segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Ramos Horta se encontra estável após fazer segunda cirurgia

11/02
Sydney (Austrália) - O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, que foi hoje ferido à bala em um ataque cometido por militares expulsos em Díli, foi submetido a uma segunda cirurgia e se encontra em situação estável, segundo fontes do Hospital Real de Darwin, na Austrália.

Ramos Horta, que foi internado em estado crítico, respirando com a ajuda de aparelhos e em coma induzido por causa de um ferimento grave à bala, que entrou pelo estômago e se alojou em um pulmão, está agora na UTI, em fase de recuperação e fora de perigo.

Os médicos estão à espera da evolução nas próximas horas do Nobel da Paz, de 58 anos.

Após o primeiro exame médico, o diretor do Hospital Real de Darwin, Len Notaras, disse à imprensa que confiava "em que terá uma recuperação completa".

Ramos Horta foi submetido a uma primeira operação em Díli, pouco depois do atentado cometido pelo ex-comandante Alfredo Reinado, que foi morto pelos seguranças do presidente.

Outro soldado rebelde e um guarda de segurança morreram no mesmo ataque.

Um avião da organização CareFlight levou Ramos Horta de Díli a Darwin, horas depois do ataque.

O primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, saiu ileso de um ataque cometido por outro comando quando ia de carro para seu escritório, em Díli.

"O Estado foi atacado. Considero este incidente uma tentativa golpista contra o Estado por parte de Reinado, e falhou", disse Gusmão aos jornalistas em Díli.

A Austrália e a Nova Zelândia anunciaram o envio de mais tropas para colaborar na manutenção da ordem e para ajudar a capturar os 25 rebeldes que escaparam, segundo o ministro de Assuntos Exteriores australiano, Stephen Smith.

O Timor-Leste, com menos de um milhão de habitantes, conseguiu a independência em 2002, após 24 anos de ocupação indonésia.

Sem comentários: