quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ONU diz que rebeldes queriam seqüestrar líderes de Timor Leste

14/02/2008 - 01h14

da Folha Online

O ex-militar timorense Alfredo Reinado pretendia seqüestrar o presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, segundo os investigadores liderados pela Polícia da ONU. A hipótese descarta a tentativa de assassinato durante os atentados desta segunda-feira (11).

A nova hipótese reduziria as tensões criadas no país após a divulgação de um suposto documento no qual a Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente) ofereceu US$ 10 milhões a Reinado para que matasse os dois governantes, informou hoje o jornal australiano "The Sydney Morning Herald".

O Fretilin, liderado pelo ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri --forçado a renunciar em meados de 2006 por uma crise promovida pelo próprio comandante rebelde--, negou essa informação e assegurou que o documento é uma tentativa de desestabilizar o país.

Segundo os analistas, este rumor seria usado como desculpa pelos seguidores de Reinado para iniciar uma nova onda de violência como a que há dois anos deixou 37 mortos, mais de 100 mil refugiados e obrigou o envio de forças internacionais de paz no Timor Leste.

O presidente José Ramos-Horta pode receber alta em duas ou três semanas

A crise foi desencadeada por causa da expulsão do Exército timorense de 600 soldados que denunciaram corrupção e nepotismo na corporação.

Reinado foi enterrado hoje em Díli, patrulhada desde a segunda-feira por soldados e policiais locais e estrangeiros, que estabeleceram um forte dispositivo com postos de controle em diversas ruas da cidade.

Ramos Horta, internado num hospital de Darwin (Austrália), está com a saúde estável e poderia receber alta em duas ou três semanas. Gusmão saiu ileso do ataque.

O Parlamento do Timor Leste aprovou ontem à noite a prorrogação até o dia 23 de fevereiro do estado de exceção declarado na segunda-feira para manter a calma no país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Onde vem esse dinheiro?

Ja inventam?