quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Timor-Leste: Fretilin faltou a escola do Parlamento (Ami nia Titulo)



01.08.2007 - 20h48 Adelino Gomes

Eleitos da Fretilin deixaram de comparecer no Parlamento. Cimeira de Horta com Xanana Gusmão e Alcatiri adia decisão presidencial até sexta-feira.

Os deputados da Fretilin deixaram de comparecer no Parlamento nacional timorense, inviabilizando desta forma a constituição de um Governo saído das eleições de 30 de Junho.

A decisão foi tomada após a votação, esta terça-feira, que entregou os cinco lugares da mesa do Parlamento exclusivamente a membros da Aliança com Maioria Parlamentar (AMP).

Para regressar ao Parlamento, a Fretilin exige a satisfação de um “pacote de acordo” que passa pelo envolvimento desde partido na formação do próximo Governo, na mesa do Parlamento e na direcção das comissões parlamentares.

O primeiro efeito prático desta decisão da Fretilin foi o adiamento até sexta-feira, pelo Presidente Ramos Horta, do anúncio público do nome que iria dirigir o próximo Governo.

Esta quarta-feira, Ramos Horta chamou os líderes dos dois partidos mais votados nas eleições – Alcatiri (Fretilin) e Xanana Gusmão (CNRT) – numa última tentativa de reconciliação.

Nenhuma informação foi prestada publicamente sobre este encontro, mas o adiamento por Horta do anúncio da sua decisão indicia a esperança de alguma espécie de acordo ainda ser alcançado até lá.

O secretário-geral da Fretilin, Alcatiri, convocou uma conferência de imprensa para esta quinta-feira, na qual explicará as razões que levaram o seu partido a não comparecer no Parlamento.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nao admira Timor andou mal com a Fretilin no Governo.

Depois de uma grande incopetencia no Governo e saqueado pelo Presidente o Alkatiri ainda tem lata de se auto nomear como candidato a Primeiro Ministro.

FRETILIN SEM BOLAS

Anónimo disse...

Estes caciques que falam em nome dos deputados da oposição dos partidos que perderam e ficaram em 2º, 3º e 4º lugares fazem lembrar o então auto-denominado porta-voz dos peticionários o Gastão Salsinha que durante a crise do ano passado passou a vida a inventar pretextos para não se entender com o comando das F-FDTL e assim ter capital de queixa para os distúrbios que fizeram e que a Comissão dos Notáveis acabou por negar razões.

E os deputados desses partidos que perderam as eleições e ficaram em 2º, 3º e 4º lugares parecem carneiros a seguir os pastores e a enfiarem-se num buraco porque como são carneiros não pensam por cabeça própria e vão atrás dos outros, ceguinhos e burros como só os carneiros podem ser às vezes.

Esses caciques-pastores estão-se marimbando para a sorte dos carneiros em geral e dos seus em particular; apenas os faz mover os seus interesses mesquinhos, as suas ambições; o seu sectarismo, o seu espírito de vingança e apenas se querem desforrar agora do povo que não lhes deu a vitória.

Estes caciques-pastores mafiosos são muito perigosos pois querem vingar-se do povo por o povo não ter votado neles. Há que lhes travar o passo e mandá-los bugiar.

E é a altura de os carneiros que agora estão a seguir estes caciques-pastores mafiosos abrirem os olhos e não se enfiarem no buraco aonde esses caciques-pastores - Xanana, Amaral, Carrascalão e Lasama - os querem enterrar. É bom que vejam o que aconteceu aos peticionários que seguiram cegamente o Gastão Salsinha e que ficaram no desemprego.

Anónimo disse...

A distribuicao de Armas levou Rogerio Lobato, Vice Presidente da Fretilin para prisao a servir 7.5 anos. Rogerio tinha acusado a cumpplicidade de Alkatiri e Roque e mais outros.

E agora o Alkatiri ainda quer ser PM?

Onde estao os verdadeiros Fretilinos?

Anónimo disse...

Onde estao os Fretilinos amantes de paz, democracia,progresso e bem de Timor para todos?

Durante estes cinco anos de poder o govero Fretilin de Alkatiri so truxe misweria par Timor Leste.

MAUBERE QUER PAZ E DEMOCRACIA.

Anónimo disse...

Os que no ano passado aldrabaram os peticionários e os polícias e os usaram como carne para canhão para derrubar o Alkatiri e assaltar a casa do Comandante das F-FDTL, deixaram-nos cair e eles foram para o desemprego, enquanto alguns dos manipuladores abrigaram-se por detrás do Xanana e do Horta e são hoje deputados.

É muito nobre a tarefa dos deputados se a desempenharem para levar ao Parlamento as preocupações da população que os elegeu. Mas não é esse o entendimento de alguns dos manipuladores de militares e polícias e que foram eleitos para o Parlamento. O entendimento desses manipuladores é usarem o Parlamento para continuar a perseguir a Fretilin e os seus líderes e imporem a sua ditadura sectária e anti-nacional.

Há gente a quem o ódio contra a Fretilin os cega. Apenas têm um remédio – curem-se! - porque as obsessões são doenças que se forem tratadas a tempo têm cura.

A crise que esse manipuladores provocou no ano passado levou à morte de dezenas de Timorenses, à destruição de milhares de casas e a quase 200 mil deslocados havendo ainda mais de 100 mil. E trouxe muita dor e muito sofrimento e prejuízos incalculáveis à nação.

yanmaneee disse...

golden goose
kd 13
yeezy supply
jordan shoes
jordan 1 off white
birkin bag
yeezy
kd shoes
yeezy boost 350
chrome hearts store

mctele disse...

Learn More More hints my website Dolabuy Goyard check my blog check this

stisat disse...

jetez un œil à ces gars Prada Dolabuy passez sur ce site Web Balenciaga Dolabuy allez vers ces gars répliques de sacs gucci