sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Timor Leste: E Timor villagers flee as pro-Fretilin militants attack







By Anne Barker

East Timor is facing a new humanitarian emergency, with hundreds of houses burnt in the country's east and more than 1,000 villagers fleeing to the mountains.

There are reports of some villagers being beaten for supporting the coalition parties now in government.

East Timor's main newspaper is reporting at least 600 houses have been burnt down in remote villages near Viqueque in the country's east.

It says pro-Fretilin militants went on a rampage yesterday burning every home of people suspected of voting for the political parties that are now in government.

It quoted some of the attackers yelling "long live Fretilin" as they torched house after house.

About 1,500 people have fled to the mountains with little or no food.

The report says many people were also beaten because of their political affiliations.

Locals have compared the violence to some of the atrocities inflicted by pro-Indonesian militias in 1999.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma pena ver um partido que diz lutar por Timor e defender os Timorense chegar a este ponto destruindo, queimando e matando o povo que diz querer defender.

Ja em 1975 a Fretilin fazia o mesmo, usando mesma tactica de intimidacao e destruicao dos bens e depois seguem-se os assassinatos politicos. Ate o primeiro Presidene de Timor, Francisco Xavier Amaral, foi preso e seus homens massacradso e enterrados vivos em valas comuns. Se a comunidade internacional nao comeca a condenar essas barbaridades e por os lideres da Fretilin responsaveis por esstas acoes criminosas, timor Leste pode ainda sofrer mais uma vez.

PARA A VIOLENCIA DA FRETILIN

Anónimo disse...

Está provado que sem democracia não há estabilidade nem ordem e muito menos paz.

Quando o poder é usurpado e quando põem no governo quem perdeu as eleições há desordens e violência.

Porque um povo com dignidade não aceita usurpações e injustiças.

Fora com os usurpadores do voto popular. Fora com o CNRT e os sus aliados na usurpação.

Anónimo disse...

Estão fartínhos de saber que em altura alguma a liderança da Fretilin concordou com a violência ou que encorajou os seus apoiantes para se engajarem em protestos violentos.

E também sabem que a liderança da Fretilin expressou a sua consternação com a destruição que se seguiu ao anúncio da decisão do PR e com a incapacidade da polícia da ONU e dos Australianos da ISF na contensão dessa mesmíssima violência.

Obviamente que alguns desses perpetradores de violência podem ser simpatizantes da Fretilin e que outros podem ser alguns dos mais de 75% que votaram contra Xanana e que não querem que ele governe o país.

Porque como também sabem já há muito tempo que o Xanana é considerado bastante divisionista e tem grandes culpas na crise de 2006, e no incitamento às tensões étnicas que daí resultaram e que agora estão novamente em fase aguda.

Quem semeia ventos colhe tempestades. Sempre.