terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Timor Leste: Lasama Araújo fixa prazo de um mês para apanhar rebeldes timorenses

PATRÍCIA VIEGAS

Fernando "Lasama" Araújo fixou o prazo de um mês para apanhar os rebeldes que tentaram matar José Ramos-Horta e Xanana Gusmão.

O presidente interino de Timor- -Leste, citado pela ABC News, garantiu que o tempo do diálogo terminou. E, segundo a Lusa, anunciou que peritos do FBI chegam hoje a Díli para ajudar a procuradoria timorense na investigação dos atentados.

Estes tiveram como alvo os chefes do Estado e do Governo timorenses. José Ramos-Horta foi baleado duas vezes nas costas e é hoje submetido a uma quinta cirurgia em Darwin. Xanana Gusmão escapou ileso.

"Os peritos são necessários para efectuar uma investigação profunda", disse Araújo, que ainda não tem definida a forma como as forças portuguesas de investigação da GNR integrarão a equipa de investigação.

"Espero que não os matem", disse o também líder do Parlamento, garantindo que Gastão Salsinha e os seus homens serão alvo de um julgamento e de uma investigação justos.

Salsinha assumiu-se como líder dos rebeldes depois de o major Alfredo Reinado ter sido abatido a tiro na casa de José Ramos-Horta no dia em que ocorreram os atentados. Mas negou ter participado em qualquer tentativa para matar Xanana.

No dia do ataque, o dia 10, o primeiro-ministro timorense terá pedido a ajuda de um helicóptero das forças australianas no terreno, mas não obteve qualquer resposta, segundo indicou o Sydney Morning Herald.

O jornal cita um conselheiro de Xanana, Joaquim Fonseca, que grante que o líder histórico timorense e o seu motorista tiveram, então, de fugir para o mato e apanhar um dos muitos autocarros locais. A informação não foi, porém, confirmada.

Enquanto decorre a caça ao homem em Timor-Leste, sabe-se agora que José Ramos-Horta pretendia antecipar eleições para 2009, bem como amnistiar os rebeldes. A assessora de Reinado, Angelita Pires, foi entretanto libertada sob termo de entidade e residência.

2 comentários:

Alicia disse...

Pois e, este Lasama, nem sei o e que ainda esta ai a fazer na terra de Camoes? A ver as maravilhas de Portugal ou apreciar a boa comida portuguesa ou seja o vinho verde tao conhecido? Porque nao regressa ele a Timor Leste enquanto a nacao esta em desordem? Que nao gosta da boa vida enquanto e grande no parlamento? Tambem eu gostaria... Va la regressa o rapaz a Timor onde tens grandes assuntos a tratar, pa.Deixa de boa vida.

Alicia disse...

Araujo nao sabe o que diz. Alias pra a conta do Lasama e so de um Mes, de como aconteceu ao dar noicias de que o sr. Presidente ira de executar as suas como Presidente dentro de um mes. Ele esta malluco ou faz-se? Sabe ele o quanto e grave ser atingido pr balas na pele fresca? Eu nao aconselharia ninguem para atravessar sob este acto, palavra.