sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Timor Leste: Primeiro-ministro chinês felicita Xanana Gusmão


O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao seu homólogo timorense, Xanana Gusmão, após a tomada de posse de quarta-feira a sul de Díli, refere hoje a agência de notícias chinesa.

«Espero trabalhar com Xanana Gusmão para fazer avançar o desenvolvimento das trocas bilaterais e melhorar a cooperação em vários campos», disse Wen Jiabao.

Segundo a nota divulgada pela Nova China, o primeiro-ministro chinês afirmou ainda que o Governo comunista «valoriza as relações de amizade e cooperação que tem com Timor-Leste».

Xanana Gusmão tomou posse na quarta-feira como primeiro-ministro, chefiando o IV Governo Constitucional timorense.

O presidente Ramos Horta anunciou na segunda-feira a escolha de Xanana Gusmão para o cargo, após intensas negociações políticas em Díli, face ao resultado das legislativas de 30 de Junho passado.

A Fretilin, liderada por Mari Akatiri, venceu as eleições mas sem atingir maioria absoluta, tendo o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste, liderado por Xanana Gusmão, ficado em segundo lugar.

Contudo, a coligação pós-eleitoral formada pelo CNRT, e que integra o Partido Democrático, Partido Social-Democrata e a Associação Social-Democrata Timorense garantiu a maioria dos 65 assentos do Parlamento Nacional.

Sem comentários: