quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Polícia detém 17 pessoas após novos distúrbios no Timor-Leste

Díli, 23 ago (EFE).- Dezessete pessoas foram detidas hoje pela Polícia do Timor-Leste após distúrbios no distrito de Metinaro, no leste do país, nos quais foram incendiadas 26 casas, o que as autoridades atribuíram em princípio a "antigas rivalidades". Segundo o porta-voz da Polícia, inspetor Mateus Fernandes, membros da Polícia das Nações Unidas (UNPol) e da Polícia Nacional colaboraram na detenção dos suspeitos na localidade, a cerca de 30 quilômetros de Díli.

"O relatório preliminar que recebi sobre a violência em Metinaro é que antigas rivalidades entre os habitantes podem ser a causa da violência", disse Fernandes por telefone à Efe.

"A Polícia Nacional colaborou com a UNPol e a ISF (Força Internacional de Estabilização) para acalmar a violência, que infelizmente causou a destruição de 26 casas de pessoas inocentes", explicou o porta-voz.

Ele acrescentou que a Polícia deteve 17 pessoas suspeitas de participar dos distúrbios.

"Por enquanto não temos informações sobre mortos ou feridos", disse Fernandes.

Kedma Mascarenhas, porta-voz das Nações Unidas, confirmou as ações violentas em Metinaro. Mas disse que por enquanto não recebeu mais relatórios dos membros das forças internacionais no local.

Nas últimas semanas, várias localidades do Timor-Leste viveram confrontos e ações violentas, com a queima de dezenas de edifícios.

Os distúrbios foram atribuídos aos seguidores da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), descontentes com a escolha de Xanana Gusmão como primeiro-ministro. EFE flg mf

1 comentário:

Anónimo disse...

Fretilin criminosos continuam a destruir timor.