segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Timor: Xanana Gusmão foi tambem atacado mas não sofreu ferimentos

Díli, (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor, Xanana Gusmão, foi hoje atacado a caminho de Díli, mas não sofreu nenhum ferimento, disse à Lusa fonte oficial.


De acordo com am mesma fonte, a coluna onde seguia Xanana Gusmão foi atacada quando ia de Balíbar, nas colinas a 30 minutos a Sul de Díli, para a cidade, tendo a sua viatura ficado completamente destruída.

Na sequência do ataque, dois seguranças que seguiam com o primeiro-ministro desapareceram, adiantou a mesma fonte.
Xanana Gusmão terá prosseguido para Díli de transportes públicos, estando agora no palácio do Governo.

O ataque a Xanana Gusmão foi perpetrado na mesma altura em que o Presidente de Timor, Ramos-Horta, foi alvejado num ataque à sua residência.

9 comentários:

Anónimo disse...

É claro como água o que aconteceu:
1- Reinaldo abandonou a cadeia de comando com os seus homens e com armas no momento em que todos os loromonus em Dili pensavam que os lorosaes das F-FDTL iam fazer um banho de sangue.
2- A parte loromonu do país considerou que ele era o factor de equilíbrio ("agora já há loromonus armados") e transformou-o num herói Robim dos Bosques.
3- Mari Alkatiri e cúmplices continuaram a fazer asneira atrás de asneira e isso precipitou a queda do seu governo. Reinaldo pensou que se a FRETILIN não voltasse para o poder ele seria perdoado, talvez até aclamado como herói, pelo Estado. Por isso manifestou-se algumas vezes a favor de Ramos Horta.
4- Ramos Horta não fez o jogo de Reinaldo, e continuou a apelar ao diálogo como forma de resolver a crise mas insistindo que Reinaldo teria que se render e ser julgado
5- O novo governo manteve esta postura. Reinaldo ficou chateado e passou a fazer o jogo da FRETILIN, acusando Xanana e Ramos Horta. Passou a fazer declarações declarando o que a FRETILIN queria que ele declarasse.
6- Reinaldo pensou que não havia nenhuma saída para ele (animal acuado) a não ser uma fuga para a frente, matando o Presidente e o Primeiro Ministro, provocando o caos, e permitindo que os seus novos aliados (FRETILIN) tomassem o poder. Esta conclusão estava a ser preparada há algum tempo, daí que algumas das margaridas deste blog tenham começado nos últimos tempos a falar frequentemente na "remoção física de Xanana".

MAS DEUS É GRANDE E VAI AJUDAR RAMOS HORTA A NÃO MORRER.
O plano da FRETILIN falhou. Só uma coisa é que lhes saíu bem, é que Reinaldo morreu e não poderá contar os acordos que fez com eles.

Anónimo disse...

Reuniaun secretu saiu furadu:

Homem mata Alfredu, Alfredu homem mata homem e bala acerta Horta.

AMen

Anónimo disse...

A reuniao acabou mal:

EStive la

Anónimo disse...

Saude aos vivos e os mortos que descansem em paz.

Anónimo disse...

AI Timor.

Anónimo disse...

Os estupidos foram assaltar o PR Horta paraque?

Ate parece que o Alfredo foi drogadoo
Nenhum major seria tao estupido em ir ao campo aberto ou ganhar um jogo desses matando.

Estupid0

Anónimo disse...

O Primeiro anonimo tem razao. Isto foi uma tentativa de golpe de estado combinado entre a Fretilin e o Reinado.

Reinado e Salsinha estavam desesperados uma vez que muitos peticionarios ja tinham aceite a iniciativa de Xanana Gusmao para acantonarem em Dili de modo a resolver os problema deles. Cerca de 70 foram logo acantonar em Dili e sabe-se que muitos mais se iriam juntar a eles no acantonamento em Dili.

Reinado e Salsinha sabiam que se isso continuasse eles ficariam sozinhos e sem forca e acharam que teriam que fazer alguma coisa.
Comecaram as suas accoes de provocacao quando dispararam contra os soldados australianos que nao responderam a provocacao.
A Fretilin sabia que se o Reinado pudesse eliminar o Horta e o Xanana eles depois fariam o resto com emonstracoes na rua para serem restituidos ao poder pois sempre reclamaram que deviam ser eles a formar governo. Com Horta e Xanana fora da cena seria mais facil a Mari tomar o poder de assalto.

O Reinado estaria convencido que uma vez no poder a Fretilin iria perdoa-lo uma vez que ele tinha os ajudado a voltarem ao poder. Mari e a fretilin ficariam felizes e Reinado ficaria feliz.

Infelizmente para esta malta o plano foi derrotado e Reinado foi abatido. Mais cedo ou mais tarde ficaremos a saber se este foi ocaso ou nao. O dia em que isso for provado sera um grande dia para Timor e os timorenses pois poderemos meter estes senhores mafiosos e sedentos do poder na prisao e deixar o povo viver em paz.

Anónimo disse...

Coitado do Presidente. Deus ajude com muita saude. Sede forte que rezamos para que recupere rapidamente.

Anónimo disse...

A reuniao estava a correr bem ate um dos da seguranca ter morto Alfredo.

Seara verdade??????