segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Timor Leste: Xanan Gusmao Primeiro Ministro



Presidente de Republica Dr Jose Ramos Horta vai a anunciar, pelas cinco horas da tarde de Dili, Xanan Gusmao da AMP para o lugar de Primeiro Ministro e formar governo para os proximos cinco anos .

16 comentários:

Anónimo disse...

Maun Boot Xanana VIVA.

O Guerilheiro retoma posicao para reconstruir Timor Leste.

Como em 1980, nao tinhas ninguem mas em pouco tempo uma multidao te segiu e libertaste Timor do jugo dos Indonesios. Tu es o Moises de Timor mas Tu veras e gozaras da liberdade e paz e progresso prometido ao martirizado povo Timorense.

AMP Fretilin PUN UNTIM KOTA/PPT e todos outros, avanca juntos como um povo so na liderana do XANANA e Horta.

Anónimo disse...

Viva Xanana
Viva Horta
Viva Timor Leste

Anónimo disse...

"Não vai ser fácil daqui para a frente gerir politicamente o país e as expectativas do eleitorado, se estamos, logo à partida, a pôr em causa o estipulado na Constituição e começamos a pôr em causa o que nós próprios políticos dizemos sobre respeito da democracia e dos direitos", declarou Estanislau da Silva.

E tem toda a razão. porque se o PR convidar o Xanana que foi o maior derrotado das eleições, não apenas rouba a vitória à Fretilin como se comporta como um ditador que não respeitou os resultados eleitorais. E em vez de um ditador passamos a ter dois ditadores desavergonhados e usurpadores da vontade do povo expressa nas eleições.

J.Lagiosa disse...

Acompanho a partir de Portugal a vossa evolução política.
Agora que Xanana assume o lugar de Primeiro Ministro importa encontrar posições de concórdia para que seja possível reconstruir Timor Leste de uma vez por todas, consolidando os processos democráticos por forma a estabilizar a Democracia no país.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras dos deslocados:

«Xanana é revolucionário, mas com cérebro de John Howard e G.W.Bush»,

«Stop!!! Konsep Perang»

«Deputado Xanana tem que responsabilizar-se pela crise entre "lorosae" e "loromonu"»

«Os traidores não merecem governar»

«Queremos justiça para os autores dos crimes de 2006»

«Não concordamos que o Presidente da República inclua Xanana Gusmão como primeiro-ministro»

«Os deslocados não têm dignidade a viver debaixo de um toldo no seu próprio país».

"CNRT = Conselho Nacional da Revolta do Traidor»

«CNRT = Conselho Nacional da Recolha do Traidor»

«Traidor uma vez, traidor sempre»

Os «objectivos» da AMP são como «salvar os autonomistas, pisar o povo maubere, sobretudo o mais miúdo, alcançar uma nação capitalista e dar liberdade aos autores da crise»

«O filho do povo maubere precisa de um primeiro-ministro e não de uma pessoa choramingas como o irmão grande Xis»

Anónimo disse...

DECLARACAO - 6 de Agosto de 2007

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

DECLARAÇÃO

A Comissão Política Nacional da FRETILIN, orgão político-executivo do partido, reuniu hoje em Dili 06 de Agosto de 2007, decidiu tornar clara a posição da FRETILIN face ao convite do Presidente da República ao CNRT, o segundo partido mais votado, e os seus aliados para formar o Governo.

A FRETILIN sempre procurou interpretar racionalmente a mensagem do eleitorado logo depois do anúncio ou certificação formal feita pelo Tribunal de Recursos dos resultados eleitorais onde ficou evidente que ganhou as eleições. Deste modo a FRETILIN avançou desde o início com a proposta de um Governo de Grande Inclusão na linha defendida por S.E o Presidente da República.

A FRETILIN, uma vez mais, fazendo leitura correcta a mensagem vinda do eleitorado, apoiou sem equívocos a proposta do Governo de Grande Inclusão do Presidente da República. Contudo, manteve a posição de que o PM deveria ser indigitado pela FRETILIN, partido mais votado nas eleições parlamentares para ser em conformidade com os artigos 85 e 106 da Constituição da República Democrática de Timor-Leste.

Face a intransigência do CNRT e seus aliados e ainda no contexto do GGI, a FRETILIN voltou novamente a propor ao PR a indicação de um independente para liderar o Governo. Contudo essa mesma proposta foi igualmente rejeitada pelo CNRT e seus aliados.

Perante tal realidade, a FRETILIN considera que, para sermos fieis aos artigos conjugados nr. 85 e 106, da Constituição da República Democrática de Timor Leste, o Presidente da República deve convidar a FRETILIN para formar o governo e só na situação clara de rejeição do seu Programa pelo Parlamento Nacional, por duas vezes consecutivas, pode SE o PR convidar o Segundo Partido mais votado. Não sendo este o caso, a FRETILIN considera a decisão do PR de convidar o CNRT e seus aliados para formar o governo, uma decisão contrária a Constituição da RDTL e politicamente desrespeitadora das expectativas do eleitorado timorense que iam no sentido de todos trabalharmos em conjunto para reestabelecer a estabilidade que tanto almejamos e reforçar o Estado de Direito Democrático.

Como consequência, a FRETILIN declara que não cooperará com um Governo empossado à margem da Constituição mas, consciente das suas responsabilidades, tudo fará, ao seu alcance, para consciencializar todo o povo no sentido do mesmo poder combater por vias legais a usurpação do poder, contribuir para pôr fim a violência, restabelecer a Lei e a Ordem, restaurar a paz e a estabilidade.

A FRETILIN mutiplicar-se-á em acções legais no sentido de impor o respeito pela Constituição e pelas Leis da República Democrática de Timor-Leste e devolver ao povo a confiança no Sistema politico no nosso país.


A Luta Continua!

Dili, 6 de Agosto de 2007.

Francisco Guterres ( LU OLO ) Mari Bin Amude Alkatiri

Anónimo disse...

O PR da RDTL premiou a intransigência e o golpismo do Xanana e dos seus aliados, que perderam as eleições mas são por ele levados ao colo para o governo.

É um desrespeito da vontade e das expectativas do eleitorado que pretendia um governo de inclusão e nunca de exclusão.

É uma usurpação do poder por quem perdeu as eleições e que os timorenses devem combater pois apenas com a reposição dos direitos constitucionais e das leis da República pode haver estabilidade e paz.

Abaixo todos os golpes de Estado!

A luta continua!

Anónimo disse...

Osório Mauleki Confessa: Durante a Crise Algumas Pessoas Usaram o Kolimau 2000 para Fazer Política.
(Tradução)
Jornal Nacional Diário
Dili 6 Agosto 2007

O Secretário-Geral do PDRT (Partido Democrático Republicano Timorense) Osório Mauleki declarou que algumas pessoas usaram o grupo Kolimau 2000 em Abril de 2006 para fazer política quando usaram o grupo para se manifestar com os peticionários para derrubar o governo constitucional que era liderado pelo Dr. Mari Alkatiri.

Osório Muleki fez estes comentários num encontro do Comité Central da FRETILIN onde ele também participou em Delta Nova, Comoro, Dili no Somingo (4-8).

“Quero declarar publicamente que durante a crise houve gente que usou o Kolimau 2000 como uma cortina para desmantelar as bases da FRETILIN em várias localidades, mas isto é agora claro para nós e aprendemos agora com a nossa experiência e a nossa posição será clara no futuro,” disse Osório Mauleki.

Osório Mauleki acrescentou que sob a Constituição a FRETILIN tinha legitimidade para formar o governo.

De acordo com ele, se o Presidente persiste em convidar a AMP para formar governo então Timor-Leste será confrontado com outra crise que será muito maior do que a crise político-militar que recentemente ocorreu.

Por causa disso, o líder do Kolimau 2000 pediu ao Presidente da República para convidar a FRETILIN a formar governo, pois de outro modo haverá consequências das quais não poderá culpar mais ninguém e ele não emergirá como o anjo salvador.

Declarou ainda publicamente que as raízes do Kolimau 2000 são da FRETILIN e que já conhecem as tácticas políticas dos adversários da FRETILIN que sempre usaram para destruir a FRETILIN e que por causa disso o Kolimau 2000 não apoiará essas políticas sujas que foram usadas para derrubar o governo da FRETILIN em 2006.

De acordo com Osório o Kolimau 2000 conhece a política usada por essa gente que hoje berra justiça e democracia e quer emergir como os salvadores da nação, mas eles não estão interessados na justiça ou na verdade, eles gritam por posições no governo, e é por isso que eles dividiram a FRETILIN, as F-FDTL e os clandestinos.

“Dividirem-nos não foi o suficiente, depois dividiram as F-FDTL em grupos em conflito e hoje dividem os grupos de artes marciais de modo a usurpar o poder da FRETILIN para que depois da FRETILIN eles possam emergir como os anjos salvadores, e a FRETILIN como os diabos” disse Osório Mauleki.

“Eles falam de democracia, eles falam de justiça, mas no fim de contas eles escondem as suas ambições para roubar posições políticas por meio de métodos anti-democráticos, algo que ficou muito claro, e por causa disso, durante a crise a FRETILIN tornou-se a vítima, os clandestinos tornaram-se as vítimas, as Forças Armadas tornaram-se as vítimas, a favor dos interesses políticos de alguns dos nossos líderes”, disse Osório Mauleki.

Osório Mauleki sublinhou que apesar de o PDRT não ter ganho as eleições juntou-se à LDP com apenas uma ideia na mente, pedir ao Presidente da República para respeitar os valores democráticos para o período de governação 2007-2012 e dar o direito de governar ao partido que ganhou mesmo se por apenas uma pessoa.

Osório Mauleki que é também o secretário-geral do PDRT afirmou também publicamente que o Presidente da República e os líderes dos outros partidos políticos devem respeitar a constituição que está em vigor na nossa nação porque está escrito com toda a clareza nela que é o partido que ganhar mais votos nas eleições que forma o governo e indica o PM e que alianças ou coligações formadas depois das eleições não estão intituladas a formar o governo.

Acrescentou que a interpretação da lei é clara mas que líderes políticos querem inventar interpretações diferentes para dividirem o povo e levá-los à violência e a matarem-se uns aos outros.
http://timor-online.blogspot.com/2007/08/osrio-mauleki-confessa-durante-crise.html

Anónimo disse...

http://timorlorosaenacao.nireblog.com/

Anónimo disse...

A voz do povo é a voz de Deus:

Os «objectivos» da AMP são como «salvar os autonomistas, pisar o povo maubere, sobretudo o mais miúdo, alcançar uma nação capitalista e dar liberdade aos autores da crise»

«O filho do povo maubere precisa de um primeiro-ministro e não de uma pessoa choramingas como o irmão grande Xis»

«Os traidores não merecem governar»

Abaixo todos os choramingas de lágrimas de crocodilo!
Viva o Povo de Timor-Leste!
Viva a Fretilin!

Anónimo disse...

Tal como os deslocados que não têm nada a perder porque já lhes tiraram tudo, então por que não lutar?

Vamos, à luta amigos da Fretilin!

Anónimo disse...

Como diz o Lu-Olo «Timor-Leste abriu um precedente muito grave de violação flagrante da Constituição de forma que Timor-Leste está dividido. Antes, defendíamos a unidade nacional e do país e a nossa soberania. Com esta decisão do presidente Horta, ele violou a Constituição e o país está dividido»

E é indecente que tenham sido os PR’s da mais jovem democracia do mundo que tenham aberto esses graves precedentes de violação da Constituição e de usurpação do direito ao partido mais votado, a Fretilin, para formar governo.

E é imoral que a comunidade internacional sancione estas manobras do seu vizinho ganancioso para dividir o povo e assim com mais facilidade deitar mãos às riquezas naturais – ao petróleo e ao gás – do mar de Timor.

Como explica Lu-Olo «A FRETILIN rejeita totalmente este governo e vai continuar a combater no sentido de não cooperar com este governo inconstitucional, um governo que não serve para nada, um governo que viola a Constituição da República Democrática de Timor-Leste”.

E fazem eles muitíssimo bem! Vamos à luta, amigos da Fretilin!

Anónimo disse...

«A FRETILIN rejeita totalmente este governo e vai continuar a combater no sentido de não cooperar com este governo inconstitucional, um governo que não serve para nada, um governo que viola a Constituição da República Democrática de Timor-Leste», explicou Lu-Olo e prometeu ainda a abertura da «frente de luta» da FRETILIN «por vias legais» nomeadamente através de acções no parlamento.

«Temos 21 cadeiras com mais alguns aliados e vamos combater dentro do próprio parlamento e depois vamos abrir mais outras frentes de luta através de manifestações nos distritos, aqui mesmo em Díli».

Tal como os deslocados que não têm nada a perder porque já lhes tiraram tudo, então por que não lutar?

Vamos, à luta amigos da Fretilin! A luta é o caminho!

Anónimo disse...

Conseguirá alguém viver em paz quando é "ajudado" com injecções periódicas da guerra, tem a vizinhança a instilar quotidianamente veneno e calúnia, quando os que, dentro de casa, se dizem arautos da concórdia e da misericórdia - Xanana e Horta! - não aceitam ver beliscado - ao de leve que seja - o seu estatuto de privilegiados exclusivos, únicos portadores da verdade única?

Para quê escolhas democráticas quando roubam desavergonhadamente a vitória da Fretilin cujo único “crime” foi não servir os interesses dos poderosos, e particularmente dos gananciosos vizinhos estrangeiros?

As eleições apenas servem para homologar a presença nos órgãos de decisão de quem decide de acordo com os "donos do mundo", mesmo tendo-as perdido como perdeu clamorosamente o Xanana?

Muito mais que lamentável, tudo isto é um nojo, uma indignação, uma exigência de luta. Bem faz a Fretilin que não se acomoda e vai à luta!

Bem fazem todos os seguidores da Fretilin que não calam a sua revolta perante tão descarada usurpação dos seus votos que foram maioritários.

Nunca em Portugal – pese embora todas os recuos da nossa democracia – roubaram de forma tão acintosa o direito do mais votado formar governo.

Formaram-no com minorias Mário Soares, Cavaco Silva, António Guterres, Durão Barroso entre outros e o de Cavaco teve a mesma percentagem da Fretilin e teve também os partidos perdedores a exigirem do PR serem eles a formar governo e Mário Soares não cedeu!

É simplesmente vergonhoso que a comunidade internacional em geral e Portugal e a ONU em particular se calem, sancionando esta insensata e anti-democrática pouca-vergonha.

Isto é um autêntico roubo à mão armada à democracia depois de terem andado mais de um ano - com difamações, calúnias, violência, incêndios e pilhagens - a tentar roubar a honra do único partido Timorense que lutou durante 24 longos e duros anos pela libertação da sua pátria.

Como é que querem que sem democracia haja paz? Sem democracia nunca há paz!

Anónimo disse...

«Timor é um caso de sucesso que acabou em 20 de Maio de 2002» esta é a frase imbecil que o então PR e agora nomeado para PM se gaba de dizer a todas as personalidades que visitam o seu país desde 20 de Maio de 2002, a data formal da independência de Timor-Leste.

E é este imbecil e arrogantemente mesquinho idiota que perdeu as eleições que vai ser o PM! Valha-nos Deus! Muito sofre o sofredor povo Timorense!

Anónimo disse...

"Tomei a decisão de convidar a Aliança da Maioria Parlamentar (AMP) para formar o governo", disse Ramos Horta.

Convidar para formar governo quem não se sujeitou ao escrutínio popular é contra todas as regras de qualquer democracia, tanto mais que não se deu ao partido mais votado a oportunidade de formar governo e de apresentar o seu programa para apreciação parlamentar.

E pior ainda, está a convidar o que nem sequer existe, pois a alegada AMP não passa de um cozinhado de quatro líderes que ATÈ HOJE, nem sequer foi institucionalizada pelas direcções dos respectivos partidos

"Não pensem que a Fretilin perdeu” diz o Horta.

Não, toda a gente sabe que a Fretilin não só não perdeu como ganhou as eleições e que está a ser imoral e indecentemente roubada dessa sua vitória. Apenas para o Horta é que a Fretilin ganhando, perdeu.

Mas os hortas passam e os partidos com raízes profundas na defesa dos interesses do povo permanecem.

Vivam os Timorenses e Viva a luta dos Timorenses pela libertação e independência nacionais.