terça-feira, 21 de agosto de 2007

Timor Leste: “Será estabelecida uma prisão em Natarbora”

Ministra da Justiça, Dr.ª Lúcia Lobato:
“Será estabelecida uma prisão em Natarbora”

Em declarações ao JN Diário , no edifício do Ministério da Justiça, Caicoli, segunda-feira (13/8), a Ministra da Justiça, Lúcia Lobato, afirma que o novo Governo formado pela Aliança Maioria Parlamentar (AMP), através do Ministério da Justiça (MJ), tem nos seus planos a criação de uma prisão em Natarbora (Weberek). Assim, os prisioneiros poderão cultivar várzeas e hortas em vez de comer e dormir na prisão.

Lúcia Lobato explicou que a AMP tem o seu programa de cinco anos para estabelecer a Prisão de Natarbora (Ueberek), para que os prisioneiros possam trabalhar em conjunto com a comunidade da zona nas hortas e várzeas.

«Não se trata só estabelecer uma nova prisão. A AMP tem nos planos a reorganização do sistema judicial, como dos Tribunais e das Leis em vigor, incluindo a necessidade de fazer mudanças radicais. Ao longo de anos, surgiu uma grande crise na área da justiça, onde houve acusações de que a justiça era só para os líderes, não havendo justiça para o povo», disse Lúcia.

A Ministra afirma ainda que a AMP tem esta preocupação e apresentará estes planos no Parlamento Nacional (PN) para serem aprovados e pedir orçamento, segundo o plano de desenvolvimento.

«O mais específico é o plano de cinco anos. No primeiro ano, vou programar o que deverá ser feito, e segundo quais as prioridades durante cinco anos. Está incluído dar atenção aos serviços dos juízes, procuradores e defensores públicos, principalmente os serviços da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), da Unidade de Investigação Judiciária», explica a Ministra.

A ex-deputada do PSD acrecenta que neste momento estão a funcionar três Centros Prisionais (Baucau, Díli e Gleno), em condições bastante graves, porque quando detêm prisioneiros durante a noite, os mesmos poderão evadir-se da prisão na manhã seguinte.

Assim também fará mudanças dos uniformes dos funcionários da Guarda Prisional e dará formação adequada para garantir uma segurança máxima.

«Estabelecer-se-á uma prisão para as crianças que cometem algum crime. Assim, poderá melhorar-se a sua reabilitação mental, uma vez que quando são presas juntamente com adultos que cometeram crimes graves, esta situação poderá destruir a mentalidade das crianças», concluiu Lúcia. JNSemanário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta com a triste ideia da prisão para crianças vem directamente da Idade Média ou do Texas, pois é pelos States que as crianças são presas e até condenadas à morte. Prisão para Crianças? Já se viu maior barbaridade? E deste desumano disparate a santa igreja nada diz porque está de acordo? Bárbaros é o que são quem em vez de escolas constrói prisões para crianças!