segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Ataque no Timor é tentativa de golpe, diz líder parlamentar

Lisboa, 11 fev (Lusa) - O presidente do Parlamento timorense, Fernando "La Sama" Araújo, considerou nesta segunda-feira que os atentados realizados contra o presidente do país, José Ramos Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, constituem uma "tentativa de golpe de Estado" em Timor Leste e garantiu que Ramos Horta está fora de perigo.

"É preciso fazer uma investigação mais profunda, mas o golpe que foi feito foi uma tentativa para liquidar o presidente da República e o primeiro-ministro", afirmou La Sama, durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro português, José Sócrates.

O presidente do Parlamento acredita que também teria sido um dos alvos do atentado se estivesse em Timor Leste.

"La Sama" Araújo anunciou ainda que vai assumir as funções de presidente interino, quando regressar a Timor Leste.

"Conforme a Constituição de Timor Leste, o presidente do Parlamento Nacional é que assume as funções de presidente da República interino", afirmou aos jornalistas, acrescentando que vai regressar na terça-feira ao país.

O presidente do Parlamento timorense garantiu ainda que a "situação em Timor Leste" está controlada e que, se a "situação piorar", vai "solicitar apoio para o aumento do número de GNR [oficiais da polícia portuguesa]" no país.

O presidente do Parlamento timorense adiantou que a segunda intervenção cirúrgica a que Ramos Horta foi submetido nesta segunda-feira "já terminou" e que o chefe de Estado timorense está "livre de perigo" e "em processo de recuperação".

Questionado sobre a atuação das forças das Nações Unidas, que supostamente não teriam socorrido de imediato o presidente timorense, "La Sama" Araújo disse "lamentar imenso a atitude da polícia da ONU".

Fernando "La Sama" Araújo agradeceu ainda a "prontidão e a solidariedade do primeiro-ministro [luso] José Sócrates e do povo português".

Sem comentários: