Unidas ter destruído panos e bandeiras de manifestantes pacíficos da FRETILIN.

“Apesar deste acto praticado pela Polícia das Nações Unidas ser de provocação extrema e ilegal, apelamos aos nossos apoiantes para absterem-se de qualquer reacção violenta”, afirmou Bano.

“Assiste-nos o direito legal de manifestação pacífica contra um governo ilegítimo que exclui o maior partido do país. Mantemos a nossa posição de que apenas um governo representativo de todos os partidos com assento parlamentar e chefiado por um primeiro-ministro independente poderá assegurar a estabilidade em Timor-Leste”.


Bano afirmou que a Polícia das Nações Unidas e as tropas estrangeiras que integram a Força Internacional de Estabilização estão a tomar uma posição bem mais rígida contra os apoiantes da FRETILIN do que a tomada contra os opositores da FRETILIN no período até à realização dos actos eleitorais.


“A UNPOL e a ISF limitaram-se a observar e nada fazer para por fim à perseguição violenta de apoiantes da FRETILIN em Ermera e noutros locais durante o ano transacto”, afirmou.


“Presentemente, a UNPOL e a ISF cercaram todos os campos de deslocados em Díli com o objectivo de impedir manifestações pacíficas contra o governo ilegítimo.


“O Presidente Ramos-Horta ameaçou despedir funcionários públicos que adiram a manifestações antigovernamentais apesar de o Presidente da República não deter qualquer poder constitucional que o permita fazer e apesar da inexistência de legislação que impeça um funcionário público de participar em acções de protestos quando realizadas para além do seu horário laboral”.


Arsénio Bano declarou que a FRETILIN está a realizar a sua própria investigação relativamente aos relatos divulgados pela comunicação social sobre a alegada violação de estudantes num convento na passada sexta-feira.


“Tudo leva a crer que foi perpetrado um acto de abuso em Baguia, no distrito de Baucau. Trata-se de um acto hediondo que condenamos veementemente. Foi um acto de cariz exclusivamente criminoso não estando relacionado de forma alguma com os problemas políticos existentes. O acto foi perpetrado por um jovem de 16 anos que outrora vivia no orfanato. Nenhuma relação existe com as acções da FRETILIN em Baguia. É um insulto reprovável e inadmissível afirmar que tal acto possa estar de uma qualquer forma relacionado com a FRETILIN”, declarou Arsénio Bano.

É a repetição descarada da campanha de descrédito que no ano passado certos órgãos de informação lançaram contra a FRETILIN”, concluiu Arsénio Bano.


Contactos:
Arsénio Bano, Vice-Presidente e membro da Comissão Política Nacional da FRETILIN, Telefone (+670) 733 9416 e-mail: fretilin.media@gmail.com

José Teixeira, deputado da FRETILIN (+670) 733 5060.

Anónimo disse...

Xanana é um ditador, usurpador, déspota, simulado, aldrabão que se apoderou ilegalmente do poder pois PERDEU, PERDEU, PERDEU e qum perde fica na oposição.

Fora com o governo do usurpador e déspota Xanana!

Fora com o governo do ladrão Xanana!

Foa com o governo do traidor Xanana!

Fora com o CNRT Austrália!