segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Assessora jurídica de Alfredo Reinado é detida no Timor

Dili, 17 fev (Lusa) - A assessora legal do major rebelde Alfredo Reinado, Angela Pires, foi detida neste domingo por ordem do Ministério Público do Timor Leste e é acusada no processo que envolvia o ex-militar, morto há uma semana no ataque a residência do presidente José Ramos Horta.

Fonte judicial disse à Agência Lusa que Angie Pires, como é conhecida, foi levada para interrogatório na tarde deste domingo (hora local), declarada suspeita e acabou ficando presa.

O nome de Ângela Pires não constava na lista de cinco novos mandados de detenção emitidos na quinta-feira pelo juiz do processo, que eram destinados a militares e policiais envolvidos no levante de 2006.

Angie Pires é prima da ministra das Finanças do governo timorense, Emilia Pires.

Neste domingo, o Conselho de Ministros do Timor Leste encarregou as Forças Armadas e a polícia do país das operações de busca e detenção do grupo rebelde que efetuou os ataques contra as lideranças timorenses, agora liderado por Gastão Salsinha.

Alfredo Reinado liderou na última segunda-feira (noite de domingo dia 10 no Brasil) um ataque à residência do presidente José Ramos Horta em Dili, no qual foi morto. Já Gastão Salsinha, que assumiu o posto de líder do grupo rebelde deixado por Reinado, orientou o ataque à comitiva do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e está foragido.

Na seqüência do ataque à sua casa, José Ramos Horta ficou gravemente ferido e está internado em um hospital na Austrália.

Sem comentários: