quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

197 candidaturas para Nobel da Paz

Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, propôs a candidatura de José Manuel Durão Barroso


Um número quase recorde de 197 candidatos disputam este ano o Prémio Nobel da Paz. Entre os possíveis premiados, estão o presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl e o Esperanto.


O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo Instituto Nobel de Oslo, sendo que o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, propôs a candidatura de José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro português e actual presidente da Comissão Europeia.

Ramos-Horta, Nobel da Paz em 1996, justificou a sua proposta por considerar que desde que Durão Barroso assumiu os destinos da Comissão Europeia, "há um diálogo pacífico que é benéfico para as forças da ONU e refugiados".

Segundo informou o director do Instituto Nobel de Oslo, Geir Lundestad, este ano foi apresentado o segundo maior número de candidaturas registadas na história do prémio, em 2005, quando foram apresentadas 199 candidaturas .

Em 2007, foram galardoados com o Nobel da Paz o antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e o Grupo intergovernamental de peritos sobre a evolução do clima (Giec) devido às acções desencadeadas para fazer face ao aquecimento global.

http://www.correiomanha.pt

Sem comentários: