sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Veterano rebelde se rende com outros cinco homens no Timor

Dili, 28 fev (Lusa) - Um veterano da guerrilha e importante membro do grupo rebelde das Forças Armadas timorenses rendeu-se com cinco homens e uma arma, anunciou nesta quinta-feira o Comando Conjunto da operação de captura do ex-tenente Gastão Salsinha.

"É um dia de graças", afirmou o tenente-coronel Filomeno Paixão, 1º comandante do Comando Conjunto da operação "Halibur", ao apresentar os seis rebeldes que se renderam às forças de segurança timorenses.

Trata-se de Bernardo da Costa "Cris", um veterano da guerrilha que teve um papel importante na dinamização da petição que, em janeiro de 2006, recolheu assinaturas contra suposta discriminação no seio das Falintil – Forças de Defesa do Timor Leste (F-FDTL).

Bernardo da Costa "Cris" e o seu grupo entregaram-se às autoridades trazendo uma arma HK33 que tinha sido entregue ao veterano da guerrilha por Susar, um membro do antigo grupo de Alfredo Reinado.

Desde a morte de Alfredo Reinado, durante o ataque à residência do presidente da República, José Ramos-Horta, em 11 de fevereiro, Susar está foragido com o que resta do grupo de Reinado, agora sob a chefia do ex-tenente Salsinha.

"Estava em um esconderijo quando passou Susar e nos deu uma arma", explicou aos jornalistas o veterano rebelde.

"Não estava aliado a eles naquele momento, mas como eles estavam armados não recusei a arma que me deram", disse Bernardo da Costa "Cris".

O veterano declarou também que não participou do ataque contra José Ramos-Horta nem contra o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

"Eu sabia que o Salsinha ia fazer uma operação e escondi-me com os rapazes", contou hoje o peticionário em entrevista coletiva realizada na sede do Comando Conjunto, em um salão de conferências no centro de Dili.

Todos os peticionários que entram no processo de aquartelamento passam pelo salão do Comando Conjunto, onde são interrogados e assistidos com alimentação e bebidas.

"O melhor caminho não é a guerra. Durante 24 anos, lutamos e tivemos sofrimento e morte. Sentir que temos uma arma na nossa mão sempre vai provocar mais guerra. É melhor entregar a arma à nação", explicou Bernardo da Costa "Cris" sobre os motivos da sua rendição.

Sobre o grupo de Gastão Salsinha, o veterano afirmou ter visto que "andam armados", mas não sabe de quantos elementos e quantas armas dispõe o sucessor de Alfredo Reinado.

Na sua edição de hoje, o diário Timor Post refere uma reunião de duas horas que houve quarta-feira entre Xanana Gusmão, o bispo de Dili, D. Alberto Ricardo, e o chefe do Estado-Maior General das F-FDTL, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, em torno de uma possível rendição de Gastão Salsinha à Igreja Católica.

Vários elementos do antigo grupo de Alfredo Reinado, que não pertencem aos quase 600 peticionários expulsos das F-FDTL em março de 2006, entregaram-se nos últimos dias às autoridades timorenses ou à Polícia das Nações Unidas (UNPol).

Em um incidente considerado "muito grave" por oficiais da UNPol ouvidos pela agência Lusa, as F-FDTL retiraram quarta-feira à polícia da ONU um elemento do grupo de Alfredo Reinado que se rendeu no enclave de Oécussi e que foi transportado de helicóptero para Dili.

A Missão Integrada das Nações Unidas no Timor Leste (UNMIT) não reagiu oficialmente ao incidente, que no entanto foi objeto de várias "reuniões de crise", segundo fontes ouvidas pela Lusa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como vamos celebrar Pascoa se nao podemos ir a missa a noite?

Via Sacre e missa da Ressureicao a que horas??