segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Timor Leste: Jovem detido por violação

Um jovem de 16 anos foi detido domingo em Baucau, Timor-Leste, acusado de ter violado uma menor durante o ataque de sexta-feira ao orfanato salesiano da Baguia.

Basílio Maria Ximenes, superior da ordem dos salesianos, afirmou que o ataque foi perpetrado por cerca de uma centena de jovens, que violaram as alunas e destruíram a escola.

O ataque foi mais um acto de violência levado a cabo, depois de Ramos-Horta, presidente de Timor-Leste, ter nomeado Xanana Gusmão para o cargo de primeiro-ministro. Os incidentes destruíram cerca de 150 casas e ainda várias infra-estruturas públicas e privadas. Dezenas de pessoas já foram detidas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como já era expectável, alguns media portugueses pegaram na salada-russa da Euronews e relataram hoje incidentes que têm ocorrido desde sexta-feira em Timor-Leste. Nisto se destacaram particularmente os medias do universo Balsemão - Lusa, Diário Digital, Expresso – e para ainda muito pior a SIC.
Em relação aos primeiros, o truque consiste na confusão entre um acto individual de violação - sempre reprovável – e um “ataque” seguindo aliás a linha do responsável Salesiano já antes denunciada, que retomam.

Em relação à Sic, basta ver o texto que mantém on-line:
“Publicação: 13-08-2007 11:51 | Última actualização: 13-08-2007 12:00

Violência em Timor controlada. Forças internacionais controlaram a situação, mas há milhares de deslocados. Depois de vários dias de violência, a situação em Timor-Leste está mais calma. A ajuda dos capacetes azuis foi essencial para o controlar da violência nas ruas, provocada pelos apoiantes da Fretilin.

Ao redor de Viqueque há cerca de 10 mil deslocados, enquanto que outros milhares de pessoas fugiram das cidades. De acordo com as autoridades locais, morreram ao todo 37 pessoas, entre elas uma criança. Há também registo de uma série de violações a crianças numa escola de Baucau neste fim-de-semana.

A onda de violência começou na semana passada, quando na terça-feira a coligação liderada por Xanana Gusmão foi escolhida para formar governo. A nomeação de Xanana Gusmão veio pôr fim às pretensões da Fretilin (que venceu em Junho as eleições legislativas) de liderar os destinos do país.

A escolha de Xanana foi feita pelo presidente timorense, Ramos-Horta, e veio desencadear uma reacção de forte violência por parte de grupos ligados à Fretilin, que levaram a cabo pilhagens, tiroteios e ataques às populações civis.

Coube às forças internacionais no terreno controlar a situação. Treze pessoas foram detidas, suspeitas de atacar uma coluna de viaturas das Nações Unidas. As autoridades policiais timorenses já garantiram que os responsáveis pela onda de violência foram identificados e presos.

O recém-formado governo de Xanana Gusmão tem agora de lidar com os problemas de milhares de deslocados. Espera-se que hoje comece a ser enviada ajuda humanitária para Baucau e Viqueque.”

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/070813_Violencia+em+Timor+chega+ao+fim.htm

Sublinho a total falta de profissionalismo de quem escreve estas flagrantíssimas mentiras: “De acordo com as autoridades locais, morreram ao todo 37 pessoas, entre elas uma criança. Há também registo de uma série de violações a crianças numa escola de Baucau neste fim-de-semana.”!!!

E como se isso já por si não fosse mau, foi com bastante indignação que acabei de ver na SIC-Notícias uma peça sobre a situação da segurança em Timor-Leste e em particular a amalgama que fizeram entre o acto - sempre reprovável, repito! - de um menor de 16 anos ter violado uma menor e as perturbações à ordem no país. E foi também foi com estupefacção que ouvi relatarem que "uma criança morreu em Viqueque e outras foram violadas em Baucau", tanto mais que ouviram autoridades – o vice-primeiro-ministro e um responsável da UnPol - que sobre isto não foram convidados a pronunciaram-se,

Em contrapartida achei bastante correctas e informativas as peças que a RTP e a TVI passaram nos respectivos noticiário das 13 horas.

Anónimo disse...

FRETILIN denuncia rumores e manifesta disponibilidade para participar em investigação conjunta sobre a violência

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado à Imprensa
12 de Agosto de 2007

FRETILIN denuncia rumores e manifesta disponibilidade para participar em investigação conjunta sobre a violência

A FRETILIN manifestou hoje a sua disponibilidade para participar numa investigação conjunta com funcionários das Nações Unidas sobre os relatos politicamente motivados relativos à violência em Timor-Leste, incluindo o ataque a uma caravana das Nações Unidas na passada sexta-feira, 10 de Agosto.


O Vice-Presidente da FRETILIN, Arsénio Bano, afirmou que o partido envidará todos os esforços para apoiar uma investigação conjunta com a Missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) com o objectivo de estabelecer os factos e prevenir a continuidade da violência.


“Condenamos todo e qualquer acto de violência e, mais uma vez, apelamos aos nossos apoiantes bem como aos de outros partidos para exercerem o seu direito legal de manifestação por meios pacíficos”, declarou Arsénio Bano.


Afirmou ainda que opositores da FRETILIN estão a disseminar rumores e boatos com o objectivo de enlamear a imagem da FRETILIN.


“Denunciamos em particular o rumor relatado pela comunicação social estrangeira de que membros da FRETILIN estão a distribuir armas com o objectivo de realizar uma insurreição armada. É inteiramente falso!


Foram disseminados rumores semelhantes no decurso do ano passado com o objectivo de subverter o governo da FRETILIN”.


Arsénio Bano afirmou que, aparentemente, o ataque perpetrado na passada sexta-feira contra veículos das Nações Unidas foi despoletado depois de a Polícia das Nações Unidas ter destruído panos e bandeiras de manifestantes pacíficos da FRETILIN.

“Apesar deste acto praticado pela Polícia das Nações Unidas ser de provocação extrema e ilegal, apelamos aos nossos apoiantes para absterem-se de qualquer reacção violenta”, afirmou Bano.

“Assiste-nos o direito legal de manifestação pacífica contra um governo ilegítimo que exclui o maior partido do país. Mantemos a nossa posição de que apenas um governo representativo de todos os partidos com assento parlamentar e chefiado por um primeiro-ministro independente poderá assegurar a estabilidade em Timor-Leste”.


Bano afirmou que a Polícia das Nações Unidas e as tropas estrangeiras que integram a Força Internacional de Estabilização estão a tomar uma posição bem mais rígida contra os apoiantes da FRETILIN do que a tomada contra os opositores da FRETILIN no período até à realização dos actos eleitorais.


“A UNPOL e a ISF limitaram-se a observar e nada fazer para por fim à perseguição violenta de apoiantes da FRETILIN em Ermera e noutros locais durante o ano transacto”, afirmou.


“Presentemente, a UNPOL e a ISF cercaram todos os campos de deslocados em Díli com o objectivo de impedir manifestações pacíficas contra o governo ilegítimo.


“O Presidente Ramos-Horta ameaçou despedir funcionários públicos que adiram a manifestações antigovernamentais apesar de o Presidente da República não deter qualquer poder constitucional que o permita fazer e apesar da inexistência de legislação que impeça um funcionário público de participar em acções de protestos quando realizadas para além do seu horário laboral”.


Arsénio Bano declarou que a FRETILIN está a realizar a sua própria investigação relativamente aos relatos divulgados pela comunicação social sobre a alegada violação de estudantes num convento na passada sexta-feira.


“Tudo leva a crer que foi perpetrado um acto de abuso em Baguia, no distrito de Baucau. Trata-se de um acto hediondo que condenamos veementemente. Foi um acto de cariz exclusivamente criminoso não estando relacionado de forma alguma com os problemas políticos existentes. O acto foi perpetrado por um jovem de 16 anos que outrora vivia no orfanato. Nenhuma relação existe com as acções da FRETILIN em Baguia. É um insulto reprovável e inadmissível afirmar que tal acto possa estar de uma qualquer forma relacionado com a FRETILIN”, declarou Arsénio Bano.

É a repetição descarada da campanha de descrédito que no ano passado certos órgãos de informação lançaram contra a FRETILIN”, concluiu Arsénio Bano.


Contactos:
Arsénio Bano, Vice-Presidente e membro da Comissão Política Nacional da FRETILIN, Telefone (+670) 733 9416 e-mail: fretilin.media@gmail.com

José Teixeira, deputado da FRETILIN (+670) 733 5060.

Anónimo disse...

Xanana é um ditador, usurpador, déspota, simulado, aldrabão que se apoderou ilegalmente do poder pois PERDEU, PERDEU, PERDEU e qum perde fica na oposição.

Fora com o governo do usurpador e déspota Xanana!

Fora com o governo do ladrão Xanana!

Foa com o governo do traidor Xanana!

Fora com o CNRT Austrália!