terça-feira, 21 de agosto de 2007

Timor Leste: Comboio do RESG, Dr. Atul Khare, foi assaltado


Um grupo desconhecido atacou a delegação do Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas em Timor-Leste, Dr. Atul Khare, no distrito de Baucau, numa zona que liga este distrito a Viqueque, no sábado passado, quando viajava de Baucau a Viqueque para aí observar directamente os acontecimentos de violência.

«Do acontecimento resultou o incêndio de uma viatura das Nações Unidas (ONU), tendo a Polícia conseguido capturar 9 suspeitos», afirmou o porta-voz da UNMIT, Alison Cooper, ao Jornal Nacional Semanário , no encontro na sede daquele organismo, em Obrigado Barracks, Caicoli, segunda-feira (13/8).

De acordo com Alison Cooper, o grupo desconhecido atacou a comitiva da ONU que viajou de Baucau para Viqueque e pretensas informações sobre vítimas mortais foram apenas rumores, sendo que as investigações continuam, até à data, a decorrer.

«As investigações continuam a decorrer para procurar outros suspeitos que assumam responsabilidade pelos seus actos. Estes actos de violência terão uma enorme consequência para os próprios suspeitos, neste momento actual e no futuro», concluiu Alison Cooper. JNSemanário.

3 comentários:

Anónimo disse...

O senhor Khare já deve ter começado a perceber que o povo não se deixa nem enganar nem intimidar. É bom que o senhor Khare comece a fazer as malas e que leve com ele os Australianos porque ninguém precisa deles por cá.

Anónimo disse...

Tropas Australianas provocam mais desassossego em Timor-Leste

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado de Imprensa
20 Agosto 2007

Tropas Australianas em Timor-Leste inflamaram uma situação já volátil ao arrancarem bandeiras da FRETILIN e limparem as costas com elas, disse hoje o Vice-Presidente da FRETILIN e deputado Arsénio Bano.

"O deitarem para o chão as bandeiras da FRETILIN é mais outra demonstração da natureza parcial da intervenção militar do governo de Howard em Timor Leste," disse Bano .

Disse que os incidentes ocorreram na parte leste do país em 18 de Agosto, em dois locais diferentes – Suco (região administrativa) Walili na estrada entre Baucau e Viqueque e na aldeia de Alala no distrito de Viqueque – onde os residentes tinham erguido a bandeira da FRETILIN em protesto contra o governo inconstitucional de José Alexandre Gusmão.

"Em Walili dois veículos militares Australianos cheios de soldados rasgaram uma bandeira da FRETILIN que tinha estado erguida na beira da estrada, limparam com ela as costas e continuaram caminho com a bandeira. A bandeira roubada foi devolvida mais tarde nesse dia por um capitão das forças armadas Australianas.

"Na aldeia Alala as tropas Australianas tentarem arrancar da corda uma bandeira da FRETILIN e depois passaram por cima dela .

"Condenamos estas acções extremamente provocatórias que têm inflamado uma situação já volátil. A bandeira da FRETILIN tem um enorme valor simbólico e emocional para o povo de Timor-Leste que vai para além dos membros e apoiantes da FRETILIN.

"Dezenas de milhares de pessoas morreram a lutar sob esta bandeira durante a luta pela independência, incluindo membros das famílias das pessoas que testemunharam quando a deitaram para o chão no Sábado .

"Os soldados Australianos insultaram os nossos mártires e toda a nação Timorense. A sua insensibilidade cultural e arrogância tipificam as operações militares Australianas na região do Pacífico."

Bano disse que os incidentes não podiam ser desculpados como acções de soldados individuais mal orientados.

"Os soldados seguem os exemplos dos seus oficiais e entendem os objectivos verdadeiros da intervenção parcial do governo de Howard em Timor-Leste, que teve um objectivo principal – a remoção do governo democráticamente eleito da FRETILIN e a sua substituição com o governo ilegítimo de José Alexandre Gusmão."

Por mais informação, por favor contacte:

Arsenio Bano (+670) 733 9416, FRETILIN Media (+670) 733 5060 ou

fretilin.media@gmail.com

Anónimo disse...

Continuam alguns a insistir na moda de em vez de se responder politicamente a decisões políticas remetê-las para os tribunais, mas nem por isso as decisões políticas deixam de o ser e é difícil encontrar uma decisão mais política do que a do PR da RDTL ao convidar para formar governo o partido que foi derrotado nas eleições, usurpando assim um legítimo e constitucional direito do partido mais votado que foi a Fretilin.

E é essa decisão política do PR da RDTL que está a ser contestada por largas fatias do eleitorado, pois há 76% do eleitorado de Timor-Leste que não aceita essa decisão.

Aliás a decisão é tão polémica que até o bispo de Baucau – conhecido apoiante não apenas do PR como do actual PM (usurpador do cargo) -, nada mais encontrou para a justificar do que o fraco argumento "O PR não é nenhuma criança, não tomou a decisão por causa de uma insónia “.Até parece que o bispo de Baucau já confunde o PR com o Papa, esse é que é suposto ser infalível.

Assim sendo, atrevo-me a subir a parada e lembro ao bispo de Baucau que a voz do povo é a voz de Deus.

E quanto aos conselhos de se baixar os braços e remeter a queixa para o tribunal, lembro apenas que esse é o mesmíssimo conselho que está a ser dado por gente tão interesseira quanto o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, o antigo PM da África do Sul do Apartheid, W. Klerk, até mesmo um antigo PM da Nova Zelândia e Director da OMC e of course, toda a media alinhada.

Mas a realidade é que a maioria do eleitorado tem um entendimento perfeito da lei e da sua Constituição e tem a dignidade e a combatividade para lutar contra a usurpação dos seus direitos e pela reposição da ordem democrática e estão a mostrar isso mesmo, para espanto de muita gente e até do bispo de Baucau, que apenas agora parecem estar a acordar para a realidade de os Timorenses serem adultos, terem uma imensa dignidade e uma grande combatividade.

E é melhor que se convençam disto mesmo, senão serão os pesadelos que não lhes darão noites sossegadas.