quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Timor Leste: Mário Carrascalão afasta-se de um governo da AMP


O presidente do Partido Social Democrata (PSD) de Timor-Leste, Mário Viegas Carrascalão, anunciou hoje que decidiu afastar-se de um possível governo formado pela Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), de que o seu partido faz parte.

Na mesma conferência de imprensa, o presidente do PSD e outros líderes da AMP declararam que os quatro maiores partidos da oposição timorense rejeitam a proposta da Fretilin para um governo com primeiro-ministro independente.

«O problema não é com a Aliança, é com alguns partidos, sobretudo a Fretilin, que tem usado o meu nome para atrasar uma solução» do impasse político, explicou o presidente do PSD.

«O PSD mantém-se dentro da AMP e mantém os seus candidatos a integrar o governo da Aliança, mas sem Mário Carrascalão», afirmou o ex-governador timorense durante a ocupação indonésia.

Diário Digital / Lusa

02-08-2007 8:55:00

5 comentários:

Anónimo disse...

Os que no ano passado aldrabaram os peticionários e os polícias e os usaram como carne para canhão para derrubar o Alkatiri e assaltar a casa do Comandante das F-FDTL e do Ministro da Defesa, deixaram cair os peticionários e eles foram para o desemprego, enquanto alguns dos manipuladores se abrigaram por detrás do Xanana e do Horta e são hoje deputados.

É muito nobre a tarefa dos deputados se a desempenharem para levar ao Parlamento as preocupações da população que os elegeu. Mas não é esse o entendimento de alguns dos manipuladores de militares e polícias e que foram eleitos para o Parlamento. O entendimento desses manipuladores é usarem o Parlamento para continuar a perseguir a Fretilin e os seus líderes e imporem a sua ditadura sectária e anti-nacional.

Há gente a quem o ódio contra a Fretilin os cega. Apenas têm um remédio – curem-se! - porque as obsessões são doenças que se forem tratadas a tempo têm cura.

A crise que esse manipuladores provocaram no ano passado levou à morte de dezenas de Timorenses, à destruição de milhares de casas e a quase 200 mil deslocados havendo ainda mais de 100 mil. E trouxe muita dor e muito sofrimento e prejuízos incalculáveis à nação.

Mas os deslocados, as casas queimadas e as pilhagens nunca preocuparam nem o Horta nem o Xanana, aliás foram as armas que então usaram para derrubar o PM que até tinha a maioria absoluta.

Está de facto difícil consumarem o golpe até ao fim. A população quando deu a maioria à Fretilin mostrou-lhes que não queriam o afastamento da Fretilin do poder e eles não querem acatar a vontade da população.

Eles - Horta e Xanana - sabem que a Fretilin nunca alinharia nos esquemas deles de entregarem as riquezas de Timor aos estrangeiros.

Está na altura de se respeitar a vontade da população que deu a vitória nas urnas à Fretilin. Está na altura de respeitarem a decisão da Fretilin sobre a formação do governo.

Anónimo disse...

Os que o ano passado distribuiram armas para assassinar os adverssarios politicos encontram-se na prisao de Becora a cumprir 7.5 anos de prisao, um deles e' o Vice Presidente da Fretilin Rogerio Lobato.

Aldrabaram o povo e continuam a aldrabar o povo, e os seus cumplices estao constantemente a invadir todos os blogs com mesagens na continuacao de tortura do povo Timorense.

A verdade esta no Rogerio Lobato na cadeia de Becora a cumprir uma sentenca de 7.5 anos.

Ja e' tempo de um Governo AMP. Parem as macaquices da Fretilin.

AMP para governo.

Anónimo disse...

PM independente?

Se calhar Alkatiri esta a referir-se ao Leandro Isac que nao tem partido.

Se quiserem convidem me que sou independente. SO quero um odenado bem grande e quero o meu gabinete no hotel timor com servicos de 5 estrelas.

HAHAHAHAHAAAAAA

Anónimo disse...

Ainda bem que a Fretilin se mantém fiel aos seus princípios de defesa da soberania e da independência nacional. Porque se não se tivesse mantido ao longo dos 34 duríssimos anos da ocupação indonésia fiel ao seu princípio "Mate ka Moris, Ukun rasik a'an" (literalmente: Morto ou Vivo, Independência) e se também a sua liderança não estivesse consciente do risco de os militares Indonésios comprarem o movimento de independência Timorense durante o período da autonomia – que em 1993 Ramos Horta e Xanana Gusmão propuseram à comunidade internacional, à revelia da resistência e dos activistas – nunca Timor-Leste a teria alcançado.

E é esta independência e soberania que a Fretilin continua com persistência e paixão a defender hoje, pois continua ameaçada e frágil naquela tão bonita meia-ilha do Sudeste Asiático rodeada de vizinhos sem escrúpulos e gananciosos.

Anónimo disse...

Foi o próprio novo Presidente do Parlamento que há dias apresentou no Plenário as Declarações da Constituição das Bancadas Parlamentares.
Analisando-a vemos que há 9 bancadas parlamentares dos seguintes partidos: Fretilin, CNRT, PD, PSD, ASDT, PUN, UNDERTIM, KOTA e PPT.
E que cada uma tem os seguintes deputados:
Fretilin – 21
CNRT – 18
PD – 8
PSD – 6
ASDT – 5
PUN - 3
UNDERTIM – 2
KOTA – 1
PPT - 1

E que NÃO EXISTE a suposta AMP. Porque nem sequer foi a votos, ninguém votou nela. NÃO EXISTE, é uma fraude, uma burla. É apenas propaganda oca sem conteúdo.

A única coisa que vale são os resultados eleitorais e por eles se constata que é a Fretilin o mais votado, a quem o povo deu a força para governar e a mais ninguém.