quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Timor-Leste: Parlamento escolhe vice-presidentes


O parlamento timorense elegeu hoje os vice-presidentes, ambos da Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), um dia depois da escolha do presidente, Fernando «La Sama» de Araújo, a segunda figura na hierarquia do Estado.

Os deputados Vicente da Silva Guterres, do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), e Maria da Paixão de Jesus da Costa, da coligação Associação Social Democrática Timorense e Partido Social Democrata (ASDT/PSD), foram eleitos para as duas vice-presidências do parlamento.

Maria Terezinha da Silva Viegas, do CNRT, foi escolhida para secretária da mesa da assembleia.

Como vice-secretárias foram eleitas Maria da Costa Exposto (ASDT/PSD) e Teresa Maria de Carvalho, do Partido Democrático (PD), o terceiro partido da AMP.

A escolha dos vice-presidentes acontece também na véspera da data em que o Presidente da República, José Ramos-Horta, prometeu anunciar quem vai convidar para formar o IV Governo Constitucional de Timor-Leste.

A Fretilin, que venceu as eleições de 30 de Junho sem maioria absoluta, e a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), que agrupa o CNRT, a ASDT/PSD e o PD, conseguindo assim a maioria dos deputados, disputam o direito de serem chamadas a formar governo, cujo mandato é de cinco anos.

Diário Digital / Lusa

31-07-2007 13:45:00

6 comentários:

Anónimo disse...

Afinal a Aliança dos Mafiosos Populistas quer açambarcar todos os poderes apesar de ninguém ter votado nela. É a "demokracia" à moda do Xanana.

Anónimo disse...

Não apenas o Xanana foi de todos o mais derrotado como nem sequer reconhece que o é.

A democracia tem regras e implica convidar para formar governo quem ganhou as eleições.

Acabem-se com os esquemas mafiosos e cumpram-se as regras democráticas.

Anónimo disse...

Timor: Ramos Horta adia para sexta-feira indigitação novo PM
O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta, adiou hoje para sexta-feira a indigitação do novo primeiro-ministro (PM).

O pedido de adiamento foi apresentado a Ramos Horta pela Fretilin e a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP).

Diário Digital / Lusa

01-08-2007 8:01:00

Anónimo disse...

O Horta anda a empatar, empatar, empatar e só complica as coisas. Tinha a obrigação de já ter convidado a Fretilin para formar governo porque a Fretilin é o partido mais votado.

Anónimo disse...

E é ao PM que compete formar governo e a rigorosamente mais ninguém. Ao Horta apenas compete convidar o partido mais votado a indicar o PM e a dar-lhe posse e é ao PM depois de nomeado que compete formar o governo da forma que melhor entender porque é ele que depois tem de responder pelo que o governo fizer.

Mas o Horta mete-se a fazer o que não lhe compete e não faz o que é da sua competência.

E os derrotados das eleições queriam agora serem eles a desempenhar a função do Horta! Tivessem ganho as eleições.

Anónimo disse...

O Horta que se deixe de mariquices e convide mas é de imediato a FRetilin para formar governo.

A engonhar já se foi um mês. É tempo de fazer o convite e acabar com esta farsa. A Fretilin ganhou, é a Fretilin quem forma o governo.