segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Timor Leste: MNE desmente - Alegação de corrupção do Ex-Embaixador Arlindo Marçal

O Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) Dr. Zacarias Albano da Costa sobre a alegação de corrupção feita ao Ex-Embaixador de Timor-Leste, na República da Indonésia, Arlindo Marçal, declara que a alegação feita no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Indonésia e do MNE de Timor-Leste continuam em processo de investigação. Zacarias da Costa responde, questionando a declaração do Presidente do Partido Democrático Cristão (PDC) António Ximenes que declarou que o MNE difamou o Ex-Embaixador de Timor Leste na Indonésia, Arlindo Marçal.

Segundo Zacarias, os políticos não podem usar os média para interesses políticos e mais acrescenta que lamenta por a declaração ter sido já publicada nos média, quando tal não deveria ter acontecido.

“Quero só dizer que os políticos não podem servir-se dos média para esclarecer os seus militantes, mas sim marcar reuniões e dizer a verdade, o problema não é meu e já expliquei que o caso do Ex-Embaixador Arlindo Marçal é lamentável porque já veio a público, através da comunicação social, pois sabe-se que pela ética, todos os assuntos em investigação deveriam ser internos.

Naturalmente, este assunto já foi publicado nos média e posso confirmar que não fui eu que questionei esta alegação mas ela veio do MNE Indonésio e através do despacho do PM nós entregamos ao PDHJ para investigação e não só este mas também outros casos, os quais não quero comentar aqui “ esclareceu o Ministro Zacarias da Costa.

O MNE acrescenta que também já chamou o Presidente do Partido Democrático Cristão (PDC) António Ximenes para indicar os factos de que a alegação feita contra o Ex-Embaixador de Timor-Leste na Indonésia é falsa. Deste modo, fica o caso encerrado, porque o caso não o prejudica mas sim prejudica o Partido Democrático Cristão (PDC) e o Ex-Embaixador Arlindo Marçal.

Mais sublinha que surgiu a alegação há já bastante tempo e ficou admirado quando regressou do estrangeiro. Em Bali, foi informado pelo MNE da Indonésia que o Embaixador de Timor- Leste na Indonésia praticou actos de corrupção e que o assunto tem de ser resolvido com urgência, mas de Timor-Leste o caso só iniciou com o despacho do PM para fazer a investigação através da Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça e está em processo.

• PDC condena MNEC: Os militantes e simpatizantes do Partido Democrático Cristão (PDC) condenam o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da RDTL, Zacarias da Costa pela difamação feita nos média contra o Ex-Embaixador de Timor-Leste na Indonésia como também ao Secretário Geral do PDC, Arlindo Marçal.

A declaração dos militantes e simpatizantes do PDC foi feita através de uma carta de protesto enviada à redacção do Jornal Nacional Diário, ontem, terça-feira dia 15 de Janeiro.

O conteúdo da carta esclarece que com base na alegação feita pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Zacarias da Costa, contra o Ex-Embaixador de Timor-Leste na RI e Arlindo Marçal. Os militantes e simpatizantes do PDC consideram-no incapaz, incompetente e pouco profissional.

“Baseámo-nos, realmente na declaração feita na entrevista do Ministro Zacarias ao Jornal Tempo Semanal na passada celebração conjunta de Natal, no Ministério dos Negócios Estrangeiros. O facto e as provas conprovam a falta de profissionalismo, incompetência e incapacidade do Ministro Zacarias porque não se colocou na posição de Ministro, no princípio. O grupo disse que neste caso há o princípio da culpa presumida / asas praduga tak bersalah”.

Mais informou que o Ministro Zacarias ultrapassou as suas competência porque ele não é Provedor dos Direitos Humanos, não é Inspector Geral e nem é Polícia.

“Nós do PDC ainda questionámos esta alegação ao Governo da República da Indonésia (RI) através da sua Embaixada em Timor-Leste, mandando um protesto oficial ao Ministro dos Negócios Estrangeiros em Pejambon Jakarta ,” assim declaramos. A nota da Imprensa mais declara que o (PDC) há-de solicitar ao Primeiro Ministro Kay Rala Xanana Gusmão para tomar fortes medidas contra o seu membro do Governo, o Ministro Zacarias da Costa para não mais repetir esta atitude e que o Primeiro Ministro mande investigar os motivos da difamação ao Ex-Embaixador de Timor-Leste na Indonésia, Arlindo Marçal. Há motivos políticos e privados?.JNSemanário.

Sem comentários: