quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Timor Leste: 'Se Mari sair, haverá derramamento de sangue!', 'Se Mari sair, Timor explode', 'Se Mari sair, haverá guerra!'.


UMA HISTORIA EM 8 CAPITULOS: Capitulo 5
Povo que eu respeito Membros da FRETILIN.

Todos sabemos e reconhecemos que a Fretilin saiu vitoriosa em Agosto de 2001. Se falarmos como deve ser, com o devido respeito pelos Partidos da oposição, a maioria FRETILIN foi quem fez a Constituição da RDTL, definindo o Estado de Direito Democrático.

Num Estado de Direito Democrático, de acordo com a Constituição, as Forças Armadas e a Polícia devem ser apartidárias, não devem defender nenhum partido. Mas, o que testemunhámos até hoje, é que a Policia está sob o controlo do Governo, e para dar de comer a mulher e filhos, não tem coragem para dizer 'não', quando recebe ordens do Ministro do Interior, e algumas vezes do próprio Primeiro-Ministro.

No passado dia 2 de Junho, antes da reunião do Conselho Superior de Defesa e Segurança, o Brigadeiro Taur falou comigo e disse: "Presidente, eu disse ao Dr. Roque Rodrigues, o vosso maior erro foi tentarem submeter as F-FDTL à FRETILIN." Naquele momento fiquei muito contente porque reencontrei-me com o meu Irmão que eu tinha perdido.

Os Serviços de Informação ou Inteligência, que se tornou na Inteligência do Partido, para escutarem a conversa do Presidente em Lospalos, e enviar 'sms' imediatamente ao Primeiro-Ministro, monitorarem as actividades dos Partidos da oposição e também enviarem 'sms' para o Primeiro-Ministro. Alguns jovens no Farol também viram algumas coisas. Enviaram 'sms' para o Primeiro- Ministro. Hoje em dia, porque não há trabalho, todos nós procuramos sobreviver. Se tivermos dinheiro, aproximamo-nos deles.

Toda a gente vê que isso está a acontecer no nosso país.

Há pouco tempo, numa reunião em Baucau, algumas pessoas diziam assim: "Xanana, 'assim mesmo', na guerra dividiu-nos. Finda a guerra continua a dividir-nos". Compreendo o sentido da palavra "fahe" [dividir]. O seu sentido, para os políticos e os intelectuais, correctamente, todo o Povo tem de entrar para a FRETILIN, Polícia, FDTL, funcionários, 'bisnis' [negócio], suco, aldeia, búfalos, formigas, árvores, ervas, todas as coisas têm de entrar para a FRETILIN. Timor-Leste é a FRETILIN, FRETILIN é Timor-Leste. Não pode existir outra coisa, não podem existir outras pessoas. É isso que explica 'Xanana divide Timor', por isso, 'Xanana tem que sair'. Como se dissesse que eu quero governar nos próximos 50 anos.

Encontrei-me com alguns, em 1991, em Díli, que me deram os parabéns porque defini uma estratégia política correcta em 1986, com a criação do CNRM. Hoje, encontraram uma cadeira no Governo, esperando ser amanhã, ou depois, ministro, e dizendo novamente que eu divido o Povo.



Querido Povo martirizado

Por isso mesmo, depois do Congresso da Fretilin, no passado mês de Maio, muitos ou alguns delegados receberam armas. Os Administradores de Distrito e subdistrito também ouviram dizer que alguns receberam armas. Por isso mesmo, vemos na televisão, ouvimos na rádio, lemos nos jornais, os políticos e os sábios que detêm o controlo desde a ponta do 'kuda talin' [as rédeas do cavalo], dizerem repetidamente que: 'Se Mari sair, haverá derramamento de sangue!', 'Se Mari sair, Timor explode', 'Se Mari sair, haverá guerra!'.

Talvez o Comandante seja Rogério. Os Membros do Comité Central viram-se Conselheiros Políticos, para a ideologia de 'Ran Nakfakar' [derramamento de sangue] e para a ideologia de 'Timor rahun' [Timor vai explodir]. O Vice-Presidente do Parlamento também já gosta de falar de 'guerra'. Já tem muito dinheiro então tem de falar de 'guerra'.

A História continua a evoluir, continua em movimento, e são os actos de todos nós que escrevem a história. Eurico Guterres, que todo o mundo conhece, acusado de ser assassino e outras acusações, ficou preso, nós todos pronunciamos o nome dele e todos nós o acusamos porque em Timor-Leste somos todos santos, somos todos heróis da Libertação, somos todos políticos governantes. Com efeito, é muito interessante !!!

Enquanto Eurico Guterres, no dia 26 de Maio passado, enviou um 'sms' pedindo aos nossos governantes para não fazer este povo sofrer tanto, os nossos governantes, alegremente, falam de 'ran sei nakfakar' [haverá derramamento de sangue], 'Timor sei rahun' [Timor há-de explodir], 'ita sei funu' [nós vamos à guerra].

A História avança, silenciosamente, continua em movimento, registando os nossos actos, os bons e os maus, os limpos e os sujos.

Ninguém poderá inventar a história, somos nós mesmos que estamos a fazer a nossa história, uma história triste que nos envergonha, e faz com que o povo sofra.

Eles talvez continuem a contar com as Falintil-FDTL. Mas com a prática deles, sujaram também o bom nome das F-FDTL. E eu acredito que as Falintil-FDTL, hoje, aguardam por mim, para nós podermos conversar. As Falintil-FDTL também erraram, mas erraram porque deram ouvidos a pessoas mal intencionadas, deram ouvidos a pessoas que não amam o povo, deram ouvidos a pessoas que tentam comprar a alma do povo. Durante os tempos da guerra de resistência nós dizíamos sempre: se as balas não matarem, o arroz e o supermi podem matar, as balas só podem matar o corpo, mas as rupias, o arroz e o supermi matam até a própria alma.

Hei-de vestir a farda de novo para de novo erguer o bom nome das Falintil-FDTL. Hei-de caminhar de novo com as Falintil, porque é Aswain do Povo [é o brio do Povo], mas que hoje chora, estão arrependidos, por não quererem escutar o seu Irmão mais velho, e escutaram só os que têm sede de sangue. Em 2000 eu saí das FALINTIL porque reconheci que as FALINTIL já haviam cumprido a sua missão sagrada de libertar a Pátria, e todos os seus membros já são crescidos, o que me permite deixá-los sozinhos para continuar a sua própria caminhada. Tal como no CNRT, em 2001, decidimos dissolver, para que cada um procure o seu lugar nesta nova caminhada de nação independente.

Mas eu estou pronto para caminhar de novo com todos eles e pedir desculpa ao Povo. Depois disso, todas as F-FDTL, desde o Brigadeiro General até aos novos soldados, farão Juramento ao Povo, dizendo que, enquanto militares, curvam-se perante a Constituição, respeitam as Leis, e nunca dependerão de um Partido, e darão garantias de liberdade e segurança à população, e respeitarão a Ordem Constitucional.

Os que têm sede de sangue e tentaram dividir a PNTL e atiçá-los uns contra outros, também farão Juramento ao Povo, que só se submeterão à Constituição, que defenderão a legalidade democrática e darão garantias de segurança interna para todo o povo e não se submeterão a um partido.

No dia 11 de Maio, Mari disse-me que desconfiava que o Rogério estivesse por detrás do 28 de Abril, porque não cumpriu a ordem do Mari para enviar a UIR de imediato para impedir os manifestantes.

Duas semanas depois, Rogério foi a Caicoli falar comigo. Eu disse-lhe: "Rogério, para citar o nome de Nicolau Lobato, devo dizer-te que eu estive juntamente com Nicolau nalguns dos momentos mais difíceis da guerra. As pessoas acusam-te de distribuir armas. Acredita ao menos em mim. Pensa bem, porque na guerra eu não perdi nenhum membro da minha família, tu perdeste a tua família toda. Nicolau com todos os teus irmãos, estão a olhar para nós, estão a chorar por causa das coisas que estão a acontecer. Eu sei que eles não querem isto".

Leia os Capitulos anteriores publicados abaixo.

5 comentários:

Anónimo disse...

'Se Mari sair, haverá derramamento de sangue!', 'Se Mari sair, Timor explode', 'Se Mari sair, haverá guerra!'.

Afinal foi o Xanana que andou a espalhar estas mentiras exactamente da mesma maneira que andou a espalhar as mentiras da divisão dos Lorosae-Loromuno, mas depois bate no peito e jura pelas alminhas que não é ele que as diz.

Mas é. Aqui está a prova. Quem andou tempos e tempos a espalhar ameaças e mentiras é mesmo este aldrabão do Xanana.

E agora percebemos todos que as espalhou para enganar o povo e tirar vantagens para si próprio.

Ele disse essas mentiras porque queria passar de Presidente a Primeiro-Ministro e foi assim que precisou de criar o partido dele.

Mas lixou-se. Mesmo com todas as mentiras que inventou o CNRT perdeu, a Fretilin ganhou e só é primeiro-ministro porque o Horta lhe pagou o favor e lhe deu ilegalmente e inconstitucionalmente o poder.

Anónimo disse...

Numa rápida pesquisa no google sobre a tal de Mitchell Philantróphic Trust" descobri que pertence há Trust Company Limited. E sobre esta, deixei o link no fim e entretanto traduzi o seguinte:

Trust Company Limited, conhecida como Trust, é um grupo de serviços financeiro Australiano, fornecedor de uma gama vasta de serviços a intermediários, instituições e indivíduos. A Trust tem orgulho das suas relações pessoais e da integridade que têm sido as marcas dos negócios da Trust há mais de 120 anos.

O Grupo Trust fornece uma gama de soluções financeiras de confiança:
Superannuation
Estate planning
Charitable services
Estate administration
Financial and retirement planning
Funds management
Managed accounts
Property and infrastructure custody
Securitisation
Structured finance
Responsible entity
http://www.trust.com.au/Content.aspx?topicID=30

Isto é o tal Steve vem ao serviço de um grupo financeiro Australiano no mercado desde o século XIX, quer dizer com mais de 120 anos de conhecimento em como esmifrar o alheio.

Anónimo disse...

No passado dia 2 de Junho, antes da reunião do Conselho Superior de Defesa e Segurança, o Brigadeiro Taur falou comigo e disse: "Presidente, eu disse ao Dr. Roque Rodrigues, o vosso maior erro foi tentarem submeter as F-FDTL à FRETILIN." Naquele momento fiquei muito contente porque reencontrei-me com o meu Irmão que eu tinha perdido.

Anónimo disse...

Há pouco tempo, numa reunião em Baucau, algumas pessoas diziam assim: "Xanana, 'assim mesmo', na guerra dividiu-nos. Finda a guerra continua a dividir-nos". Compreendo o sentido da palavra "fahe" [dividir]. O seu sentido, para os políticos e os intelectuais, correctamente, todo o Povo tem de entrar para a FRETILIN, Polícia, FDTL, funcionários, 'bisnis' [negócio], suco, aldeia, búfalos, formigas, árvores, ervas, todas as coisas têm de entrar para a FRETILIN. Timor-Leste é a FRETILIN, FRETILIN é Timor-Leste. Não pode existir outra coisa, não podem existir outras pessoas. É isso que explica 'Xanana divide Timor', por isso, 'Xanana tem que sair'. Como se dissesse que eu quero governar nos próximos 50 anos.

Anónimo disse...

Por isso mesmo, depois do Congresso da Fretilin, no passado mês de Maio, muitos ou alguns delegados receberam armas. Os Administradores de Distrito e subdistrito também ouviram dizer que alguns receberam armas. Por isso mesmo, vemos na televisão, ouvimos na rádio, lemos nos jornais, os políticos e os sábios que detêm o controlo desde a ponta do 'kuda talin' [as rédeas do cavalo], dizerem repetidamente que: 'Se Mari sair, haverá derramamento de sangue!', 'Se Mari sair, Timor explode', 'Se Mari sair, haverá guerra!'.

Talvez o Comandante seja Rogério. Os Membros do Comité Central viram-se Conselheiros Políticos, para a ideologia de 'Ran Nakfakar' [derramamento de sangue] e para a ideologia de 'Timor rahun' [Timor vai explodir]. O Vice-Presidente do Parlamento também já gosta de falar de 'guerra'. Já tem muito dinheiro então tem de falar de 'guerra'.